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“Diferença entre empresas não vai ser IA; vai ser a cultura e as pessoas”

Jay Barney, referência mundial da gestão estratégica, defende o valor da cultura e relações pessoais no contexto empresarial e aponta aspetos determinantes para o empreendedorismo.

Adaptabilidade, relações interpessoais e uma boa dose de teimosia: mais do que tecnologia ou planeamento, estes são os fatores determinantes na construção de uma vantagem competitiva no mundo empresarial atual, advoga Jay Barney, professor universitário norte-americano especialista em gestão estratégica. Esta é uma realidade particularmente observável nos EUA, que vivem a sua “era de empreendedorismo”, mas que se verifica cada vez mais no resto do mundo, incluindo na Europa, à boleia de casos emblemáticos de sucesso empresarial.
A inovação e as novas ferramentas e tecnologias que tem trazido para o serviço das empresas promete ser um processo revolucionário para as economias mundiais, perspetivando-se nova revolução industrial e uma alteração profunda da forma como as organizações funcionam e trabalham. No entanto, estes aspetos conferem apenas vantagens comparativas temporárias entre concorrentes, à medida que a tecnologia se propaga, pelo que uma diferenciação real deve assentar em aspetos de mais difícil replicação.

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