Capa
Nº 2305 | 06 Junho 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Conferência
Última

A SAP continua a transformar-se, migrando os sistemas para a nuvem e, agora, apostando em soluções de inteligência artificial, o que lhe permite crescer e recuperar quota de mercado. O CFO da empresa alemã, Dominik Asam, explica como foi gerida a mudança e como vai enfrentar os próximos tempos, assente num pipeline que vale 62 mil milhões de euros. “Estamos a ocupar o ponto ideal, o mais diferenciado nesta corrida da IA”, afirma.

A operadora de telecomunicações NOS ambiciona ser líder na cibersegurança, estreando-se nesta nova área de negócio com a solução CyberInspect, uma plataforma de testes para empresas.

O consórcio da petrolífera portuguesa arranca com mais um navio-plataforma até ao final do ano no pré-sal. Produção vai disparar 40%.

Galp está a investir 160 milhões em inovação para as suas áreas de negócio: da refinação, ao petróleo, renováveis e mobilidade elétrica com projetos para uso interno ou para clientes da empresa.

O banco liderado por Mark Bourke, o Novobanco, viu aprovado na assembleia geral de acionista, realizada na passada quarta-feira, a revisão dos estatutos da instituição. Assim o banco garante o cumprimento das regras decorrentes para o banco ser admitido à negociação das ações na Euronext.

Especialista em Inteligência Artificial (IA), Mesquita Nunes explicou, enquanto speaker da convenção anual da AIMMAP, de que forma a IA pode influenciar positivamente o mundo das empresas. E explicou como pode ser um tremendo desastre.

Maria de Lurdes Rodrigues alerta: não é possível que as empresas executem dois terços do financiamento destinado à investigação e desenvolvimento do país e só empreguem mil doutorados.

O fabricante do caça americano já está à procura de parceiros se Portugal vier a escolher este avião. O custo de produção supera os 70 milhões, mas valor não inclui infraestruturas, treinos ou manutenção.

O presidente da APAL reconhece a quebra do mercado e salienta que um corte nas metas da UE significaria “um passo atrás” para a indústria, que desempenha uma papel crucial no setor automóvel e na construção.

A unidade de manutenção de componentes de aviões na Feira prevê arrancar numa fase inicial até ao final do ano. Unidade principal entra em operação em 2027.

Inteligência Artificial, computação quântica e semicondutores são as áreas que estão a ‘inventar’ o futuro. Em qualquer delas, a União Europeia perde para a concorrência. E é da China que chegam os avanços mais inesperados.

O mercado espanhol tem um peso de 13% das vendas da marca portuguesa, mas o objetivo é que cresça e atinja um peso de 20%

O Grupo terminou 2024 com uma quebra de 14% nos lucros, ficando pelos 81 milhões de euros. O EBITDA também registou uma descida de 4%

Sérgio Frade é o sucessor de Licínio Pina como presidente executivo no Crédito Agrícola. A tomada de posse do novo presidente executivo e da sua equipa está sujeita à ‘luz verde’ do Banco de Portugal.

As bolsas mundiais continuam a valorizar, com algumas a registarem ganhos superiores a 20% desde a queda de início de abril.

A tecnológica alemã mais do que triplicou de valor ao atulizar-se com a aposta na nuvem. O caminho, agora, é o reforço da oferta e a simplicaficação de processos, com a IA como esteio.

A entrevista aconteceu em cima da demissão de Rui Rocha da liderança da IL, o que levou a conversa também para aí e para a subida do Chega. Mas os assuntos principais estão todos relacionados com a crise existencial da União Europeia e a pressão tarifária de Donald Trump. Também se fala de Gaza.

Pela região do sudoeste alentejano passam 10 a 15 mil imigrantes asiáticos para trabalharem numa indústria forte em exportações. O objetivo é fazer o que Espanha tem na lei há duas décadas: residências coletivas com todas as condições de habitabilidade.

O Grupo Integral Saúde Mental (SM) faturou quatro milhões de euros em 2024, realizou 4500 consultas e espera crescer 20% este ano. A entrada de um fundo espanhol na estrutura acionista permite a expansão da empresa para novos mercados.

Há menos de 50 anos, o deserto era todo-poderoso no território que hoje é um verdadeiro laboratório de arquitetura. Falamos do Dubai, onde arquitetos de todo o mundo tratam a ousadia por “tu”, onde o limite é a imaginação humana e as prodigiosas soluções da engenharia.

Já não é segredo. O Trèsind Studio é o primeiro restaurante a conquistar 3 estrelas para o Dubai e o chef Björn Frantzén estabeleceu um novo recorde gastronómico.

Dirige a galeria de arte que leva o seu nome, considera o que faz um “privilégio” e não prescinde da empatia como dínamo de relações. Muitas delas de longa data. Desafiada a liderar a Exhibitio - Associação Lusa de Galeristas, já deu a conhecer a sua missão.

A China está a colocar restrições à saída de minerais essenciais para a produção auto-móvel em reação às tarifas dos EUA. Setor português admite impactos se Pequim mantiver decisão.

A campanha e a posterior escolha dos sul-coreanos demonstra a recusa em aceitar a ‘chantagem’ da lei marcial, tentada pelo anterior presidente, Yoon Suk Yeol.

A medida é semelhante ao que o presidente fez em janeiro de 2017. Na altura, acabou tudo em tribunal.

Os dados de 2024 são claros no que tem a ver com a capacidade de chamar investimentos. Alemanha, França, China e Estados Unidos são os quatro países que maior presença assumem na Turquia.

Confrontada com a possibilidade de deixar o banco para liderar o Fórum Económico Mundial, Lagarde garante que irá ficar em Frankfurt.

Lagarde procurou não abrir o jogo, mas previsões macro e as vozes do BCE que vinham pedindo uma pausa em julho inclinam o mercado para apenas mais uma descida até final do ano.

Transferência de receitas do IVA social, AIMI, IRC e contribuição do setor bancário para fundo que garante o pagamento de pensões em caso de rutura do sistema mais do que duplicou desde 2016. AIMI já rendeu mais de mil milhões.

Ex-governante queria fazer subir a Economia na hierarquia. Opção recaiu num novo ministério. Antes do anúncio ainda houve um comunicado conjunto de Pedro Reis e Castro Almeida.

Reforma do Estado “é para fazer”, assegurou o primeiro-ministro no discurso de tomada de posse. Presidente considerou que eleições “reforçaram confiança política” em Luís Montenegro.

Politólogos vêem condições para que o executivo governe pelo menos dois anos, mas Montenegro terá de concretizar reformas.

Manuel Alegre, Francisco Assis, Inês de Medeiros, Carlos Zorrinho, Jorge Lacão e André Caldas são alguns dos socialistas que marcarão hoje presença na apresentação da candidatura de José Luís Carneiro à liderança do Partido Socialista (PS), neste sábado.

O governo de Montenegro terá pela frente decisões urgentes que vão desde privatizar a TAP, passando pela nomeação do novo governador do do BdP até ao Simplex Urbanístico.

Empresários querem uma aposta no crescimento económico e aplaudem a prioridade declarada no combate à burocracia.

VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOVMENTO” (inscrição em latim gravada no pórtico de entrada da Biblioteca Joanina em Coimbra)

Era uma vez um continente que tentou salvar-se da sua própria memória. Um continente que, de tanto sangrar, julgou ter aprendido a lição da catástrofe.

Pedro Reis lembrou as várias áreas em que a cooperação entre Portugal e Angola seria benéfica a ambas as economias, mas lembrou os desafios que persistem.

Falar da estratégia de diversificação da economia angolana requer que se fale de Turismo. À margem da conferência Doing Business Angola 2025, o titular da pasta do Turismo falou com o JE sobre a estratégia do Governo para o setor.

A comunidade tem boas perspetivas e ferramentas para ser um elemento de coesão para os países que a formam. Mas para isso tem de encontrar uma solução de liderança.

Luís Amado considera que o fim da globalização e do multilateralismo abre uma oportunidade para a lusofonia se consolidar como alternativa em benefício de todos.

Arlindo das Chagas Rangel defende que o país “tem condições únicas e um grande potencial”, mas diz que é preciso investir na área da distribuição.

Cristina Lourenço, presidente da Bodiva, a Bolsa de Dívida e de Valores de Angola, defende a entrada de mais empresas no organismo, para além Banco Angola de Investimento, Banco Caixa Geral Angola.

País prossegue programa de privatizações e vai avançar com 41 ativos estratégicos até 2026. Álvaro Fernão, responsável máximo do IGAPE, explicou no DBA o que está em causa.

O Ministério do Turismo de Angola tem identificadas 29 áreas de interesse turístico que estão dentro do Planatur (Plano Nacional de Fomento ao Turismo).

Mix energético ainda vai estar muito dependente dos combustíveis nas próximas décadas. Apesar disso, a transição “veio para ficar”.

Aposta na literacia financeira é outra das necessidades para que os investidores possam captar as melhores oportunidades de negócio e riscos.

Angola fez a diferença quando a economia de Portugal mais precisava. Esta foi uma das ideias expressas neste painel do DBA 2025.

Odair Costa, CEO da BFA Capital Markets, considera que o mercado de capitais pode ser uma porta de entrada no mercado angolano, no sentido de potenciar o investimento direto que já existe.

A presidente do Compete 2030 está do lado das empresas, mas não do lado da teoria segundo a qual o Estado faz sempre tudo errado. As empresas também erram.

O presidente da AIMMAP suspeita que os investimentos deviam estar a ser bem mais reprodutivos que aquilo que sucede na realidade.

Fundamental para fazer a ponte entre o financiamento produtivo e as empresas, o banco passou por uma ‘crise de nascimento’, mas está a recompor-se.

Presidente da Agência Espacial Portuguesa defende a necessidade da Europa investir mais na indústria espacial para enfrentar os atuais desafios mundiais.

Só através da privatização é que a TAP pode tornar-se uma companhia sustentável no futuro. Um processo que tem de ser feito com o apoio de um parceiro estratégico.

O CFO do banco espanhol em Portugal será novo Chief Accounting Officer da estrutura global a partir 31 de julho. Fica com a pasta do controlo financeiro.