Capa
Nº 2276 | 15 Novembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Almoço Com...
Mundo
Advisory
Ensaio
Última
Investimento : O secretário de Estado do Turismo, Hélder Marcelino, esteve no Porto para dar a conhecer o quadro de desenvolvimento, nomeadamente no que tem a ver com incentivos fiscais ao investimento.
Transportes : Abertura da rota Luanda-Cabinda marcou o início dos voos comerciais de passageiros no novo aeroporto internaciona. Nos primeiros dias foram transportadas 2.214 pessoas pela TAP.
O Governador de Minas Gerais quer ver o turismo português a crescer cada vez mais na região e vê como necessária mais ligações aéreas entre Portugal e Belo
Horizonte, para que esse objetivo seja realizado.
Crise : O “doente” da economia europeia viu o seu governo colapsar com as discórdias em torno do Orçamento para 2025, arriscando agora viver com um orçamento provisório no primeiro semestre. Travão da dívida será tema quente da campanha eleitoral que se segue e CDU já abre a porta a mexidas
Sondagens : Partidos da coligação caem enquanto CDU/CSU e AfD crescem - mas manter os extremos fora do Governo será prioridade. Com economia em apuros, o debate focar-se-á na retoma.
Salários : As mulheres exigem salários iguais para as mesmas funções desempenhadas por homens, mas tudo mudará em 2026 com a diretiva europeia. Até lá, trabalham um mês “de borla”.
Habitação : Hugo Santos Ferreira, presidente dos promotores e investidores imobiliários, diz que a medida está a ter um impacto positivo no mercado e considera que o ideal seria acabar com o IMT.
A economia germânica arrisca uma perda de crescimento de mais do dobro da média europeia com o protecionismo renovado nos EUA sob a administração de Donald Trump, dada a importância da indústria no país e a sua elevada integração com a economia norte-americana.
COP29 : A ministra do Ambiente falou com o JE sobre os programas de conversão de dívida de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe e a posição de Portugal face ao financiamento climático.
OE2025 : A subida da despesa próxima dos dois dígitos é um risco para as contas públicas nacionais, sobretudo dadas as novas regras orçamentais europeias.
OE2025 : A proposta do Governo está a ser discutida em especialidade na Assembleia da República. Os ministros prestaram contas aos deputados, no decorrer da semana, passando pelas 11 mortes que marcaram o dia 4 de novembro, entre outros temas quentes.
OE2025 : Líder do CES junta-se ao FMI na recomendação da redução das derramas para baixar carga fiscal sobre empresas. E remete análise da medida para o Governo “no tempo e no modo possíveis”.
Madeira : Os deputados madeirenses escolheram confirmar a votação da moção de censura do Chega ao governo de Miguel Albuquerque a 17 de dezembro, beneficiando da abstenção do PS. “É um calendário mais lento”, diz Marcelo Rebelo de Sousa.
Energia : Trump quer mais exploração, mas a quem vai vender este oil&gas? EUA está em guerra comercial com a China, 2º maior consumidor mundial, e ameaça tarifas à Europa, que irá retaliar.
Criptomoedas : A Bitcoin valorizou-se 31% em pouco mais de uma semana, puxada pela ideia de que o próximo presidente dos EUA (toma posse em janeiro) será mais favorável aos criptomercados do que a administração Biden.
Seguros : O Consórcio de Compensação de Seguros espanhol já recebeu 158 mil pedidos de indemnização devido às cheias. Mais de metade dizem respeito a carros.
Economia : Os terramotos afetam as economias, mas o investimento necessário à reconstrução no pós-sismo tem um impacto positivo no PIB. Já as exportações sofrem em média uma queda de 16%, conclui o BERD.
A HyChem planeia investir 80 milhões de euros nos próximos três anos e meio em projetos de descarbonização das suas operações, no desenvolvimento de novas tecnologias de hidrogénio e na retoma da produção de sal.
Banca: O mandato da administração do Banco Português de Fomento acaba no fim deste mês e o Governo aprovou esta quinta-feira a alteração de “aspectos da composição” do ‘board’.
Garantia Mútua : As empresas que beneficiam de créditos com garantia mútua têm de se tornar acionistas da Norgarante até ao fim do empréstimo, altura em que é chamada a recomprar as ações próprias. O problema são os “limites legais”.
Seguros : A catástrofe natural que assolou Espanha levou as seguradoras a reforçarem a necessidade de se criar em Portugal um sistema nacional de proteção de riscos de natureza catastrófica. Entre 2022 e 2023, as inundações e incêndios que afetaram o nosso país custaram vários milhões ao setor.
Mobilidade : Projeto está a ser desenvolvido em parceria com a francesa HRS. Objetivo é abastecer a frota própria, permitir o abastecimento público e possibilitar testes de veículos com hidrogénio da HyChem.
Imobiliário : O empreendimento ‘Oliveiras Residence’ a cargo da empresa Estrelepopeia fica localizado em Quarteira e engloba 28 moradias, cujos preços variam entre os 1,1 e 1,3 milhões de euros.
Desporto : Sporting lidera nas vendas pelo segundo ano, com Porto a liderar nas receitas de provas europeias e o Benfica nas televisivas, mas as SAD dos três grandes têm dificuldades de liquidez.
Fecho da bolsa : Os mercados acionistas norte-americanos desvalorizaram ligeiramente esta semana, após os fortes ganhos impulsionados pela eleição de Trump, mas a Europa continua a marcar passo.
Tecnologia : Startup lusa está a apostar numa aplicação à base de IA. Atingir o estatuto de unicórnio não é uma obsessão, garante o CEO. Entrada em bolsa só quando houver condições no mercado.
Tecnologia : A empresa portuguesa, liderada por José Oliveira, anunciou que vai expandir, para mais três clientes, o seu nearshore center em Lisboa no próximo ano, algo que o CEO “não estava a ver acontecer cá”
Imobiliário : Com sete mil metros quadrados no escritório de Lisboa, a tecnológica vai optar por “rentabilizar o espaço ao máximo”, entrando no mercado imobiliário
Carlos Moedas : O presidente da Câmara de Lisboa defende que a Web Summit ajuda a atrair empresas e investimento para a cidade, mas que, com a Fábrica de Unicórnios, a capital portuguesa deixa de ser um sítio de eventos para ser um local onde as empresas querem estar.
Tecnologia : O primeiro-ministro fez o anúncio que marcou a mais recente edição da Web Summit e as empresas dizem estar interessadas. Sobre operacionalidade no primeiro trimestre, respostas divergem.
Web Summit : A quatro edições do fim do contrato, a conferência continua a marcar pontos no ecossistema tecnológico português. Basta ver pelas duas startups nacionais que receberam prémios.
Inovação : O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia é uma poderosa alavanca para catapultar uma região de tradição agrícola para a tecnologia. Residem aqui 60 empresas, entre as quais a KPMG que abriu o ‘Hub de Low Code’, e o CEiiA, onde 80 engenheiros trabalham no projeto do LUS 222. ‘Gaming’ e metaverso são partes da infraestrutura que está a nascer e conta com o Future Lab. O futuro chegou à cidade milenar de Évora (Capital Europeia da Cultura em 2027) pela mão de Soumodip Sarkar.
Nuno Faria : O Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, em Lisboa, celebra o seu 30º aniversário e a entrada numa nova era pela mão de quem o vai pensar e “sentir”. Para o agora diretor, fomentar encontros e contar histórias, promovendo a escuta, é uma missão a cumprir através da arte.
Gregório Duvivier : Se para Fernando Pessoa a pátria era a sua língua, para Duvivier, a língua é pátria, obsessão, manancial de estórias, poesia, tapete voador. O fundador do “Porta dos Fundos” regressa a Portugal, desta vez a solo, para partilhar todo esse cocktail de emoções e significados numa “comédia poética”, como lhe chama. “O Céu da Língua” celebra a magia e o poder da fala, e a convicção de Gregório Duvivier de que foi “a língua que nos pariu”.
Almoço com : Começamos nesta edição os almoços que procuram contar o que ficou para trás e o que nos espera mais à frente. Luís Mira Amaral foi talvez o melhor ministro da Indústria e Energia que Portugal teve. Oito anos a mudar a forma de criar riqueza. Oito anos a tentar transformar Portugal num país exportador. Ele fala muito? Fala. Mas também tem muita a contar.
Teste : Na Irlanda, os partidos tradicionais asseguram uma hegemonia política, pesem embora as diferenças entre cada um. Na Roménia, a extrema-direita está a crescer.
Europa - Até que ponto a agenda pessoal do presidente eleito dos Estados Unidos vai proporcionar à extrema-direita europeia um contexto propício à imposição das suas agendas nacionais - e nacionalistas? Jaime Nogueira Pinto e Francisco Seixas da Costa não parecem ter dúvidas sobre a matéria. Que é o mesmo que dizer que os interesses europeus estão em suspenso.
Estados Unidos : As escolhas para a nova administração Trump são tão polémicas como foram as de 2016. Presidente eleito é acusado de se rodear de fiéis sem qualquer preparação nem perfil para os cargos que vão ocupar.
Parlamento Europeu : Nunca é fácil, mas desta vez está a ser particularmente difícil: a pulverização das forças parlamentares está a bloquear a criação da Comissão von der Leyen II.
Empresas : Katja Roth Pellanda, group general counsel do Zurich Insurance Group, e André Tavares Lourenço, general counsel da Zurich Portugal, conversaram com o JE sobre o papel da IA no setor.
Um dia alguém investigará, com seriedade e profundidade, a crise institucional que assolou o Banco Comercial Português (“BCP”) em 2007, um caso de maciça destruição de valor numa empresa bem-sucedida.
O seu novo livro “Estes Portugueses São do Piorio” (ed. Atlântico), que hoje lançou, não contribui para o melhor conhecimento e compreensão do que sucedeu.
Vasco Duarte-Silva vem da banca de investimento (do Citi e do Santander). Criou, com o milionário espanhol Alberto Cortina, bancos de raiz na África francófona, a chamada África do Oeste (UEMOA – União Económica e Monetária do Oeste Africano) – que tem como moeda única o franco CFA. Agora é também gestor agrícola.