Autor
Notícias
Assistimos, em 2024, a acontecimentos mundiais que irão marcar os próximos anos. Poderia ser mais um balanço do ano, daqueles que periodicamente se repetem. Mas a magnitude do que aconteceu, a relevância dos vários eventos, alguns iniciados antes, embora com desenvolvimentos decisivos em 2024, obrigam-nos a (re)pensar o futuro à luz desta realidade.
Caiu, com estrondo, o regime de Bashar al-Assad, presidente da Síria desde 2000. São múltiplas, e com razão, as manifestações de satisfação com esta queda, tendo em conta a natureza autoritária deste regime.
O mundo está em guerra. Neste instante chovem em Israel mísseis iranianos, Israel bombardeou diversos alvos no Líbano, tendo resultado na morte de dirigentes de topo do Hezbolah, incluindo do seu líder histórico, Hassan Nasrallah, iniciando, em simultâneo, uma incursão terrestre no Sul deste país. Em Gaza, continua a campanha de eliminação do Hamas, na sequência do brutal ataque de 7 de outubro de 2023, a qual tem resultado na perda de centenas de milhar de vidas humanas e na destruição daquele exíguo território, já tão fustigado.
Ver mais