Capa
Nº 2088 | 09 Abril 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Nacional
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Última
Promulgação de diplomas traz de volta o fantasma dos segundos mandatos.
Parlamento vai alterar, na especialidade, lei eleitoral. AMAI elogia decisão mas não descarta criar partido para as autárquicas. Anúncio será feito esta sexta-feira.
Circunstâncias muito diferentes podem tirar da Assembleia da República o socialista Raul Castro e o social-democrata Fernando Ruas.
Jorge Coelho deixou marca ao demitir-se após a tragédia de Entre-os-Rios. Morreu na quarta-feira, aos 66 anos, o artífice do regresso do PS ao poder.
Venezuela pediu à ONU para que dinheiro congelado em bancos europeus seja enviado para Guterres e seus pares gerirem. Objetivo: comprar vacinas.
Mais de seis anos após a detenção, juiz Ivo Rosa anuncia se pronuncia ex-primeiro-ministro para julgamento na exata medida da acusação, incluindo corrupção, ou se decide levá-lo só por uma parte dos factos.
A antiga Portugal Telecom (PT) está no centro da Operação Marquês.
A decisão instrutória alguma vez mais aguardada tem seis mil páginas.
Desde janeiro foram decididas favoravelmente para Portugal oito ‘leads’ de investimento e estão em acompanhamento mais 65 intenções de IDE.
Governo tem acompanhado 35 intenções de investimento com origem no Reino Unido nos últimos dois anos. Doze ‘leads’ já foram confirmadas e têm a criação potencial de 2.260 postos de trabalho.
Pessimismo também se manifesta quanto ao plano de desconfinamento: oito em cada dez inquiridos pela ACEGE esperam travagens e retrocessos. Ainda mais concordam com apoios sociais não previstos no Orçamento do Estado.
Projeto é liderado pelo húngaro Viktor Orbán, pelo polaco Mateusz Morawiecki e pelo italiano Matteo Salvini. Resta saber que relação terá com o Identidade e Democracia, criação da francesa Marine Le Pen, que é hoje o quatro maior grupo em Estrasburgo.
Três anos depois, e ao cabo de muita insistência da ONU, cinco vizinhos do país lusófono aceitaram que a insurgência não é um mero problema local. E criaram um grupo de trabalho no seio da SADC.
Empresa liderada por Nuno Sebastião desenvolveu tecnologia para combater o crime financeiro e está a fechar cada vez mais negócios na América Latina.
A agricultura tem desafio de captar e reter trabalhadores, mas também de os proteger.
Já era o quarto PER e vários credores, incluindo a Teixeira Duarte, votaram contra. A construtora que pertenceu a António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga, vai para insolvência.
A pandemia provocou uma quebra de 15% nas vendas no mercado interno e 2021 vai ser outro ano difícil. Armando Fontainhas aposta na diversificação de mercados, mas critica falta de apoios públicos.
A agricultura portuguesa evoluiu, mas continua a ser desafiada, agora por movimentos como o foco no ambiente ou o crónico défice de qualificações.
Trabalhadores estrangeiros são cruciais para o sector e são necessárias políticas de integração mais eficazes, defendem especialistas.
Bancos foram contactados pelo Governo para financiar na totalidade a injeção do Fundo de Resolução no Novo Banco. O empréstimo que o sindicato bancário está a preparar ronda os 500 milhões.
Mexidas nas ‘yields’ soberanas vão provocar mais volatilidade nas bolsas, mas as causas são ‘benignas’ e não devem impedir valorizações das ações, com sectores cíclicos e de ‘valor’ a brilharem. Por cá, PSI 20 depende muito dos ventos do Grupo EDP.
Lagarde disse que os 1,85 biliões de euros podem não ter de ser gastos na totalidade, mas também podem ser aumentados dependendo das condições do mercado
Sócio Miguel Miranda, fundador do escritório com o qual a Raposo, Sá Miranda & Associados se fundiu há seis anos, torna-se ‘managing partner’ no âmbito do novo modelo de governança adotado hoje.
Sónia Ferreira Santos, responsável pela área de saúde na Accenture Portugal, explica ao JE como a pandemia acelerou a inovação no sector. Novas formas de acompanhamento do doente vieram para ficar. Estratégias das organizações de saúde vão mudar.
Na conferência “Competir num Mundo Global”, Paulo Portas apontou os riscos da bipolarização. Carlos Moedas afirmou-se otimista com papel da UE.
O antigo diretor de auditoria interna do Novo Banco, Luís Seabra, disse esta quinta-feira que a instituição não tinha uma norma reguladora quando começou a vender crédito malparado, apesar de não ter encontrado desconformidades na venda da primeira carteira.