Skip to main content

Tecnológicas investem 67,5 mil milhões na Índia

A Microsoft e a Amazon vão apostar forte em inteligência artificial (IA) na Índia.

A primeira anunciou um investimento de 17,5 mil milhões de dólares (cerca de 14,9 mil milhões de euros), dois dias depois a segunda seguiu-a com 35 mil milhões de dólares (29,7 mil milhões de euros).
O investimento da Amazon terá como foco três pilares estratégicos: digitalização impulsionada pela IA, crescimento das exportações e criação de emprego. Estende-se por cinco anos, até 2030.
“Investimos em grande escala no crescimento da infraestrutura física e digital para as pequenas empresas na Índia, criando milhões de empregos e levando o conceito Made in India a todo o mundo”, disse o vice-presidente sénior de Mercados Emergentes da Amazon, Amit Agarwal.
O investimento da Microsoft será concretizado entre 2026 e 2029. É o maior feito pela multinacional na Ásia. Tem como objetivo impulsionar a infraestrutura de cloud (computação em nuvem) e IA, a capacitação [dos recursos humanos] e o reforço das operações.
“À medida que o país avança com confiança para um futuro focado na IA orgulhamo-nos de ser um parceiro de confiança no desenvolvimento de infraestruturas, inovação e oportunidades que podem impulsionar milhares de milhões de sonhos”, afirmou o presidente da Microsoft Índia e Sul da Ásia, Puneet Chandok.
Antes, a Google tinha anunciado um investimento de 15 mil milhões de dólares (12,7 mil milhõe de euros) para a um hub de dados para IA.
Com as restrições impostas à China, a Índia afirma-se, cada vez mais, como um mercado alternativo para o investimento americano.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico