Capa
Nº 2318 | 19 Setembro 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Opinião
Ensaio
Última

O presidente-executivo da Ryanair considera que as filas na fronteira nacional no aeroporto de Lisboa são uma “vergonha para Portugal. O longo tempo de espera para os passageiros é inaceitável. Foi assim todo o verão”.

Unidade vale 450 milhões. Decisão final será tomada em dezembro. Já houve conversas com potenciais clientes, como marcas automóveis europeias ou fabricantes chineses de baterias.

Depois de quatro anos a trabalhar no licenciamento, a autorização chegou no início de 2025, mas um processo em tribunal arrisca derrotar um projeto de cinco mil milhões.

Companhia irlandesa apresentou ambicioso plano de expansão em Portugal que permitiria quase dobrar o número de passageiros face à TAP, mas 5 meses depois Governo ainda não respondeu.

Alemães e italianos em parceria com Iscte vão testar fibra ótica multinúcleo no Metro de Lisboa. Iniciativa posiciona Europa na corrida global com EUA e Japão pela certificação da tecnologia.

Indústria aterrou em força na capital e deixou um assinalável impacto económico. CEO do evento que trouxe 30 mil pessoas a Portugal não costuma dar entrevistas mas disse ao JE que quer manter o evento em Lisboa mas precisa de apoio do Governo. E dá a Web Summit como exemplo.

Nasceu em Lisboa o primeiro fundo europeu dedicado a startups early stage de tecnologia desportiva. Tem um alvo de cinco milhões de euros e o objetivo é construir um portefólio de 25 a 30 startups.

Empresa assume que passou por um período de “transformações profundas”, e acredita que voltar a estar entre as principais cotadas da bolsa de Lisboa revela confiança dos investidores.

Promotora AEDAS Homes emparceria com a LandCo, empresa do Banco Santander já vendeu mais de 80% dos primeiros 116 apartamentos a clientes residentes em Portugal.

Empresa Digitalsign apresentou queixa formal ao Ministério Público e ao Gabinete Nacional de Segurança contra a Ordem dos Contabilistas Certificados, que rejeita qualquer ilegalidade.

David Moita CEO e acionista da seguradora RNA tem a participação de 21% à venda e a seguradora do Crédito Agrícola está bem posicionada para reforçar acima dos atuais 20%.

Autárquicas : Mais de 400 mil carros entraram e saíram da capital no ano passado apesar dos passes mensais a 40 euros e das viagens grátis para os mais jovens. Tirar automóveis da cidade depende de menos incentivos ao estacionamento e de mais corredores só para transportes públicos.

A empresa portuguesa é uma boutique de café que produz 350 milhões de cápsulas por ano na fábrica da Azambuja e exporta para todo o mundo. Com uma faturação de 13,2 milhões de euros, apresenta um cardápio personalizado e desenhado à medida de cada cliente.

Palácio Duques de Cadaval, em Évora, apresenta ‘Insiders/Outsiders?’, Artistas Aborígenes Australianos e Artistas Marroquinos de Essaouira, da Coleção da Fundação Yannick e Ben Jakober. Uma viagem iniciática que nos revela a invenção do mundo e da natureza.

O Pavilhão de Portugal na Expo Osaka, desenhado por Kengo Kuma, é finalista em cinco categorias do World Expolympics. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 23 de setembro, no Pavilhão dos EUA.

Raramente se fala nos casos de sucesso de imigrantes bem integrados na sociedade portuguesa. Safaa Dib é um deles. O seu primeiro livro é sobre a sua família, o seu percurso e o que é ser luso-libanesa. E lisboeta.

Uma das óperas mais populares de sempre, “La Bohème” é não só intemporal como nos dá um extraordinário retrato da vida de artistas e boémios. Numa elogiada encenação de Franco Zeffirelli.

Paulo Rios, administrador da AICEP, recomenda que as empresas portuguesas não abandonem totalmente o mercado norte-americano. A convicção, que merece dúvidas, é que o ‘trumpismo’ não sobreviverá a Trump.

A maioria dos analistas não vê margem para que o tribunal - ainda por cima de maioria republicana - vá contra a vontade de Donald Trump.

Entre promessas de reconhecimento da Palestina e reticências face à proposta de sanções contra o Estado hebraico, os 27 arriscam continuarem a ser uma inexistência face ao conflito.

Aumentar a produção, capturar maior valor na cadeia do negócio, cativar investidores estrangeiros e afirmar-se internacionalmente no setor. O plano angolano para liderar nos diamantes está em marcha.

Da esquerda à direita, partidos condenaram atitute do líder do Chega de aparecer no protesto de imigrantes - uma “provocação deplorável” de um “incendiário”, criticaram.

Pela quarta vez o presidente norte-americano, Donald Trump, volta a adiar o prazo para o cancelamento da rede social chinesa, TikTok, no país, mas desta vez é porque há um possível acordo à vista.

Linha de financiamento de 1,3 mil milhões acordada com o Banco Europeu de Investimento será complementado com verbas do OE que o Governo deseja “colocar o mais rápido possível ao serviço do país”.

Chega vai redigir parecer da audição de Santos Pereira para governador Sucessor de Centeno diz que será “ferozmente” independente, deixa avisos ao governo e críticas a Mário Centeno.

Não sou um especialista em IA mas leio e assisto a todas as conferências que consigo.

Ministra do trabalho diz não ter razões para duvidar do “diálogo construtivo” com os parceiros sociais e aproveitou para sublinhar normas do anteprojeto que não têm merecido “atenção” dos sindicatos.

O novo membro da Fed, indicado por Trump, queria uma descida maior do que a que foi aprovada. Maior controlo pela Casa Branca ameaça independência do banco central dos EUA.

Na véspera do banco central americano começar a cortar os juros, Trump conseguiu nomear mais um aliado para o conselho da Fed, mas não conseguiu despedir a governadora Lisa Cook. Trump avança para o Supremo.

Criação de regime tributário para empresas com volume de negócios mais reduzido é uma das conclusões da unidade de missão, coordenada pela CIP, a apresentar na próxima semana ao Governo.

A Reserva Federal americana optou por iniciar um ciclo de flexibilização moderado, ajustando a política monetária sem provocar pânico nos investidores.

O sector do turismo, analisado numa óptica global, integrando hotéis, alojamentos turísticos, restaurantes, transportes e animação turística, aproxima-se, perigosamente, do valor de 20% do PIB.

Está neste momento em discussão na concertação social uma proposta apresentada pelo governo no sentido de introduzir algumas alterações relevantes à legislação laboral.

Portugal obteve nova subida do rating da dívida pública, no dia 12, e isso é uma boa notícia que merece reflexão sobre resultados, consistência e estratégia. A agência de notação financeira Fitch melhorou a notação da República de “A-” para “A” e prevê que haja estabilidade nessa medição do risco-país.

A recente visita do primeiro-ministro, Luís Montenegro, à China, não foi um mero ato diplomático de circunstância, foi o ponto de inflexão que confirmou a maturidade e a ambição de uma parceria estratégica que celebra este ano as suas duas primeiras décadas.

Antecipando o demorado bocejo de quem inicia a leitura de um texto sobre o próximo Orçamento do Estado, arranco lembrando um banho de imersão que entrou na história. Ele trata de volume e riqueza, desafios e inovação, trabalho e palavras, mais ou menos os conteúdos que se aproveitam desse calhamaço que os governos entregam na Assembleia da República todos os meses de outubro.

Telmo Ferreira é Head of Country da Klépierre Portugal desde 2015.