A Nobias European Studio (NES), liderada pelo português Ricardo da Silva Oliveira, fez chegar à Global Media uma manifestação de interesse em investir 10 milhões num aumento de capital na dona do “JN”, “DN” e TSF, ficando com 51% do capital, sabe o JE.
Ricardo da Silva Oliveira - conhecido do público por ter sido candidato à presidência do Sporting e por liderar a Federação Portuguesa de Padel - está disponível para investir outros dois milhões para estabilizar a tesouraria da empresa, se necessário, mas a concretização destes investimentos estará dependente de uma due dillingence ao grupo de media que se encontra em graves dificuldades financeiras e com salários em atraso.
De acordo com a informação oficial, a NES tem sede em Lisboa e é detida por uma holding registada no Luxemburgo, tendo sido fundada há dois anos por Ricardo Oliveira e pelo produtor de cinema polaco Grzegorz Hajdarowicz, acionista da Gremi Media, que por sua vez tem como sócio George Soros. Na Polónia, o grupo detém meios de comunicação e um estúdio multimédia onde trabalha com empresas como a Netflix e a Louis Vuitton. Numa entrevista recente à “Forbes Portugal”, Ricardo Oliveira avançou que o grupo quer investir entre 50 e 100 milhões de euros nos media.
De acordo com as fontes ouvidas pelo JE, a Nobias procurará diferenciar-se de outros interessados pelo facto de a sua proposta procurar evitar os despedimentos e o desmembramento da Global. A estratégia passa por sinergias e por apostar no digital para aumentar as receitas e assim cobrir os prejuízos da empresa. Até ao fecho desta edição, não foi possível obter esclarecimentos da NES.