Skip to main content

UE e Ucrânia acordam plano para acelerar adesão

Há indicações de que o plano de paz que Zelensky enviou à Casa Branca contemplaria a entrada da Ucrânia no bloco dos 27, o que explica a inesperada pressa. Bloqueio da Hungria não conta.

A União Europeia e a Ucrânia elaboraram uma lista de procedimentos que permitirá a Kiev avançar tecnicamente na sua candidatura para aderir ao bloco dos 27, apesar da oposição às negociações oficiais liderada pela Hungria – que alega falta de garantias de segurança. “Consideramos a adesão da Ucrânia à União como o braço político da garantia de segurança europeia para a Ucrânia”, afirmou a chefe da área do alargamento do bloco, a comissária Marta Kos, num encontro informal em Lviv. A adesão será “fundamental para tornar qualquer acordo de paz sustentável”.
O plano de 10 pontos, divulgado por Marta Kos e pelo vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Taras Kachka, prevê que o executivo da União ignore o veto político da Hungria à abertura oficial das negociações de adesão — uma medida que exigiria em princípio a aprovação unânime de todos os 27 líderes. A Ucrânia prosseguirá informalmente com as reformas que deverá implementar com o apoio da Comissão, permitindo que as negociações técnicas continuem.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico