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Hyperloop associa-se à Firma para entrar em Portugal

Alta Velocidade: O hyperloop foi projetado como alternativa para reduzir drasticamente o tempo de viagem de comboio em médias e longas distâncias.

AHyperloop Itália e a empresa portuguesa de banca de investimento Firma assinaram uma parceria estratégica para assegurar a possibilidade de entrada em Portugal da tecnologia Hyperloop, alternativa ao TGV na alta velocidade para transporte de passageiros e carga.

A Firma confirmou a sua parceria estratégica com a Hyperloop Itália, com a finalidade de trazer para Portugal o veículo concebido para o transporte de passageiros e mercadorias que se desloca em alta velocidade, atingindo velocidades de cerca de 700 km/h num tubo e que é apresentado como uma solução de mobilidade mais flexível ecológica, sustentável, e rápida do que o transporte ferroviário convencional.

Bernardo Theotónio-Pereira, CEO, adianta que “a Firma está neste momento a negociar soluções de financiamento alternativo para a implementação deste possível projeto infraestrutural crucial ao desenvolvimento do país, podendo, assim, reforçar as linhas públicas internacionais atualmente existentes.”

Desde 2022 que a Virgin Hyperloop, do milionário Richard Branson, que desenvolveu uma solução de mobilidade a partir de um conceito proposto por Elon Musk, está interessada em trazer para Europa a sua tecnologia e agora, a Hyperloop Itália aproveitando a aprovação da linha de Alta Velocidade para Portugal no âmbito do PNI2030, vem juntamente com a Firma apresentar uma proposta para entrada no país.

O Centro Europeu Hyperloop, criado em 2022, já prevê uma linha europeia que terminará em Saragoça. “É isto que não devemos deixar acontecer”, diz Bernardo Theotónio-Pereira que acrescenta “que a alta velocidade não é apenas TGV que já tem 42 anos de existência”. A Firma quer garantir a possibilidade de Portugal “poder estar na vanguarda da tecnologia ferroviária e de futuramente poder também expandir este projecto para os restantes países de língua portuguesa”.

Com esta tecnologia a viagem Lisboa-Porto poderá ser feita em 30 minutos o que compara com 1h15 minutos no TGV. Lisboa-Madrid seria feita em cerca de 55 minutos enquanto em TGV se faria em cerca de três horas.

Gabriele Gresta e Diederik Van der Reijt, da Hyperloop Itália dizem, em comunicado, que “estamos perante uma parceria de elevado interesse para Portugal, que poderá crescer e ganhar bastante com esta missão comum”.

“Esperamos que, hoje, este Governo e equipa governativa queiram”, conclui o CEO da Firma. Desde janeiro de 2020 que Gabriele Gresta, cofundador e ex-presidente da americana Hyperloop TT, fundador da Hyperloop Italia, e parceiro da Firma, assegurou a entrada do projecto na Europa, ao vencer o projeto “HyperTransfer” Veneto, no valor de 800 milhões de euros, com os parceiros WeBuild Spa, Leonardo Spa e Hyperloop Transportation Technologies, Inc.

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