Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2122 | 03 Dezembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Mercados & Finanças
Advisory
Empresas & Mercados
Última
Sindicato dos trabalhadores do setor espera reabertura da empresa e recontratação de parte dos 242 trabalhadores no desemprego após novo processo de venda por proposta em carta fechada ou leilão.
Ministro francês elogia ação do BCE, mas admite dúvidas sobre se o aumento da inflação é transitório. Defende a flexibilidade das regras orçamentais europeias, contudo, garante que a presidência francesa do Conselho da União Europeia não quer condicionar o debate.
A nova variante da Covid-19 já começou a condicionar a economia europeia e poderá contribuir para uma inflação ainda mais persistente.
A subida a pique do custo de transporte em contentores nas rotas da China para o Mediterrâneo e Norte da Europa reflete a disrupção das cadeias globais de logística e demorará algum tempo a estabilizar.
O economista português, professor nos EUA, alerta que instabilidade política pode “facilmente” criar instabilidade económica com impacto para o refinanciamento da dívida portuguesa e diz que o país tem pouco espaço fiscal.
Triunfo sobre PauloRangel, na sua terceira vitória consecutiva em eleições diretas, leva a que o líder social-democrata esteja em condições de ultrapassar AntónioGuterres como o líder da oposição que mais tempo demorou a tornar-se primeiro-ministro. Quando disputar as próximas eleições legislativas Rio já levará 1.445 dias à frente do seu partido.
A sustentabilidade da dívida está “ao alcance” se governos o quiserem, diz CFP. Estima que rácio caia até 91,1% do PIB até 2035.
Olaf Scholz formou um executivo sem surpresas para um país que não gosta de surpresas, e para a União Europeia, que poderá contar com mais do mesmo. Tirando talvez na pasta dos Negócios Estrangeiros, agora na mão dos Verdes.
Fim das sanções continua a ser a linha vermelha que Teerão considera inegociável. Por seu lado, Israel exige interrupção imediata dos contactos.
A empresa de computação na nuvem do grupo Amazon prevê que o investimento de 2,5 mil milhões em Espanha também seja benéfico para o mercado português.
Mesa redonda promovida pelo Jornal Económico propõe reflexão sobre três grandes desafios que a advocacia tem pela frente.
Nuno da Silva Vieira, sócio da Antas da Cunha Ecija e coordenador executivo do programa executivo de Blockchain e Smart Contracts da Nova, é o convidado do Falar Direito que será transmitido na segunda-feira, em vídeo e podcast.
Pedro Corte Real, que lidera a lista B para a presidência da Mutualista, defende que o Estado deve ajudar o Banco Montepio e diz que “esse apoio ainda não foi dado por falta de credibilidade das direções”.
“Sou totalmente contra uma administração que caia de paraquedas no Banco Montepio”, defende Eugénio Rosa, líder da lista C, candidata às eleição dos órgãos associativos do Montepio Geral.
Em entrevista ao JE,o presidente executivo da Ryanair acusa a TAP de estar a bloquear o turismo em Lisboa. Quanto a Pedro Nuno Santos é mais comedido: “abrimos uma base na Madeira com o apoio do ministro, não vou agora criticá-lo”.
Novo projeto da Airbus na capital poderá contar com até 100 pessoas e visa dar resposta a todas as divisões e geografias da fabricante aeronáutica europeia, disse ao JE um alto responsável do grupo.
Vontade de evitar sobreposições será critério para definir quantos dos 64 consórcios pré-qualificados às Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial assinarão contratos em 2022.
Semana marcada pelos receios de mais restrições devido à ómicron e pela postura mais hawkish da Reserva Federal dos EUA
A gestora aeroportuária admite que a nova variante do SARS-CoV-2 poderá forçar a alterar em baixa as projeções. Entretanto, as farmácias tentam responder ao pico de procura de testes à Covid-19.