Skip to main content

Os 50 Mais Ricos de 2025: Só cinco famílias detêm mais de 17 mil milhões de euros

Os cinco primeiros lugares do ranking dos Mais Ricos da Forbes Portugal, que equivalem a quase 17 mil milhões de euros, continuam a ser dominados pelas famílias Amorim, Soares dos Santos, Guimarães de Mello, Azevedo, e conta agora conta com uma nova entrada, a de Dionísio Pestana, dono do Grupo Pestana. Os primeiros 25 da lista de 2025 controlam 37,8 mil milhões de euros de património.

A revista Forbes Portugal acaba de lançar mais uma edição do seu estudo anual sobre o valor das maiores fortunas nacionais. Esta análise jornalística revela que as 50 famílias mais abastadas do país são donas de um património conjunto avaliado em mais de 47,7 mil milhões de euros, uma fortuna que equivale, em termos comparativos, a cerca de 16,5% do PIB nacional de 2024. A fortuna acumulada dos 50 clãs aumentou 2,7 mil milhões de euros em 2025, face às avaliações registada na edição de 2024 (ver metodologia aplicada nas avaliações na caixa anexa). No final de 2025, só os cinco primeiros lugares do ranking detinham um património -sobretudo empresarial - próximo dos 17 mil milhões de euros. Já a shortlist das 25 famílias mais poderosas está avaliada em qualquer coisa como 37,8 mil milhões de euros.
O Top 5 da lista da Forbes Portugal tem-se mantido muito estável nos últimos tempos. A família Amorim lidera há vários anos a tabela – desde que Américo Amorim destronou Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos, na década de 2000 – tendo esta edição sido avaliada em cerca de 5,84 mil milhões de euros. A família é a única presente na lista da Forbes Internacional, posicionando-se no 562º lugar, a nível mundial, na data usada para todas as avaliações, o dia 2 de dezembro de 2025. Maria Fernanda, viúva de Américo Amorim e as filhas Paula, Marta e Luísa, mantêm-se, mais um ano, e sem qualquer surpresa, na liderança dos maiores patrimónios nacionais.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico