Capa
Nº 2288 | 07 Fevereiro 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Perspetiva
Universidades & Emprego
Ensaio
Última

Impostos a Quase 20 mil jovens com idade até aos 35 anos não tiveram de pagar 57 milhões de IMT e 20 milhões de euros de imposto do selo na aquisição da primeira habitação própria e permanente.

Habitação a Na Área Metropolitana de Lisboa, 34,7% dos jovens não compram casa por não cumprir requisitos do Governo. No Porto são 34,8%.

Negócio a Associação reclama ausência de uma definição oficial da indústria, bem como da falta de reconhecimento do setor por parte do INE com a classificação de atividade económica. A APENO já apresentou soluções ao Governo.

Justiça a Taxa de resolução foi de 95% em 2024. Tempo médio para a conclusão dos processos foi de quatro meses e 15 dias, enquanto nos tribunais fiscais do Estado era de 58 meses em 2023.

O ex-líder do PSD entregou o cartão de militante do PSD como “ato simbólico” para reforço do compromisso de isenção. E avisa: “Não é tempo de aventuras, experimentalismos ou tiros no escuro”.

Eleições a Socialistas vão discutir internamente as eleições presidenciais sem que nenhum candidato tenha avançado. Nomes disponíveis dividem partido e fazem aquecer os ânimos. Pedro Nuno Santos tem “desejo” que apenas um avance para a disputa.

Governo a Entidade para a Transparência rejeita ter dado qualquer aval a Hernâni Dias antes da criação das empresas no caso que o levou a demitir-se. O ex-governante negou conflito de interesses e comprometeu-se a não tirar partido da lei dos solos.

Aeroporto : Fonte oficial da ANA revela que, não havendo dinheiro público no Luís de Camões, as taxas do Humberto Delgado vão subir 1,7 euros por ano entre 2026 e 2030. Nessa altura, cada passagem pagará mais 8,5 euros – hoje as taxas totalizam os 15,15 euros –, a que se juntará à actualização anual da inflação. No fim, serão cerca de dez euros a mais.

Minas : Três proprietários interpuseram uma providência cautelar contra o Ministério do Ambiente que suspendeu a servidão administrativa prevista para o projeto de lítio em Boticas.

Banca : O Novobanco tem apontado a dispersão em bolsa como o cenário mais provável para a Lone Star vender o banco e rentabilizar o investimento de 2017. Mas o IPO não está a sair do papel.

Transportes : Investimento é feito em 120 novos camiões, que estarão operacionais até ao final de junho. Objetivo é otimizar soluções, com recurso a novas tecnologias.

Créditos : O Novobanco já vendeu a carteira de crédito malparado de 289 milhões de euros que pôs à venda no último trimestre do ano passado.
A Northwall Capital pagou 30,5 milhões. A Whitesar vai gerir o portefólio.

Concessão : Júri do concurso público para atribuição de licenças de ‘handling’ nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro escolhe quatro candidatos para passarem à fase seguinte.

Aeroportos : Presidente da Ryanair critica os donos da ANA e o Governo por recusarem expansão da Portela e apostarem na construção do novo aeroporto em Alcohete.

Energia : A companhia continua a liderar os dois mercados em números de clientes, mas a sua quota de mercado tem vindo a recuar, com várias companhias a aproveitarem para ganhar terreno.

Desporto : Aos 40 anos, feitos esta semana, Cristiano Ronaldo vê a sua marca quadruplicar de valor para 850 milhões de euros. O futebolista desdobrou-se em quatro facetas e todas são altamente rentáveis.

A comissão liquidatária conseguiu dissolver o Banif Holding Malta e o Banif International Holding, com a estrutura a ficar reduzida ao Cayman. Sem progressos, a solução mais provável será a liquidação judicial com perdas para credores e para a comissão.

Sustentabilidade : Economia, edifícios e natureza apresentam melhorias significativas, enquanto transportes e resíduos têm de melhorar significativamente.

Daniel Sá : O diretor-executivo do IPAM, que avaliou a marca em 850 milhões de euros, considera que não valorizamos o suficiente este impacto. Destaca ainda que Portugal deveria ter mais insígnias com esta magnitude.

Aeroportos : Presidente da Ryanair critica os donos da ANA e o Governo por recusarem expansão da Portela e apostarem na construção do novo aeroporto em Alcohete.

Tecnologia: Donald Trump prometeu aplicar tarifas à União Europeia,
que está a planear uma resposta. As medidas retaliatórias podem envolver retirar os direitos de propriedade intelectual das gigantes tecnológicas.

Nascido pela mão de três sócios, o Vira Frangos revolucionou, há cinco anos, a forma como se come frango no churrasco em Portugal e vai agora entrar no mercado internacional

Resultados : Desde o tombo de 7% na cotação da Alphabet ao máximo histórico da Meta, passando pelo recorde de receitas da Apple, que não evitou uma queda nas ações, houve reações distintas.

Negócio : Operação de sale & leaseback prevê que a BEWI Plastimar, fabricante de embalagens, passe a ser arrendatária do imóvel pelo período de 15 anos.

Automóvel : A companhia japonesa não quis ceder controlo à Honda e a fusão caiu por terra. Foxconn surge agora interessada na Nissan.

Desporto : Os Dragões bateram recordes de vendas, as águias reforçaram o estatuto de maior gastador, os leões ficaram no vermelho e houve uma supresa nas receitas da Liga.

Fecho da bolsa : Apesar da ameaça das tarifas, as bolsas americanas seguem perto de máximos históricos, enquanto DAX e STOXX 600 renovam recordes na Europa.

Energia : A reabertura dos gasodutos com a Rússia é uma possibilidade com um acordo de paz para a Ucrânia.O regresso de mais gás e a preços mais baixos é uma boa notícia para as famílias e a indústria europeia.
Os países de Leste criticam, mas estará a Europa preparada para voltar a negociar com o regime de Putin depois da invasão russa da Ucrânia?

Energia : A chegada de mais gás russo teria impacto positivo nos preços, mas depois do “esforço enorme” para reduzir o seu consumo é preciso analisar o seu impacto, dizem gasistas.

Indústria aeroespacial : Estados e privados estão juntos numa disputa tecnológica pelo espaço. Depois da Lua, Marte tornou-se a nova obsessão dos bilionários com Musk na liderança.

Entrevista : Nasceu em Guimarães e adotou o nome da terra natal para assinar as suas obras. O reconhecimento internacional das suas múltiplas facetas chegou cedo. Pintor, escultor, colecionador, antropólogo amador, designer involuntário, José de Guimarães é uma mente inquieta e curiosa que não desiste de descobrir o que pode aproximar as civilizações.

Exposição a Não é uma antológica, mas percorre mais de duas décadas do intrincado trabalho da artista japonesa Chiharu Shiota, naquela que é a sua maior exposição em França. Para ver até 19 de março, no Grand Palais, em Paris.

Dança : Até 15 de fevereiro, o GUIdance, Festival Internacional de Dança Contemporânea, em Guimarães, elege a diversidade como mote transversal aos diferentes géneros artísticos que convocou para mais uma edição transfronteiriça.

Comércio : Impacto direto ameaça 3,2% das exportações nacionais dirigidas para os EUA. Os efeitos indiretos, face à forte integração com economias como França e a Alemanha, penalizariam ainda mais.

Guerra comercial : O presidente chinês optou por responder com naturalidade à investida de Donald Trump: não há guerra nenhuma, apenas medidas que importa avaliar e que implicam uma resposta natural.

Recuperação : Depois de conseguir reduzir a inflação e o défice das contas públicas – mesmo
que à custa do fecho generalizado de empresas do Estado – o desafio é o da produtividade.

Tensão : Parece ser um daqueles problemas geopolíticos para o qual ninguém consegue encontrar um antídoto:as péssimas relações entre kosovares e sérvios. Um problema com entrada marcada para o interior da União Europeia.

Gaza : Milhões de toneladas com bombas não detonadas, amianto e corpos decompostos são só o início, juntando-se a recuperação de 70% da infraestrutura, incluindo escolas, redes de saneamento e hospitais. Plano de Trump gerou críticas dos Estados árabes, mas ultradireita israelita rejubila com a ideia.

Steve Bannon e Elon Musk guerreiam por vistos, mas também por algo mais profundo, que é saber quem dominará o sistema, se as ruas, se as empresas tecnológicas.

ChatGPT vs DeepSeek : Colocámos dois chatbots à prova, um norte-americano e outro chinês, para perceber qual dos países vai ganhar a nova guerra comercial instaurada porTrump 2.0. As respostas tentam fugir da pergunta colocada, mas como confrontados - como qualquer ser humano quando se sente em apuros - dão uma resposta... que até converge num sentido. Inês Pinto Miguel

Cabo Verde : Nova equipa é mais curta e quer recuperar dinâmica até às legislativas de 2026. Ministro das Finanças tem papel reforçado de coordenação política.

Hoje, dia em que celebra 33 anos, a Música no Coração, promotora de Luís Montez, promete novidade e novos projetos de qualidade ao longo deste ano.

UCP a Universidade Católica homenageia dupla de empresários. No Dia Nacional da UCP, destaque também para a primeira aluna surda doutorada pela instituição a receber o diploma.

Reforma : Proposta do Governo liberta universidades e politécnicos da autorização das Finanças no uso do património, acaba com o exclusivo da A3ES na acreditação e permite a fusão entre instituições públicas e privadas.

A reconversão de solos rústicos em urbanos para habitação tem gerado um debate intenso. Embora esta medida vise mitigar a crise habitacional, levanta questões cruciais sobre os impactos ambientais, económicos e sociais.

O super discreto presidente da entidade reguladora dos mercados de capitais tem a árdua tarefa de criar condições para que as empresas se financiem na bolsa e para que os particulares vejam o investimento em títulos uma forma de poupança.