Estamos numa era de inteligência artificial (IA) e de experiências que podem transformar o mundo inteiro, afastando-o de coisas como a agressão ou os conflitos. O que a CX (experiência do consumidor) faz é criar um novo tipo de dinâmica de trabalho em equipa, uma métrica de empatia, se quisermos”, começou por referir Dennis Wakabayashi, global voice of CX. Ao longo dos últimos anos, Dennis percorreu o mundo em busca de novas perspetivas relacionadas com o ramo da experiência do consumidor. Antes já tinha liderado a estratégia de experiência do consumidor para diversas empresas norte-americanas. Foi com esta experiência que, em conjunto com a sua equipa, construiu uma série de agentes de IA que pela internet conseguem ouvir notas sobre variados temas. “O nosso sistema ouve os espaços entre a orquestra, se considerarmos todas as nossas vozes como uma orquestra gigante no mundo, e identifica 19 padrões diferentes”, explicou. Aplicando essas métricas a Portugal, os resultados não poderiam ser mais positivos. Segundo Dennis, “Portugal constrói confiança com os clientes mais rapidamente do que qualquer outro lugar do mundo e ganha 25% mais com a personalização, o que no resto do mundo é cerca de 10%”. E quando todos os parâmetros se juntam, o especialista considera que a tradução que deve ser feita é: “Vocês são três vezes melhores na compreensão dos fatores de despesas”,
Portugal “campeão mundial” na confiança com os clientes
Marcas em Portugal são das mais rápidas do mundo a construir confiança com os consumidores, destacou especialista internacional na conferência CX Summit.
