Capa
Nº 2332 | 09 Janeiro 2026
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Gigante europeu na refinação e gigante ibérico no combustível. Fusão vai ser responsável por rede com 3.500 postos e vai processar 700 mil barris diários. Parceria com a Moeve “traz futuro” ao negócio da Galp.
Do Técnico para a guerra da Ucrânia, O CEO da Tekever, fabricante português de drones avaliado em 1,2 mil milhões de euros, fala dos desafios deste mercado e de como as empresas nacionais têm tudo para vingar nesta indústria.
Acionista do Continente compra iPark - uma plataforma líder na Península Ibérica no setor das infraestruturas de estacionamento - com 30 mil lugares em mais de 80 instalações.
A Sicasal, empresa da indústria de carnes, foi declarada insolvente a pedido do Banco Comercial Português, um dos maiores credores, de acordo com o anúncio da declaração de insolvência do Tribunal da Comarca Lisboa Oeste publicado na quarta-feira.
Novo grupo torna-se no maior refinador ibérico e num dos maiores da Europa. Nos postos, consolida a primeira posição por cá e a segunda em Espanha e fica apenas a um ponto da Repsol na Ibéria.
Na inauguração da ampliação do terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado, o ministro das Infraestruturas e Habitação reforçou que o tempo dos adiamentos “acabou” e que Alcochete será uma realidade.
Media Capital comprou 80% da dona do Polígrafo e pode ainda adquirir os restantes 20%. Utilização de IA para combater a desinformação e programas televisivos são apostas para gerar receita.
Perante a aceleração do comércio digital, a empresa sueca está a reformular o seu modelo de negócio para defender
quota de mercado num segmento que cresce a ritmos de 17,4% ao ano.
Muita tinta tem corrido sobre a importância de aumentar a escala do tecido empresarial estimulando “as médias empresas a tornarem-se grandes”.
Os cinco primeiros lugares do ranking dos Mais Ricos da Forbes Portugal, que equivalem a quase 17 mil milhões de euros, continuam a ser dominados pelas famílias Amorim, Soares dos Santos, Guimarães de Mello, Azevedo, e conta agora conta com uma nova entrada, a de Dionísio Pestana, dono do Grupo Pestana. Os primeiros 25 da lista de 2025 controlam 37,8 mil milhões de euros de património.
S&P 500, STOXX e DAX renovam máximos, apesar de dados mistos, enquanto Nasdaq fica aquém, penalizado pela fraqueza do setor de IA.
O CEO do Banco Português de Fomento (BPF), desvendou em entrevista algumas das medidas do Plano Estratégico de 2026 a 2028. As PME vão poder emitir de forma agrupada com o BPF e dar garantia pública às chamadas “basket bonds”.
Entre o abandono e a dependência de neve artificial, o mapa do turismo europeu de inverno está a ser reescrito pelas alterações climáticas
Impacto económico estimado em 5,3 mil milhões de euros e uma audiência global prevista de três mil milhões de pessoas
É tempo de olhar para o consumo de filmes em sala. Para o encerramento de cinemas. Inviabilidade económica? Modelo de negócio ultrapassado? Em 2025, as salas perderam um milhão de espetadores face a 2024. Mas há outros números a que importa dar atenção.
Nos próximos cinco anos, a imensa constelação de obras do Beaubourg dissemina-se por diversos espaços em França, Europa e Ásia. Convite à viagem e à (re)descoberta do seu importante espólio.
O líder supremo do regime quer uma resposta dura aos protestos que se espalham por todo o país, mas o atual presidente, um reformista, não está de acordo.
O Congresso está a rodear o presidente de um cerco em redor das decisões da Casa Branca, ao mesmo tempo que o secretário de Estado Marco Rubio tenta um discurso menos radical.
Relação tensa com petrolíferas dos EUA pode complicar planos de Trump para o país latino, aponta o especialista em energia António Costa Silva. Investimento na Venezuela “tem incógnitas a mais”, com falta de estabilidade política e risco de uma guerra civil.
Para os dinamarqueses e para os europeus, a pergunta não passa de um disparate. Mas há quem se tenha dado ao trabalho de fazer contas, que o ‘Finantial Times’ carimbou com a sua chancela.
Aipex e Everwood assinaram um contrato de intenção de investimento num projeto integrado na indústria de celulose e papel em Angola, a ser implementado nas províncias de Benguela e Huambo.
Augusto Mateus alerta para os movimentos pendulares, que inflacionam a riqueza contabilizada na região de Lisboa. E para as divisões administrativas, pensadas em fundos estruturais, que deixaram a capital com o “fillet mignon” estatístico. Ainda assim, Lisboa acabou por crescer menos do que o resto do país nos últimos 20 anos.
António Manzoni e José Félix Ribeiro escreveram dois ensaios sobre os desenvolvimentos económicos do país desde o 25 de Abril, juntando-se a outros três livros da série “Três séculos de economia portuguesa”, da editora Guerra & Paz. A transição para a democracia ocupou boa parte da conversa com o Jornal Económico.
Co-chair do Conselho Europeu de Habitação Acessível afirma ao JE que existe um aumento do “risco de contestação/impugnação”, caso a medida seja demasiado “ampla ou ambígua”.
O chamado “choque fiscal” incide sobre vários impostos — IVA, IRS, IRC, IMT e IMI — e abrange famílias, empresas e investidores institucionais. Veja aqui as medidas que o Governo quer implementar para travar a crise na habitação.
O volume de empréstimos das empresas sempre foi superior ao dos depósitos, mas em outubro houve inversão. Presidente do Banco de Fomento quer que a rentabilidade seja usada para investir.
Dinamismo evidenciado pela economia prolongou-se para o quarto trimestre, dando força à projeção da CIP de um avanço entre 1,8% e 1,9%. Investimento deve ajudar este ano.
No dia 8 de janeiro de 1986, há quarenta anos, Portugal participou pela primeira vez na reunião do Comité de Representantes Permanentes da Comunidade Económica Europeia (CEE), instância charneira do processo de partilha de soberania inerente à transferência de competências para o plano comunitário