Capa
Nº 2121 | 26 Novembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Conferência
Empresas & Mercados
Caso a insolvência venha a ser qualificada como culposa com base em indícios de gestão danosa, cujo incidente de qualificação está a ser avaliado pelo Tribunal, o MP admite avaliar a abertura do inquérito.
As eleições de 30 de janeiro e a ausência de Orçamento estão a preocupar os empresários. Em entrevista ao JE, Nuno Rangel diz que vai estar “altamente prudente” para o ano de 2022, devido à incerteza política e por causa do “aumento drástico” dos custos para os seus clientes.
A pandemia veio atrasar o objetivo global de paridade salarial em 35 anos, mas a adoção de esquemas de trabalho flexíveis pode ajudar a uma maior harmonia entre vida pessoal, profissional e familiar.
Arrendamento forçado é apontado pelo secretário de Estado das Florestas como garantia de que “ínfima minoria” não condicione áreas que podem travar incêndios e garantir apoios a produtores até agora excluídos desses rendimentos.
País magrebino foi o segundo país extra-UE que mais contribuiu para o crescimento das exportações portuguesas, apenas ultrapassado pelos EUA. Na mira está aproximação à Boeing em Marrocos.
Endividamento das PME não era tão alto desde pelo menos antes da crise económica de 2008. Micro empresas foram as que mais aumentaram o volume de endividamento durante a pandemia, em contraciclo com as grandes empresas.
Eurodeputado tem a maioria das principais distritais consigo e viu diversos notáveis afastarem-se do atual presidente. Ainda assim, entre o “rangelismo” ninguém subestima a capacidade eleitoral de quem já venceu as diretas duas vezes.
Uso de máscara em espaços fechados, reforço da testagem e do certificado digital e regresso do teletrabalho entre as medidas.
Em diplomacia não existe a palavra ‘nunca’, mas o regresso das negociações na capital austríaca é a oportunidade derradeira para que o acordo nuclear de 2015 volte a exercer o seu efeito moderador num dos cantos mais belicosos do planeta. Àpartida, a esperança não abunda.
Alto quadro do mais antigo partido guineense quer dar uma resposta política à profunda crise institucional e económica que o país vive. Entre outros motivos, para afastar o fantasma sempre presente de mais um golpe de Estado.
Direito para não-juristas, Desafios da economia digital, Reequilíbrio financeiro para concessionárias e Distribuição de seguros e resseguros são os quatro primeiros cursos da nova oferta curricular da sociedade de advogados ibérica.
Especialistas alertam para o aumento generalizado dos preços da construção e da escassez da matéria-prima, na necessidade de trazer mais oferta de habitação e para uma boa gestão do Plano de Recuperação e Resiliência.
Indicação de que a Fed removerá estímulos mais rapidamente e dados robustos dos EUA fazem contrapeso aos receios sobre inflação.
Grupo liderado por Jorge Rebelo de Almeida aguarda a decisão final do Fundo de Resolução para assumir gestão do Sheraton Reserva de Paiva, no Recife, que pertenceu à empresa de Luís Filipe Vieira. E prepara novas aberturas no Brasil.
Após uma queda de 20% em 2020 devido à pandemia, André Mesquita acredita na retoma e defende que o ‘renting’ e o ‘factoring’ são boas soluções para enfrentar o fim das moratórias.
João Mil-Homens, diretor de Inovação e Sustentabilidade do Grupo José de Mello, vê muitos mais unicórnios nacionais a surgirem nos próximos anos, mas pede mais ambição ao sector, que deve reconhecer a sua “capacidade incrível”.
Startup com ADN português desenvolveu uma tecnologia de terapia digital para tratar doenças musculares e esqueléticas. Objetivo para 2022 é ganhar clientes e expandir a marca no mercado internacional.
A dívida do construtor José Guilherme, que, segundo a auditoria especial da Deloitte superava inicialmente os 200 milhões, deverá ficar de fora da carteira Harvey por decisão do FdR.
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o EBITDA recorrente da TAP no terceiro trimestre foi positivo. Custos com pessoal subiram 11% face ao trimestre anterior, apesar da saída de 114 trabalhadores.
A companhia inaugurou a sua primeira central na Grécia e estuda entrada nos países vizinhos. Companhia quer desenvolver principalmente projetos de energia eólica, mas também de energia solar fotovoltaica. A empresa portuguesa também está atenta aos projetos eólicos marítimos nos mares gregos.
Renováveis e hidrogénio verde são algumas das possibilidades em cima da mesa para a ligação que pertencia aos rivais da Tejo Energia.