Skip to main content

Vallis Capital põe Smile.Up à venda

Private Equity: O Vallis Capital Partners desencadeou o processo de venda da Smile.Up - Clínicas Dentárias e contratou o banco de investimento Lincoln International para o assessorar na operação.

Asociedade de private equity, Vallis Capital Partners, vai vender a empresa Smile.Up - Clínicas Dentárias e mandatou um banco de investimento norte-americano para o assessorar financeiramente.

A empresa de saúde oral, que tem 77 clínicas em todo o país, tinha sido adquirida pelo fundo Vallis Sustainable Investments I em 2013, e só agora o fundo de private equity decidiu saír do capital.

O Jornal Económico apurou que o processo de venda acabou de ser desencadeado e que na assessoria está o banco de investimento Lincoln International. Questionado, o CEO da Vallis Capital Partners, Eduardo Rocha, respondeu: “confirmo”. Mas não adiantou mais detalhes da operação.

A concretizar-se a venda da Smile.Up esta é a segunda empresa do Fundo Vallis Sustainable Investments I que vai ser alienada este ano.

Em março o fundo anunciou a venda da totalidade do capital da Castelbel, detida pelo mesmo fundo gerido pela Vallis.

A Vallis tinha adquirido 60% do capital da empresa de produção e comercialização de artigos perfumados de luxo para lar e corpo em agosto de 2016, tendo posteriormente reforçado a sua posição para 100% do capital.

A Castelbel foi vendida ao Grupo Bourn Rock Investments, mas o valor do negócio não foi desvendado.

O Fundo Vallis Sustainable Investments I - SICAR foi criado em 2011 com um capital de 75 milhões de euros e está nesta altura em fase de desinvestimento. O Fundo Vallis Sustainable Investments I tem atualmente duas empresas em carteira: a Smile-Up, a maior cadeia portuguesa de clínicas dentárias, e a Raclac, um produtor e distribuidor de dispositivos médicos descartáveis.

Depois há o Fundo Vallis Sustainable Investments II - Fundo de Capital de Risco Fechado que está atualmente investido na Insparya, uma clínica líder em transplantes capilares com presença em Portugal, Espanha e Itália; na Logifrio, um operador logístico que presta serviços de transporte e logística de produtos alimentares com temperatura controlada; na Europalco, líder no mercado português de organização de eventos e aluguer de equipamentos audiovisuais; na Docout, empresa de outsourcing de processos críticos e gestão documental, e na Raclac, empresa também detida pelo Fundo Vallis Sustainable Investments I.

O Vallis Sustainable Investments II FCR foi criado em 2019 com capital de 151 milhões de euros e está em fase de investimento.

A Vallis Capital Partners é uma sociedade gestora de Fundos de Private Equity com ativos sob Gestão superiores a 200 milhões de euros, e actua como Investment Advisor. Os seus Fundos Vallis Sustainable Investments I e Vallis Sustainable Investments II investem em PMEs ibéricas com elevado potencial de crescimento e cujos sectores se correlacionam com os vectores do desenvolvimento sustentável.

A Vallis Capital Partners está focada em fundos de investimentos sustentáveis. Foi a primeira gestora de ativos portuguesa a tornar-se signatária dos Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável (UNPRI).

“A Vallis Capital Partners acredita numa gestão activa das empresas do portefólio, orientada para a transformação estratégica, operacional e criação de valor económico em empresas com elevado potencial de crescimento”, lê-se no site da empresa de private equity.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico