Capa
Nº 2251 | 24 Maio 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Advisory
Última
Fecho da semana: Na última semana, o foco do mercado voltou-se para os resultados do primeiro trimestre da tecnológica norte-americana.
Obrigações: Avalanche de emissões de dívida acontece após resultados do primeiro trimestre e antes de reuniões de bancos centrais. Possibilidade de corte está a ser descontada pelos mercados.
Esta estrutura de liderança partilhada pode, eventualmente, permitir uma capacidade de
tomada de decisão mais eficiente
Imobiliário: O ‘Alfama 83’ é o mais recente empreendimento da Pujolinvest dedicado ao segmento de reabilitação urbana, composto por 13 apartamentos e com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025.
Banca: O Novobanco tem à venda no mercado um crédito de 20 milhões de euros de um só devedor. A isto juntam-se o Banco CTT, o BPI, o BCP, o Montepio, e Santander com carteiras de malparado à venda. O mercado dos NPL voltou a animar,
Execução: O Novobanco pôs à venda no e-leilões 130 mil ações da Empresa Madeirense de Tabaco depois de executar a Fundação Berardo. O montante arrecadado será destinado a abater à dívida do banco. Ações vão ser vendidas com o valor base de licitação de 2,1 milhões de euros.
Private Equity: O Vallis Capital Partners desencadeou o processo de venda da Smile.Up - Clínicas Dentárias e contratou o banco de investimento Lincoln International para o assessorar na operação.
Banca: Os critérios ESG fazem hoje parte do dia-a-dia da banca europeia, com o sector a tentar garantir que as empresas que financiam estão a seguir o mesmo caminho de transição energética.
Exclusivo: O Ministério Público abriu um inquérito para investigar o papel da Autoridade Tributária e da Agência Portuguesa do Ambiente na não cobrança de IMI nas barragens vendidas pela EDP à Engie.
Na semana em que anunciou uma nova oferta integrada que junta telecomunicações e eletricidade, a CEO da operadora dona do MEO partilha a sua visão sobre o futuro do sector. Ana Figueiredo acredita que o caminho passa pela convergência com a energia e outras áreas onde existam sinergias. E defende que a regulação na Europa tem de mudar de abordagem.
Telecom: Operadora avança com nova fase de convergência, com lançamento de oferta de telecomunicações e energia. Redução da fatura energética é o principal argumento do MEO para conquistar clientes de eletricidade.
Habitação: ‘Tens Futuro em Portugal’, garante o Governo aos jovens, tentando melhorar o acesso ao alojamento, as condições dos estudantes e os rendimentos. Os efeitos práticos são ainda incertos.
Jovens: O Governo pretende melhorar os rendimentos e retirar algumas barreiras à entrada no mercado de habitação, promovendo a fixação dos jovens no país e maior estabilidade e previsibilidade nas suas vidas.
Eleições: PSD e PS admitem acordos com outras forças partidárias para assegurar governabilidade. Sondagem indica que não deve existir maioria absoluta e que PAN e CDU devem perder representação parlamentar.
Entrevista: Élvio Sousa, candidato do JPPàs eleições regionais da Madeira, garante que o partido não fez quaisquer alianças pré-eleitorais e que espera as respostas das outras forças políticas às suas propostas para saber o que pretendem. Mesmo assim, associar-se ao PSD parece fora de questão. Está “viciado, congelado, digamos assim, carregado com casos de corrupção”, diz.
Brasil: Governo brasileiro está a agir no sentido de tentar reverter o bloqueio referente ao passado mês de março.
Eleições: Cerca de 30 anos depois, o ANC está prestes a sucumbir ao caos que se instalou no país. Insegurança, desastre económico, apagões e por último uma grande perceção de corrupção marcam o ambiente político.
Capital de risco: Evolução do quadro regulatório é o principal risco que o sector identifica. Em Portugal, requisitos excessivos e morosidade dos processos são considerados “fraqueza” acrescida.
Conferência: A edição de 2024 terá como mote “O Poder da Diferença” e reunirá líderes e agentes de mudança para discutir os desafios e oportunidades para a implementação eficaz da igualdade.