Capa
Nº 2296 | 04 Abril 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Conferência
Última

Para além de contar com mais multimilionários, as fortunas destes aumentaram em 2025. Como foi o caso de Maria Fernanda Amorim, que viu a fortuna crescer 186 milhões

Atlante defende que mudanças não podem os premiar quem ficou à margem, como a Tesla. “Seria injusto” para cumpridores.

A Controlauto soma duas aquisições no país vizinho e já estuda as próximas. Companhia prevê disparo acima de 50% do volume de negócios em três anos para 100 milhões de euros. Pelo caminho, já se tornou na quarta maior operadora ibérica de centros de inspeção auto.

A inspeção a motociclos nunca saiu do papel. Controlauto deixa críticas à decisão, defendendo necessidade de inspeções por segurança, emissões e ruído.

O banco angolano, detido em 22,5% pelo BCP, propõe-se, até 2028, a captar clientes que não estão bancarizados, ao mesmo tempo que aposta na digitalização.

Depois do CEO da Ageas, que quer entrar na cadeia de valor da saúde, ter dito que olhava para todas as oportunidades, a dona da Luz Saúde diz que procuram parceiros da saúde e não companhias de seguros concorrentes.

Pedro Henriques adianta ao JE que a Siemens poderá admitir mais 200 pessoas este ano e explica a estratégia que permite recrutar com êxito num contexto de escassez de recursos qualificados.

Luís Augusto, presidente da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting diz que é preciso dar ao leasing imobiliário os mesmos incentivos que são dados ao crédito à habitação, para que este financiamento alternativo possa crescer em Portugal.

A FIFA baralhou os calendários, as férias dos jogadores, a pré-época dos clubes e até irritou patrocinadores. Com muito dinheiro em jogo, resta saber quão prejudicada vai ficar a planificação de 2025/26 para FC Porto e SL Benfica.

O novo cenário condiciona a atuação da Fed e uma série de economias à escala global, com receios de estagflação.

Deputados independentes recomendam à autarquia criar um regulamento para os hotéis, à semelhança do que já existe no Alojamento Local. Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, diz que a exigência “não tem fundamento”. Administrador do Vila Galé concorda e diz que é “prematuro” avançar com restrições: com a atual limitação do aeroporto, a previsão para os próximos dez anos na capital será de “estagnação” no número de turistas.

Os alunos finalistas do concurso “Geração €uro” dominam os temas relacionados com o Banco Central Europeu. Política expansionista, taxas de juros, inflação ou deflação são conceitos que discutem com confiança e criatividade.

Coimbra recebe “A Fábrica das Sombras”, um acontecimento sísmico com a assinatura da dupla canadiana Janet Cardiff e George Bures Miller. Mais um marco na história do Anozero, que volta a inscrever a cidade no panorama internacional da arte contemporânea já a partir de 5 de abril.

Teresa Paixão acredita no poder da televisão enquanto elevador social. A diretora da RTP2 prefere tónicos a panaceias, por isso, continua a arriscar programas que “divirtam e ponham as pessoas a pensar. Com prazer”.

Estreia na Broadway a adaptação do filme “Good Night and Good Luck”, escrito por George Clooney e Grant Heslov. O ‘timing’ não podia ser melhor. Basta substituir McCarthismo por Trumpismo e temos a parábola certa.

Negociação de um acordo entre o Japão e os EUA implicava que o setor automóvel seria salvaguardado das novas tarifas. Mas não foi. Acordo pode agora ser feito com a China e a Coreia do Sul.

Considerada um dos braços da CIA na Guerra Fria, a Radio Free Europe/Radio Liberty arrisca fechar por cortes do financiamento norte-americano. Escudo judicial travou Trump, mas futuro da estação permanece incerto.

Clarence Thomas terá recebido mais de 4,5 milhões de euros em prendas enquanto juíz do Supremo Tribunal, especialmente de um bilionário que financia os republicanos. Os democratas queriam um código ético mais assertivo, mas a mudança de poder inviabiliza-o.

A ministra da Juventude e Modernização quer usar a digitalização para tornar o Estado mais eficiente e menos burocrático e apostar na inteligência artificial, com metas. Considera que estas são ambições transversais, que devem incluir todo o Governo, a administração pública, as empresas, a academia e as pessoas. E todas as políticas, como a redução de impostos, para atrair talento e investimento.

O minério disparou 19% entre janeiro e março, o que significa que registou o melhor trimestre em quase 40 anos. Na sequência das novas tarifas, porém, as negociações voltaram a recuar.

A maior fatia dos empregos corre baixo risco de automação, mas falta-lhe potencial para ser alavancada pela IA. Requalificação é fundamental para a economia ficar mais tecnológica e pagar melhores salários.

Portugal, a par de Espanha, entra no top 3 dos países da UE com maior taxa de economia não registada, ficando apenas atrás da Grécia (36%) e Itália (31%). O país permanece 6 pontos percentuais acima da média da UE, conclui estudo do Centro de Investigação Económica e Política (CEPR).

Estudo aponta para valor máximo anual de 16 mil milhões de euros em recuperação de receitas fiscais. Admitindo que o impacto máximo só ocorre passados oito anos, i.e. duas legislaturas, isso significa que a receita arrecadada tem um valor médio de dois mil milhões/ano.

A principal promessa eleitoral de Trump fica cumprida, mas a contrapartida são 70 anos de confiança nas regras comerciais globais. UE tenta negociar, mas com respostas já prontas, e, por cá, vários setores já fazem contas.

A medida é das mais contestadas de todas as que foram tomadas desde que Trump regressou à Casa Branca.

As tarífas recíprocas anunciadas por Donald Trump na quarta-feira aumentaram os receios que já existiam sobre as economias globais. Oresultado foi uma hecatombe, desde as bolsas às criptomoedas, passando pelas divisas.

O México até escapou ao anúncio desta semana de Trump, mas as ameaças recorrentes minam a confiança mexicana no vizinho do Norte.

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo dá razão à Autoridade Tributária que defende condições mais apertadas para que os promotores possam beneficiar da taxa reduzida de 6% de IVA nas empreitadas de reabilitação urbana. Regra será esta a partir de agora, mas o fisco também pode tentar rever processos em que saiu perdedor nos últimos quatro anos.

O BdP e a Agência para a Modernização Administrativa foram alguns dos alvos das buscas da megaoperação da PJ por suspeitas de crimes na aquisição de serviços de TI. Há vários arguidos.

Recuperação do mercado de fusões e aquisições continua adiado. Números de março da TTR Data apontam para quebra homóloga de 55% no volume de negócios, menos 643 milhões.

“A Europa não pode continuar a viver na ilusão de que a paz é garantida por inércia ou por terceiros.”

Os setores da Banca e Seguros são líderes na adoção desta tecnologia face a outras indústrias, sublinhou o Keynote Speaker da AI Summit 2025.

A tecnológica portuguesa considera que, apesar do atraso na utilização, as empresas acreditam que a IA pode ser importante para dar um salto na competitividade.

Inovação e direitos fundamentais devem estar nos dois pratos da balança quando o tema é a regulação da Inteligência Artificial. Este foi um dos aspetos em debate na AI Summit 2025.

É fulcral continuar a inovar para encontrar soluções que se adequem, defenderam os oradores sobre como a IA está ao alcance das empresas.

Luís Menezes é, desde outubro de 2024, o CEO do Grupo Ageas Portugal sucedendo ao belga Steven Braekeveld