Capa
Nº 2250 | 17 Maio 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Advisory
Universidades & Emprego
Última
Banca: O pico da receita da margem financeira foi em outubro e isso nota-se nas contas do trimestre. A CGD viu os lucros e a rentabilidade subirem para 394,5 milhões e 26,0%, respectivamente
Banca: O BCP mudou a cúpula da administração do Millennium BIM depois do Banco de Moçambique colocar um inspetor residente no banco para monitorar o sistema de pagamentos e o modelo de negócio. O CEO saiu do BIM ao fim de 14 anos.
Juan Manuel Pino: O CA Auto Bank, que nasceu há um ano após a separação da Stellantis, quer continuar a crescer em Portugal. O banco, com vários acordos com marcas de carros elétricos, como a Tesla, tem o objetivo de conceder mais de 200 milhões de euros em financiamento automóvel este ano.
Banca: O Governo quer que as famílias possam escolher a seguradora quando contratam um crédito à habitação, uma medida que a Deco considera positiva se não penalizar as condições dos consumidores, já que pode ajudar a reduzir as prestações. A banca garante que os clientes têm poder de escolha e que conseguem obter uma bonificação no spread com outros produtos.
Alta Velocidade: O hyperloop foi projetado como alternativa para reduzir drasticamente o tempo de viagem de comboio em médias e longas distâncias.
Tecnologia: A empresa de cibersegurança de Silicon Valley tem negócios no mercado português há cerca de quatro anos, que eram geridos a partir de Espanha. Em junho vai abrir um espaço em Lisboa.
A ajuda às ex-colónias portuguesas pode ser feita de muitas maneiras, uma delas é ter uma política de desenvolvimento ativa em temas emergentes e relevantes para esses países. Coisa que Portugal não tem, ao contrário da França e Inglaterra que, através das suas agências de desenvolvimento, conseguem ter uma presença e utilidade significativas nas suas ex-colónias.
Gestão : O economista foi escolhido pela ministra do Trabalho para substituir Ana Jorge no cargo. Antigo quadro da CGD é vice-presidente da Cruz Vermelha e “tem uma vasta experiência social“.
O atual presidente do Governo Regional, que se recandidata nas eleições regionais de 26 de maio, defende a importância de manter a estabilidade política e admite um acordo com o Chega.
A ideia das linhas vermelhas (ao Chega) foi engendrada pela esquerda”, diz Miguel Albuquerque
Exclusivo: Aumento da capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, decidida pelo Governo para aguentar o turismo até Alcochete estar pronto, representa mais receita pela concessão. Mas não está claro se o Estado admite abdicar parte dela para compensar o investimento da ANA.
Energia: Sector foi impulsionado por leilões públicos e beneficiou do aumento da procura no mercado livre. Os problemas começaram a partir de 2022 quando o preço de referência caiu.
Comércio internacional: Exportações têm sofrido com as dificuldades dos principais compradores à economia nacional, levando oito dos dez maiores importadores de bens portugueses a registarem quedas em março.
Resgate: Dez anos após a ‘saída limpa’ da troika, as contas certas tornaram-se um consenso político, o disparo do desemprego foi corrigido e o tecido produtor virou-se para o exterior. Mas ainda faltam reformas estruturais que estimulem o potencial do país e a produtividade.
Balanço Social 2023: Susana Peralta sublinha as diferenças nos dados da população pobre e da população não pobre, seja na privação material e social, ou na desconfiança no sistema democrático.
Guerra: Ainda há esperança de que a linha de defesa mais próxima da cidade consiga suster a investida russa. Mas a falta de munições antiaéreas impede uma resposta minimamente eficaz.
Eleições: A autonomia tem de escolher o próximo governo de coligação. Mas, antes disso, a ERC tem de encontrar um novo líder. E decidir quem vai apoiar. De preferência, sem pressas.
João Massano: O presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, o mais representativo da classe, lançou uma carta aberta para que seja convocada uma assembleia geral para discutir o futuro da profissão. E para que seja apresentada ao novo Governo uma proposta para a revisão dos estatutos. Em entrevista, defende que todos devem participar neste debate e que a CPAS, a rede de apoio, também faz parte da equação.
Imobiliário: A advogada Inês Carrilho, sócia da pbbr, defende que é possível responder à “pressão enorme em conseguir ter mais oferta de habitação”, quando o aeroporto de Lisboa for para Alcochete.
LEAP: Programa foi construído em conjunto, tem coordenação académica e corpo docente tripartido e conta com casos práticos de organismos do Estado, como a Autoridade Tributária. Não é obrigatório, mas a procura excede as expetativas.
Conferências: JE promove dois pequenos-almoços de debate, a 21 e 23 de maio. No primeiro estarão em análise os riscos de cibersegurança na era da I.A.. No segundo vamos debater o futuro do sector dos seguros.