Capa
Nº 2309 | 04 Julho 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Conferência
Última

CEO da DHL Supply Chain no Reino Unido diz ao JE que este é o objetivo para os próximos cinco anos e que conta com Portugal como um dos motores do crescimento.

A nossa Casa é sobre mistério, nenhuma outra marca de luxo possui uma mística tão forte assente na qualidade, valor chave da nossa fundação, e no vínculo emocional: na Hermès, criamos desejo” Alex Dumas, Presidente e CEO da Hermès

Oito países querem taxar jatos privados e bilhetes premium. Empresa portuguesa contesta medida. Especialistas divergem e alertam para impacto e desafios para o setor.

O Grupo Paulo Duarte investiu mais de 10 milhões de euros numa nova base, na Ota, em Alenquer, com a qual vai poupar um milhão de quilómetros de transportes por ano e evitar a emissão de 800 toneladas de CO2.

É a internet fornecida pela Starlink, de Elon Musk, que permite à EDP coordenar os seus robôs solares, que asseguram a manutenção da infraestrutura numa central em localização remota.

Crescimento económico, baixa exposição às tarifas de Trump e estabilidade política estão a contribuir para a BlackRock defender a aposta no investimento em Portugal.

As insígnias Bricomarché, Intermarché e Roady fecharam o ano a atingir um volume de negócios de 3,076 mil milhões de euros, com 10 novas lojas. Para 2025, o grupo pretende ter 15 novas lojas.

A Unbabel contava com a Iberis Capital, sua acionista com menos de 10%, para o processo que tem em curso, mas a operação falhou.

Em abril, Trump anunciou tarifas e provocou fortes quedas, Desde então, o recuar das tensões e a crescente estabilidade no Médio Oriente animaram os mercados. Nova Iorque
é a prova viva.

Principais índices bolsistas norte-americanos responderam ao otimismo dos investidores, que acreditam na pacificação do Médio Oriente.

Candidata do PS à câmara de Lisboa, quer repor as finanças da cidade em ordem, quer regular mais o alojamento local, acabar com o AL ilegal, proibir a vendas de bebidas alcoólicas na rua a partir de determinada hora. Quer menos carros particulares e mais transporte público. E tranquiliza os empresários: nada têm a temer.

A International Sharing School – Madeira tem registado um aumento significativo na procura por parte de famílias norte-americanas interessadas em viver na região

Fundada pela família madeirense Ladeira Santos, a International Sharing School, em Oeiras, tem alunos de 50 países e o valor anual das propinas varia entre os 14 mil euros e os 28 mil euros, consoante o grau de ensino. Funchal e Loulé são outras cidades onde o grupo está presente.

Nos corredores da sede da Orquestra Metropolitana de Lisboa cruzam-se alunos, músicos e professores das três escolas que têm aqui o seu porto de abrigo. Um projeto de características únicas dirigido pelo maestro Pedro Neves. Um “extraordinário coletivo que temos de acarinhar”, diz.

Se o artista italiano Maurizio Cattelan compusesse óperas, seria um cáustico retratista da sociedade. É o que faz sem pautas de música, explorando com irreverência os mais diversos materiais.

Estar aberto e disponível a decifrar a ‘marca’ deste artista norte-americano é mergulhar numa inquietante proposta de relação com o mundo e connosco, que nos pede para sermos cúmplices da sua (re)invenção.

Verdi foi mais longe do que nunca no exotismo musical, nas harmonias e na orquestração para esta trama conflituosa que tem como pano de fundo o Antigo Egito. Para ouvir e vibrar a 15 e 16 de julho no Largo de São Carlos.

Os Estados Unidos estão a tentar gerir os stocks das suas próprias armas, o que determinou um abrandamento dos fornecimentos. Boas notícias para Moscovo.

A 8ª edição do EurAfrican Forum 2025, evento anual promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, será encerrada com a ‘Conversa com os Presidentes’ – entre o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da República de Angola, João Lourenço.

Estado angolano abriu concurso para a privatização de hotéis das redes UI e BINA, na modalidade de gestão e exploração com opção de compra.

Os países emergentes querem deixar o dólar para trás e apostar no multilateralismo. Mas não para já, pelo menos no que tem a ver com o primeiro ponto:as tarifas são uma ameaça próxima.

Os extremistas do governo de Benjamin Netanyahu já disseram que vão tentar ‘dinamitar’ mais este acordo e acusam o primeiro-ministro de fraqueza ao ter aceitado o regresso da ajuda humanitária externa.

A todas as crises que se vão acumulando, o chefe do governo espanhol acrescenta mais uma:os parceiros de coligação, o Sumar, começam a estar desconfortáveis com a gestão de Sánchez.

Após resolver a discórdia entre republicanos, Trump teve de aguardar que o líder da minoria democrata falasse em protesto mais de oito horas no Congresso, fixando novo recorde.

Encontro anual do BCE não trouxe novidades relevantes, nem com a revisão da estratégia – um exercício que Lagarde classificou como “uma evolução, não revolução”. Powell recebeu apoio dos seus colegas perante as ameaças de Trump e o momento mais ‘quente’ viu o atual, o antigo e, quiçá, o futuro governador do BdP, convergirem na crítica a um estudo laboral.

Instituto presidido por João Moreira Rato redigiu um “manual” de boas práticas para o setor empresarial público. São 23 recomendações. Programa de Governo já refletiu este trabalho.

Trégua comercial termina dia 9 e a probabilidade de um acordo até lá é reduzida, deixando dois cenários em aberto: extensão do prazo ou guerra comercial. Tensão pode prolongar-se até setembro e antigo Nobel tem conselho para os europeus: “vocês são mais fortes do que pensam”.

Para rendimentos brutos entre 1.200 euros e 6.000 euros, entre o 3º e 7º escalões, alívio varia entre 62 e 414 euros, segundo simulações da EY.

Socialistas vão abster-se e garantir, para já, viabilização da redução do IRS, mas exigem que o Governo garanta aos portugueses que não vão reverter esta redução de impostos mais à frente.

Estudo da Century 21 aponta os preços das casas e os baixos salários como os principais entraves, apesar de 65% dos portugueses entre os 20 e 40 anos planearem viver sozinhos até 2027.

O presidente do IPCG considera que as recomendações feitas são uma base para um debate público sobre a ‘governance’ das empresas públicas e no sentido de uma maior transparência da função acionista do Estado, mas só PSD e PS mostraram interesse no tema.

Sócrates responde por crimes de corrupção, branqueamento e fraude fiscal. Defesa de ex-primeiro-ministro tentou suspender julgamento, mas tribunal indeferiu requerimentos.

Os 6,4 mil milhões de euros desembolsados pelo grupo bancário francês BPCE para a compra do Novobanco não deixam margem para dúvidas quanto ao impacto que o negócio terá nas operações de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês).

Tendência de quebra mantém-se, à espera do registo da operação de venda do Novobanco, que vai alterar os dados. Aquisições de ativos continuam a dominar as transações.

No romance “O Processo”, de Franz Kafka, Josef K. é atormentado por uma sensação de impotência, desencanto e frustração perante a longa manus do Estado. Este clássico da literatura deu origem ao adjetivo kafkiano, que descreve, justamente, uma situação opressiva e desconcertante provocada por uma organização burocrática.

As qualidades específicas do povo português permitem a Portugal ser campeão na internacionalização. Contudo, é preciso que as lideranças afastem o medo do risco.

Apesar da instabilidade mundial, cresce o interesse de investidores internacionais em Portugal. No entanto, é preciso garantir a estabilidade política e reduzir a burocracia.

Garantir estabilidade e combater a burocracia e a morosidade dos processos é essencial para que Portugal continue a ter destaque internacional como país de destino.

Jorge Cardoso, CEO do CaixaBI, mostrou-se otimista em relação ao mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) em Portugal para o segundo semestre e para 2026, apesar da evolução em baixa que se tem registado.

País pode ser percecionado pelos investidores como uma oportunidade única mas ainda há muitos atrasos inesperados que levam a desistências.

A complexidade e instabilidade fiscal complicam a angariação de investimento estrangeiro para Portugal, tornando-se difícil explicar algumas das suas peculiaridades aos investidores, que frequentemente se afastam de projetos pela falta de previsibilidade.

Em tempos de incerteza, Portugal continua fora do radar na captação de capital de risco em percentagem do PIB.

Luís Magalhães foi a personalidade que a Advisory Summit 2025 distinguiu

Marcas em Portugal são das mais rápidas do mundo a construir confiança com os consumidores, destacou especialista internacional na conferência CX Summit.

Luís Drummond Borges diz que o SNS só não tem encerrado hospitais por uma questão de política estrutural difícil. “Problema está na componente da acessibilidade”, diz.

Colocar o cliente no centro do negócio é a ambição de todas as marcas, mas nem sempre é possível atingir esse objetivo. Especialistas explicaram as estratégias que desenvolvem.

Todos sabemos o que é esperar para ser atendidos numa linha de apoio e essa experiência pode determinar a relação de cliente com uma marca.

Pedro Nazareth, presidente da Único, disse que tem como missão promover recursos financeiros, cerca de 1,5 milhões de euros a dez anos, vindos dos produtores de tabaco para criar uma intervenção que permita induzir comportamentos, reduzir risco e fomentar alterações de comportamento.

Muitas cidades portuguesas, o Porto é uma delas, parecem cinzeiros a céu aberto. Tabaqueira, Fundação de Serralves e Único querem acabar com isso.

Numa altura em que o debate público se centra em soluções para resolver o problema do acesso à habitação, Paulo Carapuça – que veio do Grupo Casais para as empresas da Vanguard Signature – defende medidas para o setor que gostava de ver adotadas pelo atual Governo