Capa
Nº 2295 | 28 Março 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Última

O empresário José António dos Santos garante que não foi contactado, mas mostra-se recetivo a vender mediante duas condições. Fonte da SAD diz ao JE que não faltam interessados à entrada no capital.

Setor pagou mais impostos e contratou mais na época passada, sendo que as receitas bateram recordes. No entanto, as verbas referentes
às competições europeias desceram na última época.

O Grupo Luís Vicente mandatou a PwC para encontrar parceiros para entrarem no capital da empresa em Portugal. A entrada de investidores não abrange a operação em Angola.

Acordo com o BCP, CGD e Novobanco permite o refinanciamento da dívida no valor de 654,4 milhões (que representa 95% do passivo bancário) e a redução para 541,1 milhões de euros.

Cada trabalhador da Varandas de Sousa gere x metros quadrados do viveiro. Trata-o como seu e potencia-o. No fim, recebe um bónus mensal que pode variar entre os 600 e os mil euros.

A BYD fechou o ano com receitas de 99,2 mil milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 29% face ao ano anterior. Já o lucro atribuível aos acionistas aumentou 34%, para os 5,1 mil milhões de euros.

Promotora norte-americana assume vontade de aumentar o portefólio e sair do Príncipe Real para um projeto de maior dimensão, mas os preços da construção dificultam o processo.

Na segunda-feira, o Nasdaq registou a pior sessão desde 2022, ao cair 4%.

Empresários estão convocados para um congresso em abril, imediatamente antes do início da campanha eleitoral, com o objetivo de recentrar o debate nas questões económicas.

Com o início em maio dos voos diretos com os Estados Unidos, o presidente do Turismo do Algarve aponta ao mercado sul-americano até 2028. “Gostava de conseguir esse objetivo até ao final do mandato”, afirma André Gomes.

Ex-CEO de várias empresas, a engenheira de formação lançou a sua empresa. A certificação dos relatórios de sustentabilidade é uma necessidade com impacto na ‘lealdade’ da concorrência, que a UE quer disseminar.

Foram mais de seis mil pedidos recebidos. Maioria dos sinistros provocados pela tempestade Martinho foi reportada pela Fidelidade, que estima custos de cerca de 8,5 milhões.

Investimento em centros de dados vai atingir mais de 12 mil milhões no país, mas setor está apreensivo com decisão dos EUA.

Há menos de dois anos que entrou no mercado português e já conseguiu alcançar um alto nível de popularidade, tendo realizado 3.200 vendas em Portugal, em 2024.

Com quase metade dos carros vendidos nos EUA oriundos de outras geografias, os consumidores americanos arriscam perder mais do que as empresas europeias com esta opção.

Queda dupla dos índices e do dólar junta-se à incerteza em torno da política económica e afasta investidores dos mercados norte-americanos em detrimento da Europa e Ásia-Pacífico. Desrespeito pelas normas internacionais está a minar a confiança no país, mas os dados concretos continuam a apontar para um crescimento este ano, embora mais fraco.

É a montanha mais alta de África e a quarta mais alta dos Sete Cumes. O advogado João Vieira de Almeida subiu pela primeira vez os quase seis mil metros por sugestão de um amigo que é médico. Resolveu partilhar a experiência e, todos os anos, lidera um grupo de 25 a 30 pessoas até ao cume.

Antiguidades : Antiquário e historiador de arte apanhado num esquema de falsificação de mobiliário francês do século XVIII. Anos de investigação resultam agora no julgamento de Bill Pallot, o especialista venerado no meio das artes parisiense, que ludibriou desde colecionadores ao Palácio de Versalhes.

Entrevista : O olhar de Lídia Jorge como Conselheira de Estado não é indissociável do olhar da escritora perante a acrimónia que se vive na política. Esperança? Sim, apesar de tudo, até porque se esgotou a “gramática da degradação”. Quanto à literatura portuguesa, diz que está “bem entregue”.

Humor : Há dez anos que “A Peça Que Dá Para o Torto” está em cena no West End, em Londres. O público e a crítica aplaudem, e Hannah Sharkey encena e vibra com este ‘caos’, que agora chega a Lisboa. Em conversa com o JE, diz-nos que é uma “privilegiada” por ter o riso como emprego.

Política : O presidente demissionário está à espera do veredito do Tribunal Constitucional, com o presidente interino a ‘safar-se’ do pior. O país que teme os irmãos do Norte, mais que tudo, está num verdadeiro caos.

Cancelamento : A cena cultural americana está no olho do furacão Trump.Das ordens executivas a retirar financiamento a instituições culturais à purga linguística, Donald semeia indignação. Intérpretes de renome da música clássica cancelam concertos, porque é preciso “reagir”.

Guerra : Em 2015, surpreendia o mundo do ténis ao triunfar pela segunda vez frente a Rafael Nadal no ATP de Cincinnati. Dez anos depois, Alexandr Dolgopolov trocou a raquete pelas armas e o conforto e a família por um cenário de guerra na Ucrânia.

Guerra : Mais uma cimeira da Coligação dos Dispostos voltou a mostrar a dificuldade em apresentar à Ucrânia medidas globais de apoio pós-guerra.

Não penso muito nisso”, disse o editor-chefe da revista Atlantic, Jeffrey Goldberg, depois de ter sido o protagonista de um estranho caso que o levou a fazer parte, sem pedido prévio, de um grupo fechado da plataforma Signal, composto pelas mais altas personalidades da defesa e segurança da administração norte-americana.

Ministério dos Negócios Estrangeiros português confirmou ao JE que, “até ao momento, não há registo de casos de detenção ou interdição de cidadãos portugueses com vistos válidos na fronteira dos EUA”.

Europa : Margarida Marques quer mais defesa, mas sem prejudicar direitos. Defende maior coordenação entre exércitos. Aplaude retaliação às tarifas dos EUA. E elogia trabalho de António Costa.

Gastos no rearmamento da UE arriscam gerar nova onda de inflação numa altura em que o BCE tem uma margem bastante mais reduzida para lidar com a pressão nos preços, além de enfrentar um crescimento próximo de anémico. Portugal parte de posição privilegiada.

Foi com investimento em defesa que tecnologias como a internet surgiram, o que sublinha o seu impacto na economia real, algo ainda mais importante após trimestres de estagnação.

E vão três anos seguidos com saldos orçamentais positivos, o que deixa Portugal num lote restrito na UE. Ainda assim, a dívida continua elevada, apesar da tendência de queda.

PSD promete campanha eleitoral “elevada” e desafia adversários a explicar porque é que são “mais habilitados” a governar o país. Aveiro vai ser palco do principal duelo das eleições.

Em junho, o Governo apresentou o Plano de Ação para as Migrações e, com ele, uma restruturação da AIMA. Nos últimos meses, o organismo conseguiu passar a assegurar seis mil agendamentos por dia.

Protocolo para a contratação de estrangeiros é assinado na terça-feira, dia 1 de abril. CIP queria garantias de que os trabalhadores ficam no país e espera negociar esse ponto com o próximo Governo.

As eleições são a expressão máxima do exercício democrático pelos cidadãos. É assim desde o século V a.C., quando na cidade-Estado de Atenas se começou a implementar a prática do voto. Mas as democracias liberais não se esgotam no sufrágio universal. As eleições não são o Alfa e o Ómega de um sistema que tem outras fontes de legitimação política e outras formas de participação cívica. Daí que o recurso às urnas não seja, forçosamente, a solução para as crises políticas.
![José Germano de Sousa: “A Associação de Empresas Familiares desafia os associados para as boas práticas [de governance]”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/48__Jose_germano_de_Sousa.jpg)
José Germano de Sousa, é CEO do Grupo Germano de Sousa, Centro de Medicina Laboratorial, e é o presidente da Associação das Empresas Familiares, tendo sucedido a Peter Villax.