Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2118 | 05 Novembro 2021
![Edição nº 2118](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/05nov__JornalEconomico.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Advisory
![Leilão do 5G reforça concorrência e impacta na potencial venda da MEO](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/altice_8.jpg)
Espanhola MásMovil, dona da Nowo, será a melhor posicionada para
a compra da maior operadora portuguesa. Com a conclusão do leilão de 5G, o mercado espera que Altice relance o processo de venda.
![“Temos uma Ordem subserviente perante o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/jose-araujo.jpg)
Uma profissão envelhecida, com contabilistas que gastam quatro quintos do tempo a preencher declarações para o Estado e uma Ordem subserviente ao Governo. José Araújo vai a votos contra Paula Franco e não poupa nas palavras para dizer o que acha que corre mal.
![José Carlos Resende avança com recandidatura à OSAE](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/jose-carlos-resende.jpg)
Atual bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução revelou ao JE que vai recandidatar-se a maisum mandato de quatro anos à frente da entidade que lidera desde 2018. Eleições terão lugar a 7 de dezembro.
![Escalada nos preços da energia traz ameaça de falências aos têxteis](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/industria-textil.jpg)
Associação que representa um dos sectores tradicionais da economia portuguesa defende que o aumento dos custos não pode ser transferido para os clientes, colocando sob pressão a sustentabilidade de muitas empresas. Ministério da Economia diz estar “a estudar o assunto”.
![Três em cada quatro empresas planeiam trabalho flexível](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/tablet.jpg)
Estudo da Mercer indica que ganhos de eficiência para trabalhadores e empresas justificam manter trabalho remoto ou fazer modelo híbrido.
![SEDES destaca contributo do sector industrial paraa recuperação económica](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/industria-calcado.jpg)
Roteiro para a Industrialização, que será apresentado no congresso
da associação, propõe nova matriz sectores/tecnologias, onde se deve incluir sectores tradicionais como o do têxtil, vestuário e calçado.
![Marcelo justifica eleições a 30 de janeiro com luta contra abstenção](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/marcelo-rebelo-sousa.jpg)
Presidente da República comunicou decisão numa mensagem em que apelou ao “bom-senso” e disse que inédita rejeição de um Orçamento “especialmente importante” mostra “divergências de fundo” na basede apoio do Governo que o forçaram a dissolver a Assembleia.
![Rio aposta tudo em reverter vantagem interna de Rangel para adiar diretas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ruirio.jpg)
‘Guerra de calendários’ no Conselho Nacional de sábado só pode ser vencida conquistando muitos dos que querem antecipar congresso.
![ANJE aponta carga fiscal e burocracia como desafios](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/alexandre-meireles.jpg)
Alexandre Meireles, presidente da associação que representa os jovens empresários, reconhece a evolução do tecido empresarial nacional, apesar dos problemas que dificultam criação de marcas fortes, como entraves ao financiamento.
![Derrota na Virgínia anuncia suplício para Biden nas intercalares](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/joe-byden.jpg)
Norte-americanos não parecem capazes de ultrapassar o ‘efeito Afeganistão’ e a popularidade do presidente nunca foi tão baixa. Vitória do candidato republicano a governador da Virgínia antecipa eleições muito difíceis em 2022, estando em jogo a maioria no Senado e na Câmara.
![União Europeia atenta ao duplo ciclo político no país mais pobre dos 27](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/bulgaria.jpg)
Búlgaros têm eleições gerais (terceiras desde abril) e presidenciais marcadas para 14 de novembro. Crise política tem impedido formação de governo e nada indica que alguma coisa venha a mudar agora.
![“Web Summit é uma Exponoivos para startups. Uma feira, ponto”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/portatil.jpg)
A Remote é o mais recente unicórnio português e não está presente na Web Summit. Marcelo Lebre, co-fundador da empresa, explica porquê: Um unicórnio “faz-se com negócio real” e “não é uma feira que vai levar a que se chegue lá”.
![Galp quer apoios do Estado para descarbonizar refinaria de Sines](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/andy-brown.jpg)
Andy Brown aproveitou Web Summit para “mini-Blitzkrieg” mediática em que anunciou fim da prospeção de petróleo e gás. E ainda pediu apoio à reconversão de Sines, para evitar um “novo Matosinhos”.
![Nortada diversifica distribuição a pensar em nova unidade](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/cerveja-nortada.jpg)
A pandemia obrigou a cervejeira a alterar racional de negócio. Com a capacidade de produção a esgotar-se no prazo de dois anos, é tempo de pensar em novos investimentos industriais, diz CEO da marca.
![Fundos sustentáveis são os mais atrativos para os investidores portugueses](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/fundos-mercado.png)
O impacto ambiental e os princípios sociais potenciam retornos mais elevados, conclui
o “Schroders Global Investor Study 2021”.
![Desafios da retoma nas TIC vão estar em debate](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/tecnologia_2.jpg)
Onze decisores nas TIC em Portugal debatem a resposta à pandemia, os principais desafios que o sector enfrenta e as mais marcantes tendências de desenvolvimento, num momento de mudança.
![Ações em máximos, apesar de retirada de estímulos no horizonte](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/bce.jpg)
Os índices acionistas registam máximos históricos consecutivos e beneficiam
dos robustos resultados empresariais.
![Seis bancos geraram mil milhões de lucro até setembro](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/paulo-macedo.jpg)
A CGD registou lucros de 429 milhões de euros elevando o conjunto do sector para 1.042,6 milhões de euros até fim de setembro. Banco público é o campeão dos lucros e rentabilidade, Novobanco teve a melhor evolução.
![CGD reserva 500 milhões para riscos de perdas no crédito pós-moratórias](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/cgd_2.png)
Paulo Macedo não se mostrou preocupado com a subida do malparado no fim das moratórias, mas ainda assim deixou de lado 500 milhões.
![“O maior problema da justiça portuguesa é o excesso de corporativismo”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/luis-cortes-martins.jpg)
A sociedade de advogados Serra Lopes, Cortes Martins & Associados comemora 60 anos de atividade e mantém todas as possibilidades em aberto para o seu desenvolvimento futuro.