Capa
Nº 2270 | 04 Outubro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Mundo
Ensaio
Última
Moçambique : O regime não vai mudar nas eleições gerais moçambicanas da próxima semana, mas o partido do poder investe fortemente, para evitar surpresas na troca de protagonista.
Eleições : Num país que continua dividido entre dois pólos políticos que vivem em constante regime de confrontação, nenhuma eleição é ‘apenas’ uma eleição. Em todas elas, a esquerda de Lula e a direita de Bolsonaro batalham por cada centímetro de terreno.
Media : Objetivo é combater a desinformação na África lusófona. Brasil está no horizonte, mas só após consolidação da nova operação. Polígrafo é o primeiro jornal português a entrar no espaço mediático dos PALOP.
Lusofonia : A Moody’s considera que a perspectiva económica do Brasil é positiva, mas chama a atenção para incerteza fiscal e dívida ainda elevada. A Rigidez nos gastos públicos “complica esforços”, avisa a gência internacional de notação financeira.
Habitação : Nos últimos 12 meses os preços da habitação subiram 9,8% em boa parte pela falta de oferta. Ao JE, Rui Torgal, CEO da ERA Portugal receia que novos aumentos dos preços das casas com a inflação e taxas de juro a estabilizarem. E realça que a normalização dos preços deve ser feita pela quantidade de casas que entram no mercado.
UE : Turismo e renováveis dão força às economias do Sul da Europa, antes vistas como ‘preguiçosas’ e ‘dispendiosas’ pelos ‘frugais’ do Norte, agora estagnados e envolvidos numa crise industrial.
Orçamento : Apesar da medida ter sido suavizada no acordo de rendimentos, as confederações empresariais insistem na descida transversal do IRC já em 2025 para tornar país mais competitivo e mais capaz de atrair investimento.
Economia : Numa demora associada à proibição do uso de equipamentos de 5G proveniente dos fornecedores chineses, Portugal passa a estar abrangido, por fim, pela política de isenção de vistos da China.
Energia : O Reino da Arábia Saudita pretende avançar com o aumento de produção em dezembro,
que irá pressionar os preços em baixa, complicando as contas de Moscovo e do regime russo.
BCE : Inflação ficou abaixo de 2% pela primeira vez em três anos e o indicador subjacente recuou, sugerindo que a desinflação pode ser mais rápida do que se pensava - tal como a descida dos juros.
Crise : A indústria não dá sinais de inversão, consumo está deprimido e emprego começa a mostrar fraquezas, levando os principais especialistas do país a cortarem projeções para nova recessão.
Negociações : O Orçamento está ensombrado por propostas e contrapostas que não convencem nem o Governo nem o PS. Montenegro propôs descida de um ponto percentual no IRC.
OE2025 : A promessa de um documento mais simples, retirando normas programáticas, sem valor orçamental, é do ministro das Finanças. Medida vai ao encontro dos alertas da UTAO e do CFP.
Exclusivo : O mercado de venda de crédito malparado pelos bancos está a acelerar. O Santander acaba de pôr à venda uma carteira de NPL no valor de 160 milhões, composta por créditos a grandes devedores.
Telecom : Estado angolano está a reduzir posição na estrutura acionista da líder do mercado de telecomunicações. Vai vender 15% em bolsa, mas pode procurar, também, um parceiro estratégico. Solução está a ser avaliada.
Etnoturismo : AQuinta do Vallado, situada no Vale do Douro, conta hoje com duas extensas vinhas e mais de 20 quartos de hotel. No entanto, as possibilidades de crescer em Portugal chegaram a parecer remotas, até que surgiu o “milagre” do turismo, que é agora a “maior oportunidade” da marca no país.
Banca : A associação de consumidores Ius Omnibus e também uma associação de empresas exigem pedidos de indemnização no âmbito do ‘cartel da banca’. Os bancos dizem que vão contestar.
Aviação : O processo de privatização ainda está muito longe de arrancar, pois a prioridade do Governo é Orçamento. O Citi tem estado a fazer o trabalho de casa na TAP mas o Governo tem de atualizar avaliações e fazer um despacho.
Banca : As duas entidades tinham a expectativa de chegar a um entendimento sobre o fim antecipado do mecanismo de capitalização contingente ainda em setembro. Acordo está na reta final, havendo agora a possibilidade de ser assinado este mês.
Nacionalização : Ex-ministro António Costa Silva garante que o Estado pode conseguir recuperar até 420 milhões na Efacec para os contribuintes e sublinha que a reprivatização teve aval de Bruxelas.
Exclusivo : Instalação de dezenas de outdoors digitais em Lisboa fez correr muita tinta em setembro. Numa primeira resposta pública, o diretor-geral da empresa diz desconhecer conteúdo da providência cautelar.
Alumínio : A procura global tem registado quedas acentuadas, mas, ainda assim, o mercado português está a conseguir resistir, em certa medida, à tendência, mesmo que as exportações estejam a perder fôlego. O principal responsável por este cenário é o enfraquecimento do setor automóvel, no qual vários componentes são já produzidos com recurso àquele produto. Projetos específicos, em várias áreas, podem contribuir para evitar uma tendencia ainda mais negativa.
Banca : A luz verde do regulador para a Generali/Tranquilidade entrar no capital do Banco CTT chega em meados de Outubro. O negócio trará alterações no órgão de gestão do banco com a entrada de Pedro Carvalho para o Conselho de Administração.
Energia : Governo quer simplificar estes contratos que dão receitas estáveis às centrais de renováveis, enquanto permite às empresas obterem energia verde a preços estáveis.
Digital : Há espaço para melhorar o contacto com os clientes, diz administrador do grupo privado de saúde. “Quando entra na nossa app, tem notícias de diabetes quando se calhar não é diabética ou não tem interesse”, diz.
Ensino : Metodologia da Fundação Lego já está em Portugal. Um concurso para projetos que visam aprender através da brincadeira, lançado pela Fundação Santander, e uma formação para professores marcam o arranque do projeto.
Turismo : Carlos Moedas diz que não ter cruzeiros em Lisboa , enquanto a associação da indústria recorda que esta atividade teve o melhor desempenho económico de sempre na cidade em 2023.
Marcas : Os adversários tentaram (sem sucesso) parar o futebolista durante anos. Agora, é a marca CR7 que finta, dribla a foge a todos os parâmetros tornando-se (quase) impossível de quantificar.
Fecho da semana : A política orçamental expansionista vigente há anos também suporta a economia, a liquidez e os mercados acionistas.
Tecnologia : Esta economia das ‘apps’ que gerem as nossas empresas e relações pode ter um preço elevado para consumidores, governos e até para o próprio planeta. É a partir desse alerta se destacam figuras como Meredith Whittaker e que nascem soluções nas universidades portuguesas.
Ramo das Forças Armadas precisa de trocar informações de forma segura (encriptada) e está a fazer um teste-piloto com tecnologia ‘made in’ Porto.
Estão a surgir por todo o o mundo clínicas especializadas no tratamento de problemas de saúde mental que se singularizam pela utilização de ketamina, uma droga alucinógenia usada para fins recreativos mas que, em doses medicamente controladas, faz o que os anti-depressivos não conseguem. Em Lisboa, chama-se The Clinic Of Change. Tem gestores e empresários em tratamento por burnout, entre outras patologias.
Museu : Em Salvador da Bahia, a ‘capital afro’ das Américas, celebra-se a ancestralidade africana do Brasil.
Neste espaço liga-se Arte, História e cultura afro-brasileira com os problemas da sociedade contemporânea. E alerta-se para a urgência da representatividade da negritude na esfera do poder.
Azulejaria : Falar em azulejo é falar em Viúva Lamego, cartão de visita do ‘made in Portugal’ inovador e reconhecido em todo o mundo. A sua visão do futuro apresenta-se agora no Museu Nacional do Azulejo.
O humorista brasileiro Fábio Porchat está em digressão por Portugal, perseguindo o objetivo mor de um comediante: o riso, acima de tudo, imagine-se. Cereja no topo do bolo: conseguir que o público, além de rir, fique a pensar na piada.
Fisco : Maquinações para fuga às responsabilidades fiscais envolveu os filhos menores de um irmão do futuro presidente e da sua mulher quando viveram na Suíça. Uma família às direitas.
Pobreza : O índice de pobreza está acrescer. Assim como o desemprego: em duas semanas, dois departamentos governamentais - um deles a Casa da Moeda - despediram mais de 2.500 funcionários. Segue-se a aviação.
Guerra : Pela primeira vez em quase 20 anos, o exército libanês respondeu esta quinta-feira à investida das tropas israelitas sobre o território libanês, função até agora a cargo do Hezbollah.
O mundo está em guerra. Neste instante chovem em Israel mísseis iranianos, Israel bombardeou diversos alvos no Líbano, tendo resultado na morte de dirigentes de topo do Hezbolah, incluindo do seu líder histórico, Hassan Nasrallah, iniciando, em simultâneo, uma incursão terrestre no Sul deste país. Em Gaza, continua a campanha de eliminação do Hamas, na sequência do brutal ataque de 7 de outubro de 2023, a qual tem resultado na perda de centenas de milhar de vidas humanas e na destruição daquele exíguo território, já tão fustigado.
O administrador executivo do BPI, responsável pelos canais, inovação, inteligência artificial, qualidade, operações, segurança e sistemas de informação defende que “a IA está a transformar profundamente a forma como trabalhamos e vivemos”.