Capa
Nº 2330 | 12 Dezembro 2025
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Última
A Microsoft e a Amazon vão apostar forte em inteligência artificial (IA) na Índia.
O Banco Central Europeu propôs nesta quinta-feira uma simplificação da regulamentação bancária, procurando reduzir um conjunto complexo de regras implementadas após a crise financeira mundial, mas sem aliviar os rácios de capital regulatório.
Numa semana em que a Fed assumiu o protagonismo, os mercados continuaram a avaliar os gastos das tecnológicas, penalizando o setor.
A celebração do Natal é um momento especial em qualquer família. Cada uma adapta as tradições à sua maneira e nas famílias donas de empresas subsistem as mesmas diferenças mas mais vincadas, afinal é o negócio que as une. Vamos visitar o Natal de duas dessas famílias, espreitando-as na sua intimidade e perceber melhor essas diferenças através de extremos – que podem não ser o que parecem.
Empresa familiar com 100 anos vende borrego para todo o mundo e prevê disparo nas vendas com a abertura de novos mercados. E já está a apostar na produção de gás renovável.
Empresa familiar com 100 anos vende borrego para todo o mundo e prevê disparo nas vendas com a abertura de novos mercados. E já está a apostar na produção de gás renovável.
O partner da Bynd destaca que o ecossistema ibérico atravessa “um momento único de crescimento e oportunidade de investimento em negócios tecnológicos de alto potencial”.
O maior negócio das últimas décadas condiciona o mercado. Sem ele, manter-se-ia a depressão, ainda que todos reconheçam que existe um pipeline relevante à espera de concretização.
A pouco menos de um ano de terminar a subconcessão do terminal de Granéis Líquidos no porto de Sines, a Ecoslops está confiante com uma renovação e tem planos para continuar a investir
A Netflix acredita que a sua oferta pela Warner Bros irá contribuir para fortalecer a indústria e aumentar a capacidade de produção. A Paramount, mais próxima do presidente norte-americano,
quer ganhar escala e revitalizar o cinema.
Branded residences da Overseas com a marca Karl Lagerfeld resulta de um investimento de 35 milhões de euros.
Franceses estão empenhados no plano de crescer na Europa, mesmo depois de o projeto de criar a maior gestora de ativos europeia ter caído. Têm quatro operações em marcha.
Novo pacote de regras para a energia, que está a ser transposto, vai incluir metas para a fileira do hidrogénio verde. EDPdefende ambição a nível nacional para fomentar crescimento.
Repsol e Galp inauguram projetos com vista a tornar a sua produção mais sustentável. Portugal perde para Espanha no campeonato dos apoios dados aos projetos de transição na indústria.
A PJ desmantelou uma rede de lavagem de dinheiro na “Chinatown” da Varziela. Há sete detidos e 45 arguidos, a esmagadora maioria de portugueses de etnia cigana, suspeitos de cederem contas bancárias, a troco de comissões, num esquema para branquear capitais e ajudar a organização que geria a rede a permanecer indetetável.
Vivem e trabalhavam em Vila do Conde mais de 1.500 cidadãos chineses, a maior parte deles com atividade comercial na Zona Industrial da Varziela. Um espaço com dois mil metros quadrados, entre a Estrada Nacional 13 e a A28 e onde 85% está ocupado por armazéns, e é difícil encontrar novos terrenos para comerciantes que acabam de chegar. Gerem cerca de 200 armazéns, naquele que é o maior centro empresarial chinês em Portugal.
Os estudos apontam para um impacto na produtividade de 5,3 mil milhões em Portugal causada pela falta de saúde mental no trabalho. São já várias as empresas que promovem uma cultura de bem-estar laboral. A Mota Engil e o Grupo Integral SM estabeleceram uma parceria para promover a saúde psicológica de 50 mil colaboradores.
Até os mais indiferentes à arquitetura contemporânea se vão render à experiência que a Vitra proporciona no seu campus. Oito Pritzker e um punhado mais de grandes arquitetos, design de excelência, exposições e visitas guiadas. Um festival para os sentidos. E um excelente programa para viajar em família.
A moda ainda é um espelho da sociedade? “Catwalk: The Art of the Fashion Show” dá-nos muitas pistas. E nem sempre apaziguadoras.
De comboio. Serenamente. Paisagens que têm o mar como denominador comum. Eis cinco rotas para explorar em 2026. Sem pressa.
Janeiro na Fundação Gulbenkian traz uma série de propostas que, não sendo um antídoto para os males do mundo, será certamente um elixir para os próximos tempos. De Bizet e Bellini à Grande Missa de Mozart.
Gareth Guadalupe, ministro de Estado, Finanças e Economia : Os tradicionais parceiros de desenvolvimento mantêm um papel relevante para São Tomé e Príncipe, mas o investimento externo em áreas-chaves para projetos estruturantes é fundamental. E foi no Fórum de Investimento 2025 que o Governo são-tomense tentou encontrar novas soluções.
O Estado angolano autorizou a venda de 43 hotéis das redes IU, IKA e BINA, localizados em várias regiões do país.
A União Europeia e a Europa no seu todo passam a ser um elemento sem significado para os Estados Unidos. Nova estratégia coloca em causa os pressupostos de base da NATO. A Rússia aplaude, a China nem por isso.
Há indicações de que o plano de paz que Zelensky enviou à Casa Branca contemplaria a entrada da Ucrânia no bloco dos 27, o que explica a inesperada pressa. Bloqueio da Hungria não conta.
Ação juntou mais de 200 participantes de quase 30 nacionalidades com o objetivo de captar investimento estrangeiro e desenvolver novas parcerias, públicas e privadas.
Como podem as universidades ajudar a ter melhores salários e o impacto da língua portuguesa além-fronteiras, foram alguns dos temas em debate.
Convocada pela CGTP e a UGT, a 11.ª greve geral do país causou constrangimentos nos transportes, encerrou escolas, adiou consultas e cirugias. Os aeroportos estiveram condicionados, a Autoeuropa parou a produção, na Superbok e na Dancake a adesão à paralisação foi total. Governo diz que adesão foi “inexpressiva”. O PS fala em propaganda.
Portugal foi distinguido pela ‘The Economist’ como a economia do ano, mas tal não afastou o Governo de avançar com reforma laboral. Fica a questão: será este o timing certo para as alterações?
Com três dissidentes, algo inédito desde 2019, a Fed optou por voltar a descer taxas, mas colocou alta a fasquia para mais cortes, dadas as ameaças ao emprego e à inflação a 2%. Revisão de projeções também espelha divisões internas.
Wall Street mostra preocupação com a possibilidade. Teme-se que exista um corte nas taxas de juro agressivo para agradar Donald Trump.
Agentes de navegação e especialista em economia do mar alertam que Sines vai ser prejudicado a curto prazo com as novas regras ambientais europeias. O porto alentejano, que beneficiou com a guerra no Médio Oriente, arrisca perder contentores para África quando a rota do Cabo já não for um “amortecedor”.
O Alentejo e o Suez têm uma relação antiga. Em 1967, quando Israel e os países árabes voltaram à guerra e o canal foi encerrado, o país tirou proveito. Mas durou pouco.
Colisões com detritos espaciais podem causar uma redução de 2% do PIB global, revela estudo que define como urgente a adoção de soluções sustentáveis e dos princípios da economia circular: reduzir, reutilizar e reciclar também serve para o infinito e mais além.
O objetivo, diz, é “ser um banco cada vez mais português na forma como está presente no território e responde às famílias e empresas, beneficiando da força de um grupo internacional”. Acrescenta que “em resumo, somos um banco de proximidade com músculo de grupo internacional".