Capa
Nº 2316 | 05 Setembro 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Última

Na janela de todos os recordes, as “águias” foram quem contratou mais caro e os “dragões” dobraram o maior investimento.

Se queres algo bem feito, não entregues a ninguém e faz tu próprio” Napoleão Bonaparte

Cidade irlandesa gira em torno deste lucrativo negócio e, agora, enfrenta incertezas após ameaça de tarifas de 15% sobre exportações farmacêuticas da UE. A Fábrica da AbbVie, que emprega 1.300 pessoas, está em risco.

Patrick Drahi decidiu e fez aplicar, em 2024, uma nova política de comissões na leiloeira Sotheby’s. Não correu bem, foi contestado e ignorou alertas. “Todos os que trabalham aqui são substituíveis”.

Britânicos carregam no acelerador e deixam a concorrência para trás. O campeão Liverpool não olhou a meios para revalidar o título: gastou mais que a Liga portuguesa.

Liga portuguesa garantiu o maior investimento de sempre, mas vendas desceram de forma drástica e preocupante.

O novo governador vai ser chamado a participar no desenvolvimento da União da Poupança e Investimentos e dos mercados de capitais, e terá de lidar com as críticas aos excesso de regulação.

Gabriel Bernardino vai ser ouvido pelos deputados na próxima semana. O parecer da Assembleia da República não é vinculativo, mas é obrigatório para que o futuro presidente da ASF possa exercer funções. A lista de desafios é grande.

Donald Trump deu ordens a dois dos seus conselheiros de topo para destruir o setor offshore. Seis agências públicas estão encarregues do processo. Central da EDPR apanhada no meio.

Situada no concelho de Benavente (Santarém), promete gerar 10 a 15 postos de trabalho diretos e 30 indiretos e abastecer 8 mil habitações com gás renovável.

O concurso foi lançado no fim de julho e o prazo para a entrega das propostas é hoje, 5 de setembro. Os interessados queixam-se de só a Solverde conseguir concorrer por causa das regras.

O caderno de encargos da privatização de 49,9% da TAP foi ontem a Conselho de Ministros. Depois de aprovado, a Parpública começará a receber as propostas.

As conclusões de um estudo sobre medicamento para a perda de peso poderão ter travado a desvalorização da dinamarquesa Novo Nordisk. Resta saber até quando.

Tecnológica europeia vai investir em tecnologia e infraestruturas para garantir a soberania digital e captar negócio no setor público e nos altamente regulados, como a defesa.

Os mercados terminaram a semana perto de máximos históricos, depois de a meio terem registado quedas acentuadas, penalizados pela subida das ‘yields’ das dívidas soberanas.

A temporada 2025/26 está prestes a começar. Intérpretes de excelência, claro, a par da grande música do mundo, dos grandes clássicos, do centenário de Pierre Boulez e das sonoridades do mundo, da Índia à Córsega.

É o comboio mais luxuoso da Grã-Bretanha. Começou a rolar em julho e propõe quatro itinerários, todos com partida de Londres. O design de interiores inspira-se
nas paisagens inglesas e o requinte gastronómico tem a assinatura de um chef triplamente estrelado.

Acabou de inaugurar na Gagosian, em Londres, “Rearview Mirror: Liverpool–London–Paris”. A exposição reúne fotografias do arquivo pessoal de Paul McCartney, que se julgava estarem perdidas, tiradas pelo próprio nos primórdios desse fenómeno que ficou para a história como Beatlemania.

Geopolítica : A China afirma-se pela diferença em relação aos Estados Unidos, congregando apoios que vão além dos párias e dos deserdados de Donald Trump. Fê-lo esta semana, acrescentando uma demonstração de poder militar, para militares e vizinhos verem.

Multilateralismo : As contribuições da China para as organizações internacionais multiplicaram-se por 10 nas duas últimas décadas, traduzindo em dinheiro a promessa de um papel mais ativo no palco global.

Exclusivo : Luanda entra no jogo para disputar a joia mais cobiçada da indústria diamantífera global: uma fatia estratégica da De Beers, no momento em que o futuro da gigante está em aberto.

Ações do banco angolano serão vendidas a um preço mínimo de 41.500 kwanzas (38,4 euros) por ação. Entrada oficial na BODIVAacontece no dia 30 de setembro.

Indústria de veículos elétricos dos Estados Unidos tem vindo a reduzir importações de grafite da China. As reservas moçambicanas em Cabo Delgado são alternativa.

O Governo divulgou recentemente um conjunto de medidas destinadas a reduzir a burocracia e a obesidade do Estado, com o objectivo anunciado de facilitar a vida dos cidadãos e das empresas, de promover o bem-estar na sociedade e de incrementar a produtividade na economia.

Principais dossiês : Trabalhos parlamentares regressam a 15 de setembro com uma lista de assuntos pendentes extensa. Temas como a lei dos estrangeiros, chumbada pelo Tribunal Constitucional em plenas férias, a comissão parlamentar ao INEM ou a escolha do novo Provedor de Justiça estarão na agenda dos deputados no regresso ao Parlamento.

Raio x : Gastos com a defesa representam 32% do total das despesas do orçamento de 2025.
São mais de 130 mil milhões de euros, cujo custo em espiral da guerra traz uma dor económica crescente para a Rússia, a somar à escassez de mão de obra. Tudo isto asfixia a economia.

João Espanha : Especialista em Direito Fiscal, que se juntou à sociedade de advogados internacional Broseta na qualidade de sócio, alerta para o excesso de esforço fiscal colocado em reduzida camada de cidadãos, que paga quase toda a receita do IRS. Defende que o IRC está pejado de regras dirigistas com preconceito ideológico. E sugere medidas para um sistema fiscal mais competitivo que, diz, é um ‘patchwork’ de difícil compreensão.

OE2026 : Reuniões já arrancaram. Chega abre a porta à viabilização do OE e quer ser parceiro preferencial nas negociações. Exige menos impostos e aumento de pensões para aprovar o documento. Livre e IL também foram ouvidos.

Exigências : Montenegro recusa negociar o OE2026 com “ultimatos ou linhas vermelhas”, numa altura em que a lei laboral é uma pedra no sapato do PS e do Chega. Oposição impõe condições.

A segunda maior economia da zona euro está em crise, outra vez.
As finanças públicas estão debilitadas e deverá ficar novamente sem governo. Os mercados mostram-se instáveis com as soluções que podem sair da gestão política feita por Emmanuel Macron. A Europa também sustém a respiração com receio do descalabro da Quinta República.

“Conhece o inimigo e conhece-te a ti mesmo e não temerás o desfecho de cem batalhas.”

As ‘yields’ das obrigações do Tesouro de França e do Reino Unido atingiram esta semana máximos históricos nos prazos mais longos, o que fez disparar alarmes.

Comerciantes temem impacto negativo no turismo depois da repercussão mediática internacional. Turistas criticam falta de manutenção das infraestruturas de transporte. Férias escolares evitaram tragédia maior, pois é usado por crianças diariamente nas deslocações.

O choque da tragédia vai perdurar na cidade e todos querem que se retirem consequências. No turismo, motor económico, espera-se um embate emotivo, mas depois a normalização.

A empresa ficou célebre como “Rei dos cogumelos”. A Varandas de Sousa agora é Cuga e fatura mais de 20 milhões de euros.