Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 1989 | 17 Maio 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Desporto
Última
Lu Hao, ministro dos Recursos Naturais da China, acompanhado pela ministra Ana Paula Vitorino, vai hoje conhecer o projeto e o local do novo terminal de contentores, que os chineses querem integrar na ‘Rota da Seda’.
Na guerra no BCP, em 2007, Pinhal alertou direção de auditoria para uma “anormal coincidência” entre o crédito aos acionistas apoiantes de Teixeira Pinto e a entrada daqueles nos órgãos sociais. “Foi feita uma análise faz de conta”, diz. BdP foi informado.
MP assegura que não deixará de analisar todas as questões criminalmente revelantes. Créditos ruinosos concedidos a empresário estão na mira da PJ.
Ministro das Finanças defende fórmula alternativa que tenha em conta o défice e os impostos futuros. Especialista em Direito Fiscal não concorda.
Análise aos manifestos eleitorais dos principais partidos permite concluir que os da CDU (através do PEV), BE e PSD são os mais extensos e ambiciosos relativamente às questões ambientais. O do PS é minimalista e o do CDS-PP resume-se quase a uma frase.
A nova Lei de Programação Militar permitirá reequipar as Forças Armadas, admitiu o almirante Silva Ribeiro em Lisboa, na SEDES, na apresentação do tema “As Forças Armadas no século XXI: Perspetiva Estratégica”.
Os 27.087 militares existentes no Exército, na Marinha e na Força Aérea são insuficientes para as responsabilidades assumidas por Portugal.
O evento vai juntar líderes empresariais de todo o mundo para inspirar estratégias de liderança que impulsionem a evolução das organizações.
Ex-líder do Partido Socialista Europeu aponta as quatro crises que abalaram a Europa em simultâneo e admite que os responsáveis não aprenderam a lição. Mas elogia o “trabalho magnífico” de Portugal.
Partidos de Marine Le Pen e de Matteo Salvini lideram vaga que vai alterar paisagem política em Estrasburgo. Mas sem contribuição portuguesa.
Ao cabo de seis semanas e de sete dias de votação (ainda falta um), os indianos estão prestes a saber se Narendra Modi continuará a ser o primeiro-ministro ou se as eleições reservam surpresas, que nenhuma sondagem ou analista anteciparam, naquela que é chamada a maior democracia do mundo.
Em 2018, a dívida caiu 1.142,4 milhões, após reduzir mais 900 milhões em 2017. O CEO, Miguel Campos Cruz, sublinha baixa dos juros de 4,25% para 3,5%.
Desafio do 5G e necessidade de separar os negócios das telecom coloca setor das telecomunicações em pré-reestruturação. As contas trimestrais ainda não registaram variações significativas.
Uma startup de Braga e uma telecom de Leiria fizeram um acordo para entrar no mercado residencial de distribuição de vídeo e televisão digital por intenet, o designado OTT.
Vinho do hipermercado ‘x’, chocolates do supermercado ‘y’ e um saca-rolhas da loja ‘z’, entregues em casa à hora combinada. Que tal?
Lisboa vai receber 1.500 delegados de 70 países este mês para debaterem a importância da biomassa no combate às alterações climáticas no mundo.
Entre Alcântara e Belém, junto ao rio Tejo e ao Centro de Congresso de Lisboa, vai nascer o primeiro hotel da cadeia internacional Hyatt em Portugal. Terá 200 unidades de alojamento e deverá abrir em 2020.
Segunda-feira vai ser o novo ‘dia D’ para salvar o Dia da falência. Grupo retalhista opera em Portugal com a marca Minipreço.
O apetite dos investidores por ‘green bonds’ não para de crescer a nível global, embora a regulação continue a ser um desafio. Em Portugal, novos emitentes poderão seguir os passos da EDP e da Altri.
Barack Obama ouvia-o sobre FinTech. Brett King, autoproclamado ‘futurista’ em questões tecnológicas, disse que o impacto da inteligência artificial será “absolutamente” maior que o da internet.
Luís Pereira Coutinho será reconduzido para mais um mandato na liderança executiva do Banco dos Correios.
António Jaime Martins e Isabel da Silva Mendes oficializaram as candidaturas a bastonário(a) na última semana, juntando-se a Guilherme Figueiredo e Luís Menezes Leitão.
Paula Fernandes, ‘senior manager’ da Accenture Technology Portugal, diz que o “Human + Worker” é uma tendência tecnológica nas organizações.
Sete anos depois, o fiscalista não se arrepende de sair da PLMJ para criar a sua firma. E diz que os escritórios do futuro serão grandes sociedades ‘full service’ ou boutiques especializadas como a RFF.
Um ano depois das agressões de Alcochete, Carlos Vieira analisa o atual momento do Sporting e sobre a pespetiva de ser campeão nos próximos anos, admite que “podem sempre existir ‘cisnes negros’”.
Com a Liga a chegar ao fim, SL Benfica e FC Porto, já fazem contas ao dinheiro que vão encaixar com a Liga dos Campeões na próxima temporada. O título de campeão fica decidido este sábado, e só aí, um dos dois clubes vai encaixar 15 milhões de euros da UEFA.
Os lucros da EDP no primeiro trimestre ficaram abaixo do previsto. Menos chuva e menos vento provocaram queda de 13% na produção da elétrica.
O economista Vítor Bento será o orador convidado da próxima conferência do ciclo “Fim-de-tarde com quem sabe na SEDES”, que terá lugar no dia 27 de maio, com o apoio do Jornal Económico.
O Observatório Português de Compliance e Regulatório (OPCR) promove no próximo dia 23 de maio a terceira Conferência Internacional sobre Prevenção e Deteção do Branqueamento, numa iniciativa que conta com o apoio do Jornal Económico, como media partner.