Skip to main content
Capa
Nº 2198 | 19 Maio 2023
Edição nº 2198
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial
Como O turismo procura ganhar vantagem sobre a concorrência
Como O turismo procura ganhar vantagem sobre a concorrência
Com receitas anuais de 529 milhões de euros, em 2022, o turismo tem sido um dos motores económicos da Madeira. Num sector competitivo saiba quais são as estratégias que a Região tem utilizado para atrair clientela. Por Ruben pires e bianca marques
“Temos de criar medidas eficazes para captar e reter recursos humanos no país”
“Temos de criar medidas eficazes para captar e reter recursos humanos no país”
O presidente da ACIF-CCIM alerta que a falta de recursos humanos qualificados pode travar investimento. O aumento dos custos da energia, a subida das taxas de juro, a escassez de matérias primas e a inflação têm sido fatores de instabilidade para as empresas da Região.
Invest Madeira  centra foco na internacionalização
Invest Madeira centra foco na internacionalização
A Invest Madeira tem também sob o seu raio de ação a aberturade novos mercados e a promoção da diplomacia económica externa da Região Autónoma da Madeira.
MAR na elite europeia à procura do top 10 mundial
MAR na elite europeia à procura do top 10 mundial
O Registo Internacional de Navios da Madeira tem 919 embarcações registadas o que o torna o terceiro maior da União Europeia, o quarto europeu e o coloca no Top 13 mundial.
Lusofonia
João Lourenço quer apostar na defesa e segurança
João Lourenço quer apostar na defesa e segurança
O presidente angolano defende que Angola deve diversificar a sua cooperação e as suas parcerias também no domínio da defesa e da segurança. É uma espécie de preparação para a nova ordem mundial, onde o continente africano quer ter uma palavra a dizer.
Primeira Mão
Salário do CEO da TAP leva  à demissão do presidente  da comissão de vencimentos
Salário do CEO da TAP leva à demissão do presidente da comissão de vencimentos
Governo prometeu salário de 504 mil euros por ano ao novo CEO Luís Rodrigues, mas a comissão de vencimentos propôs 420 mil. Tiago Aires Mateus apresentou ontem a demissão, justificando-a com “razões pessoais”.
Ex-adjunto e chefe de gabinete  divergem nas versões apresentadas à CPI
Ex-adjunto e chefe de gabinete divergem nas versões apresentadas à CPI
Frederico Pinheiro e Eugénia Correia responderam aos deputados durante mais de 12 horas. Contradizem-se sobre o que terá ocorrido nas instalações do Ministério a 26 de abril. Da TAP, pouco se falou.
Galamba: “Não há duas versões, há uma história com factos  e testemunhas”.
Galamba: “Não há duas versões, há uma história com factos e testemunhas”.
Galamba recusa ligação ao caso de Alexandra Reis. Considera “normal” reuniões preparatórias antes de audições parlamentares e realça “preocupação com o computador do ex-adjunto. Diz que “não há duas versões, há uma história com factos e testemunhas”.
Economia & Política
PSD traça ‘linha vermelha’ no arrendamento coercivo
PSD traça ‘linha vermelha’ no arrendamento coercivo
Arranca esta sexta-feira aquele que promete ser um dos debates mais acesos dos últimos tempos na Assembleia da República. No centro da mesa estará o pacote ‘Mais Habitação’ apresentado pelo Governo em fevereiro. E o maior partido da oposição, o PSD, já sinalizou como ‘linha vermelha’ o arredamento coercivo.
Ainda falta portaria para desbloquear pagamento  das despesas do teletrabalho
Ainda falta portaria para desbloquear pagamento das despesas do teletrabalho
Três anos após o arranque da pandemia, persistem as dúvidas sobre a compensação devida ao trabalhador pelo aumento dos custos resultante do teletrabalho. Nova lei traz potencial solução, mas falta definir teto da isenção de IRS.
Estado sem pedidos para pagamento de despesas  de teletrabalho
Estado sem pedidos para pagamento de despesas de teletrabalho
Apesar de cerca de 21 mil funcionários públicos estarem em teletrabalho, o Estado não recebeu, até ao momento, qualquer pedido de pagamento da compensação relativa às despesas adicionais decorrentes desse regime. Desde 1 de maio que o Código do Trabalho diz que pode ser fixado entre o empregador e o trabalhador um valor para esse apoio, sem ser preciso que este último apresente faturas, o que deverá ser aplicado à Administração Pública. Não é certo, contudo, quando tal acontecerá. O Governo atira a questão para a revisão do acordo de carreiras gerais que será feita no horizonte da legislatura, mas os sindicatos alertam que esperar até 2026 “é muito tempo”. “Não há razão nenhuma para haver trabalhadores a duas velocidades”, defende José Abraão, da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), referindo-se às diferenças entre os trabalhadores do privado e os do sector público.
Zona euro escapa à estagnação com desemprego em mínimos  e apesar do peso dos juros
Zona euro escapa à estagnação com desemprego em mínimos e apesar do peso dos juros
O aperto monetário do BCE irá criar dificuldades acrescidas na zona euro, sobretudo num país com grande exposição a taxas variáveis como Portugal, mas o emprego continua a dar suporte à economia, que conseguiu crescer marginalmente no primeiro trimestre.
“Diferença entre empresas não vai ser IA; vai ser  a cultura e as pessoas”
“Diferença entre empresas não vai ser IA; vai ser a cultura e as pessoas”
Jay Barney, referência mundial da gestão estratégica, defende o valor da cultura e relações pessoais no contexto empresarial e aponta aspetos determinantes para o empreendedorismo.
Mundo
Segunda volta das presidenciais sem qualquer definição
Segunda volta das presidenciais sem qualquer definição
Com as sondagens - de que agora todos duvidam - a serem incapazes de definir qual é o nome do próximo presidente, a corrida à cadeira da presidência vai manter-se em aberto até que, a 28 de maio, os resultados reais sejam finalmente conhecidos.
Depois dos Patriot  e dos Leopard 2, é a vez do F16 rumarem à guerra na Europa
Depois dos Patriot e dos Leopard 2, é a vez do F16 rumarem à guerra na Europa
O Reino Unido e a Holanda querem que a Ucrânia compre caças F16. Mas, para já, a Casa Branca não parece apoiar a sugestão.
Advisory
Advogados santomenses esperam novidades sobre  o petróleo ainda em 2023
Advogados santomenses esperam novidades sobre o petróleo ainda em 2023
Depois de ser confirmada a existência de hidrocarboneto no arquipélago, o bastonário de São Tomé e Princípe diz ao JE que nos próximos meses saber-se-á se tem dimensão comercial.
Universidades & Emprego
“Vamos crescer o justo  e necessário e pararemos aí”
“Vamos crescer o justo e necessário e pararemos aí”
O presidente da EIA, detentora da Atlântica - Instituto Superior Universitário, assume que o crescimento tem um limite, chama a si a responsabilidade pela business school e congratula-se pelo melhor resultado de sempre em 26 anos.
Empresas & Mercados
“Ocenário é muito positivo  para a China. Covid já é passado”
“Ocenário é muito positivo para a China. Covid já é passado”
A Allianz acredita que a recuperação chinesa após a pandemia vai ser gradual. Empresas mais focadas no mercado interno sairão mais beneficiadas do que companhias dedicadas à exportação. Sector tecnológico asiático surge como um dos mais promissores.
Índices acionistas perto de máximos
Índices acionistas perto de máximos
Nasdaq 100 em máximo dos últimos 10 meses e DAX muito perto da alta histórica de 16.290 pontos no dia 18 de novembro de 2021.
Banco de Moçambique põe “inspetor” dentro do BCI e rejeita CEO
Banco de Moçambique põe “inspetor” dentro do BCI e rejeita CEO
O banco central moçambicano nomeou um “inspector residente” para o banco que é detido pela CGD e pelo BPI. A CGD propôs nome de Carlos Albuquerque para CEO do BCI, mas o supervisor chumbou. Carlos Albuquerque foi responsável pela supervisão prudencial do BdP.
Azul quer mais portugueses a voar para o Brasil
Azul quer mais portugueses a voar para o Brasil
A companhia aérea brasileira tem a ambição a prazo de reforçar a rota para Lisboa. Coloca-se fora de processo de privatização da TAP e diz que dívida de 189 milhões de euros do Estado português é uma questão para os advogados.
Governo escolhe vencedor da Efacec na próxima semana
Governo escolhe vencedor da Efacec na próxima semana
A Parpública já entregou ao Governo a hierarquia das propostas para a compra de 71,73% da Efacec, mas o Ministério das Finanças pediu esclarecimentos adicionais aos interessados e por isso adiou uma semana a escolha do vencedor.
Pepco entra em força no país e investe até  18 milhões em 30 lojas
Pepco entra em força no país e investe até 18 milhões em 30 lojas
Empresa polaca tem como objetivo a abertura de entre 30 a 40 espaços por ano em Portugal. “O segredo e o poder da Pepco é que podemos ir para qualquer lugar”, refere a diretora da retalhista.
Última
Economistas debatem desafios das relações ibéricas a 24 de maio
Economistas debatem desafios das relações ibéricas a 24 de maio
As relações comerciais entre Espanha e Portugal será um dos temas em debate no Seminário Ibérico de Economistas que tem lugar a 24 de maio. Evento conta com o JE como media partner.
ESG e o seu papel nas finanças sustentáveis debatido em podcast do JE
ESG e o seu papel nas finanças sustentáveis debatido em podcast do JE
Alice Khouri, advogada e professora universitária de Energia e Regulação, é a segunda convidada desta série de oito episódios do podcast “Descomplicar as Finanças Sustentáveis”.
PJ analisa se houve mexidas no computador de ex-adjunto após entrega ao SIS
PJ analisa se houve mexidas no computador de ex-adjunto após entrega ao SIS
Perícia informática vai rastrear eventuais apagões ou mexidas no computador de ex-adjunto de Galamba após entrega ao SIS e até chegar às mãos da PJ. Eventual mexida constitui obstrução à justiça.