Capa
Nº 2232 | 12 Janeiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Finanças Pessoais
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Última
Fecho da bolsa: Se a Nvidia impulsionou os mercados no início da semana, a inflação norte-americana acima do esperado travou os ímpetos compradores no final da semana.
As cotadas do PSI deverão aumentar os seus lucros em 20% em 2023, mas os seus dividendos deverão registar uma subida de apenas 4%, prevê a Maxyield. O payout ficará abaixo de 50%, no nível mais baixo em cinco anos, com uma
quebra de sete pontos face ao exercício anterior.
Facilities Management: A Vanguard criou com dois sócios uma nova empresa de facility management, a Allser, com um valor inicial de investimento de 1,5 milhões. A sede é na A’Tower.
Imobiliário: O Novobanco decidiu vender em separado os ativos que compunham o portfólio “Eleanor” e já conseguiu chegar a acordo para vender o Arade, um terreno de 116 mil metros quadrados em frente à marina de Portimão.
Investimento a Especialistas ouvidos pelo JE antecipam ano de crescimento neste segmento do sector imobiliário que precisa de resolver três questões: construir para poder ter maior oferta, demora nos licenciamentos e estabilidade fiscal.
Inteligência Artificial a Queda da Farfetch e despedimentos realizados na pandemia não abalam objetivo de IPO, garante o fundador e CEO da empresa que fez as delícias da Web Summit 2023.
Inovação: A gestora de fundos de investimento fechou a subscrição do ‘Innovation Fund III’ no passado mês de dezembro, que se destina a empresas portuguesas com cariz digital ou que apostam na Investigação & Desenvolvimento (I&D).
Automóvel a Vai ser uma corrida a dois nos próximos anos. A marca de Elon Musk e a marca chinesa vão dominar os mercados globais até 2030. Marcas tradicionais só vão recuperar no final da década, mas ainda abaixo. Modelos mais em conta da BYD estão a ajudar a companhia a ganhar quota de mercado, com analistas a aconselhar a Tesla a lançar um carro ‘low cost’.
José Galamba de Oliveira: O presidente da Associação Portuguesa de Seguradores levanta a dúvida se os resgates dos Planos Poupança Reforma (PPR) pelas famílias estão efetivamente a ser usados para amortizar o crédito da casa, defendendo que deveria haver um maior controlo do destino deste dinheiro.
Energia: Após o anúncio da saída de João Talone da presidência do Conselho Geral e Supervisão da EDP, estão a ser avaliadas alternativas. Presidente da EDP Renováveis é um dos nomes apontados.
Empresas: A NewSpring, do grupo CTT, ganhou o concurso para a gestão do contact center da Worten e mudou-se para o Edifício Báltico, antiga sede dos correios que é alvo de um litígio com a TAP.
Retalho: Dona do Pingo Doce divulgou as vendas preliminares referentes ao ano passado. Peso da operação portuguesa nas vendas globais do grupo passou dos 21,2% em 2019 para os 15,9 em 2023.
Comece a poupar e invista dinheiro onde realmente pode. Reavalie rigorosamente os produtos e serviços com os quais pode estar a perder parte do seu vencimento todos os meses e faça compras tendo em conta as melhores ofertas e preços. Siga os conselhos da plataforma “ComparaJá” para iniciar o ano com práticas financeiras mais saudáveis.
Media: Nobias European Studios, fundada pelo português Ricardo Oliveira e pelo produtor polaco Grzegorz Hajdarowicz, está disponível para investir num aumento de capital para salvar a dona do “JN”, “DN” e TSF.
Ferrovia: A 18 dias do fim do prazo para obter, em exclusivo, apoios comunitários para a Alta Velocidade Porto/Lisboa, Portugal prepara-se para lançar o concurso para o primeiro troço. Mas este concurso para a primeira Parceria Público Privada (PPP)do projeto não é garantia de que as verbas virão, pois assegura apenas “um nível mínimo de admissibilidade” da candidatura.
Comércio internacional: Atensão no Mar Vermelho está a complicar a vida às exportadoras nacionais. Oaumento do tempo e dos custos está a aumentar os preços das exportações, retirando competitividade a Portugal.
Luís Miguel Ribeiro: O presidente da AEP admite preocupações dos empresários nacionais com as perturbações no Mar Vermelho, apesar da distância do país ao foco da tensão. Inflação pode inverter tendência de recuo, prolongando as dores europeias com a pressão nos preços.
Eleições: Miguel Guimarães pede acordo entre os principais partidos para resolver problemas do SNS, Guilherme Figueiredo quer diálogo para modernizar a Justiça. Cada vez há mais vozes a defender consensos em áreas paralisadas.
Zona euro: A possibilidade de uma recessão técnica mantém-se em cima da mesa e ganha força com os mais recentes indicadores de confiança e sectoriais, segundo Luis de Guindos e IsabelSchnabel.
Guerra: Otribunal de Haia pode decretar o fim imediato da guerra, mas ninguém acredita que Benjamin Netanyahu aceitaria sujeitar-se. Reconhecimento do Estado da Palestina está na agenda.
Direito a “Temos procedimentos altamente burocráticos e uma carga fiscal elevada. Exceção ao turismo, onde vamos vivendo à sombra do clima e da fama do país”, diz sócio da Cerejeira Namora Marinho Falcão.
Em 2024 metade do mundo vai a eleições. Só em quatro escrutínios (Índia, Indonésia, União Europeia e EUA), temos quase um terço da população do planeta a poder exercer o seu direito de voto – e a estes ainda se juntam mais 50 países onde se incluem nações como a África do Sul e (previsivelmente) o Reino Unido. Vários países da União Europeia, onde se inclui Portugal e a Alemanha, estão também prestes a mudar de governo.
Conferências: O temas do ESG e da Inteligência Artificial marcam a edição que se realiza a 1 de fevereiro e que conta, como é habitual, com os principais protagonistas do sector.