Skip to main content

Ações em máximos com Fed a impulsionar sentimento

A Reserva Federal americana optou por iniciar um ciclo de flexibilização moderado, ajustando a política monetária sem provocar pânico nos investidores.

Os mercados reagiram em alta à decisão da Reserva Federal, interpretando o corte de 25 pontos base como um sinal de cautela e confiança, e não de alarme. Um corte mais arrojado, de 50 pontos, poderia ter transmitido preocupação excessiva com a economia e alimentado receios de recessão. Assim, a Fed optou por iniciar um ciclo de flexibilização moderado, ajustando a política monetária sem provocar pânico nos investidores.
Na reunião de 17 de setembro de 2025, a Reserva Federal dos EUA cortou a sua taxa diretora em 25 pontos base, fixando o intervalo das Fed Funds Rate em 4,00%-4,25%. A decisão foi acompanhada pela habitual divulgação trimestral das novas projeções económicas e também pela declaração que marca o início de um ciclo de flexibilização monetária moderada, num contexto em que a economia continua resiliente, mas dá sinais de abrandamento, sobretudo o mercado de trabalho.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico