Capa
Nº 2284 | 10 Janeiro 2025
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Advisory
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) encerrou 2024 com uma contratualização de 420 milhões de euros em investimentos privados de longa duração, nomeadamente referente aos próximos dez anos.
Governo colocou inovação no topo das prioridades para a legislatura e, com o PRR ainda atrasado, execução será chave para obtenção deste objetivo. Mas carências obrigam a mais ambição.
Com competitividade como prioridade de Bruxelas, von der Leyen quer avançar com um plano baseado nos relatórios Draghi e Letta para aumentar investimento - mas desafios são múltiplos.
O anúncio do ministro da Economia de 420 milhões captados pela AICEP no ano passado correspondem, em quase dois terços, a projetos de componentes automóveis e indústria farmacêutica, dois dos sectores que mais têm contribuído para internacionalização da economia.
Inflação subiu no final do ano e famílias europeias estimam valores acima de 2% nos próximos anos, mas ritmo de cortes não deverá mudar.
Criado apenas há um ano para ser concretizado até 2026, o plano nacional de envelhecimento ativo e saudável vai ser refeito pelo Governo, que já dispensou o seu coordenador, que apenas esteve 10 meses em funções
Líderes do PSD, PS, PAN, e Chega já mostraram disponibilidade em serem os candidatos. Iniciativa Liberal terá mudança no candidato. JPP e CDS-PP ainda não tomaram decisão.
A fatia de 21% da empresa estatal chinesa na elétrica portuguesa continua a render muitos milhões a Pequim. Mas a lista conta com investidores como o dono da Zara.
Francisco Calheiros diz que Portugal deve sentir orgulho em ser escolhido pelos imigrantes como destino para viver, mas que a segurança é extremamente importante para os turistas. “É o primeiro fator de escolha, muitas vezes à frente do preço”, salienta o presidente da CTP, que lança em entrevista ao JE quatro desafios ao Governo: PRR, fiscalidade, habitação e reforma do Estado.
Líder da CTP considera que o desafio com a privatização da TAP é não perder o hub e defende que o Montijo seria a melhor opção para o novo aeroporto de Lisboa.
A petrolífera prepara-se para recorrer à prata da casa para assegurar a liderança até o recrutamento internacional de um CEOficar concluído.
Verba de 22,2 mil milhões é um dos quatro desafios que o Executivo tem em 2025, assim como a habitação. “Somos o país da Europa com menor parque público”
O setor diz que a imobilização de mais capital, exigida pelo regulador, pode reduzir o interesse dos investidores em deter capital de bancos nacionais, numa altura em que está no horizonte um IPO do Novobanco.
Os investidores nacionais são quem vai arrecadar mais dinheiro em dividendos na bolsa de Lisboa, com 765 milhões. Seguem-se os chineses, que vão levar para casa 342 milhões este ano. Angolanos encaixam 157 milhões, com investidores dos EUA a ganharem 101 milhões, seguidos dos espanhóis com 94 milhões.
O fundo CoRe Consolidar investiu na empresa de Aveiro para consolidar o mercado português das embalagens de papel. A Bolseira exporta mais de 70% para França.
Arrow Global Portugal está perto de um acordo para a compra dos ativos imobiliários e turísticos em Tróia à SC Investments, ex-Sonae Capital. O projeto associado ao Tróia Resort inclui a concessão do ferry.
Lá fora, houve três casos mediáticos em que os CEO acabaram por cair após serem descobertas relações afetivas dentro da empresa.
Tenta fugir ao rótulo de narcoestado, mas continua a ser um entreposto nas rotas de tráfico de droga da América Latina para a Europa. E mantém-se a suspeita de que continuem a capturar as instituições.
O Ministério Público está a investigar o administrador demitido, Carlos Brandão, por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento. Na mira estão sucessivos depósitos feitos em dinheiro vivo em três outros bancos, além do Novobanco.
As marcas chinesas já pesam 7% nas vendas no mercado nacional. BYD e MG lideram. Tendência é de crescimento, com mais marcas e mais modelos a chegarem ao mercado português.
Os bancos criticam a maior exigência de capital que o Banco de Portugal quer impor a partir de 2026, alertando que isto pode aumentar o custo do capital e pressionar as condições de rendibilidade. O resultado final poderá ser uma contração da concessão de crédito.
Entrou em vigor um novo regulamento europeu que visa mitigar o desenvolvimento de atividades ilícitas e levanta desafios. As opiniões dividem-se mas certo é que Portugal demora a transpor a lei.
A maior economia da Ásia está em dificuldades, com o rendimento dos títulos a 10 anos cada vez mais distante do equivalente nos EUA.
Trata-se de um inquérito, não apenas de uma investigação preventiva. Tem por base uma denúncia anónima. No centro das dúvidas está a criação de um tribunal arbitral ad hoc a 10 dias das legislativas.
A calçada é estreita para as várias comunidades que ali vivem. Há negócios que geram emprego e pequenos empresários com as contas em dia. Mas nesta rua com 400 metros e ladeada por pequenos edifícios há quem se aproveite da sobrelotação habitacional: um colchão num quarto minúsculo e dividido por vários imigrantes pode custar 300 euros mensais.
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, venceu o prémio de Melhor Argumento em Veneza e deu a Fernanda Torres o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Estreia em Portugal a 16 de janeiro já nomeado aos Óscares.
Entrevista : O escritor Richard Zimler partilha a sua apreensão face aos novos donos do mundo. Os perigos são muitos e estarão plasmados no novo romance que está a escrever. Mas, até lá, não podemos deixar morrer o sonho de um mundo melhor .
A arte questiona e agita consciências. Sugere mudanças, propõe-nos abrir a mente. Black Ancient Futures, no MAAT, convida a navegar futuros possíveis e já em construção. Sem barreiras.
A frase é de Emanuel Macron. O futuro membro da administração Trump decidiu interferir na política interna de vários países da UE. Mas a Comissão não tem força para dar uma resposta política e escuda-se numa lei sobre ‘democracia digital’. Steve Bannon, que também andou pela Europa a tentar uma hegemonia da extrema-direita (e falhou), diz que a presença de Musk na administração é um desastre anunciado.
A acreditar no presidente eleito, os EUA deveriam incorporar o Canadá e a Gronelândia. E talvez intervenham no Panamá. Uma tentação expansionista que tem pouco de novo.
Vários incêndios convergiram para a região de Los Angeles, criando um anel de fogo que devastou milhares de hectares de terreno, mais de mil casas e prédios e que se transformou num tema político.
Ilza Amado Vaz foi escolhida para substituir Patrice Trovoada na chefia do Governo, mas
a tensão entre este e o Presidente da República continua. ADI pede antecipação das eleições.
Venâncio Mondlane afirma-se presidente eleito, compara-se a Dhlakama e acusa o Governo de genocídio. Protestos continuam e o número de mortes, desde que começaram, ascende a 294.
É a 10ª maior economia do mundo e está numa posição confortável. Primeiro-ministro durante quase dez anos, Justin Trudeau deixa um legado importante para... o partido que liderou desde sempre a oposição.
A NIS2 tem como objetivo garantir que os serviços essenciais se mantenham seguros e robustos contra ciberataques, protegendo a infraestrutura que sustenta a economia digital e a segurança pública.
Investigadora da Nova SBE está a desenvolver projeto que torna a aprendizagem da Contabilidade mais interativa e próxima da realidade das empresas. Em abril arranca nova edição.
A Alemanha é, segundo o Índice de Democracia da “Economist” relativo a 2023, uma democracia perfeita, atingindo uma pontuação de 8,80 em 10, embora apenas com 8,13 pontos na cultura política.
É o presidente da Arrow Global em Portugal que gere ativos de mais de 13 mil milhões de euros e que hoje é dona de cerca de duas dezenas de hotéis, de campos de golfe e de um centro equestre, para além de outros imóveis e empresas.