Skip to main content
Autor
Isabel Patrício
Jornalista
ipatricio@jornaleconomico.pt
Notícias
Economia abranda, mas desemprego resiste
A economia voltou a desacelerar no terceiro trimestre, mas o mercado de trabalho parece estar a resistir. Inflação já pressiona empregadores, mas desemprego mantém-se em níveis baixos.
Nómadas digitais “contribuem para a descentralização”
Não têm uma casa permanente, mas comunidades nas quais passam temporadas a trabalhar remotamente: os nómadas digitais têm Portugal na mira, e prometem dinamizar a economia.
Afinal, pensão de mil euros vai subir mais 60 euros do que o previsto
Tanto a inflação que conta para o aumento das pensões, como o crescimento económico superaram as expectativas, obrigando o Governo a atualizar as pensões acima do que estava previsto.
55 mil querem vir trabalhar para cá, mas “não bastam”
Cerca de 55 mil estrangeiros mostraram interesse em vir procurar trabalho em Portugal. É um “número animador, mas escasso”, dizem os patrões. Escassez de pessoal é transversal aos sectores e já se oferecem salários mais elevados.
Quase metade da receita total de IRS é paga pelos 5% mais ricos
Metade dos contribuintes não paga IRS, por não ganhar o suficiente. Assim, cerca de 48% da receita vem dos 5% mais ricos.
Inspeção tributária com mais informação sobre empresas
Acesso ao Registo do Beneficiário Efetivo será alargado para efeitos de inspeção tributária. Esta foi uma das alterações propostas pelo PS ao OE, a par nomeadamente da isenção do imposto de selo na renegociação do crédito da casa.
Ver mais
Aguarde