Skip to main content
Autor
Isabel Patrício
Jornalista
ipatricio@jornaleconomico.pt
Notícias
Ainda há quase dez mil empregos abertos para refugiados ucranianos
Em quatro meses, foram celebrados 4.241 contratos de trabalho com refugiados ucranianos, estando ativas hoje mais de 9.600 ofertas de emprego. Língua e disponibilidade para o trabalho têm sido barreiras.
“Não me choca que haja ajustamentos salariais à inflação”
Na atual conjuntura, Teixeira dos Santos diz o Estado não pode corrigir o comportamento dos mercados. Sobre os salários, diz que não vê perigo em eventuais ajustamentos em linha com a inflação.
Espanha também vai relaxar regras dos vistos para atrair trabalhadores
Escassez de trabalhadores na indústria, agricultura e turismo levou Governo espanhol a rever regras de entrada de estrangeiros.
Crise ainda não chegou aos despedimentos coletivos
A inflação e a guerra já pesam nas contas das empresas, mas o número de trabalhadores a despedir ou despedidos, no âmbito de processos de despedimento coletivo, caiu, até abril. Escassez de mão-de-obra ajuda a explicar.
Empresários elogiam facilitação de vistos, mas pedem celeridade
Da agricultura ao turismo, passando pela indústria, a reação é comum: as mudanças aos vistos anunciadas pelo Governo são importantes para mitigar falta de mão-de-obra, mas é preciso que processos sejam ágeis.
Governo admite facilitar subsídio de desemprego
O Governo está a ponderar permitir o acesso ao subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica, mesmo que não tenham a totalidade do período mínimo de descontos.
Ver mais
Aguarde