Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2117 | 29 Outubro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Advisory
Última
O novo código do mercado de capitais está entre a lista das propostas de lei que o Executivo gostaria de ver aprovadas antes da dissolução do Parlamento. Dinamização dos mercados pode ficar comprometida.
Talvez não seja necessário que tudo mude para tudo ficar igual, mas a situação decorrente
das eleições antecipadas fica marcada pela vantagem doPS e pela disputa interna no PSD.
Paulo Rangel tem antecipação para antes do Natal encaminhada e apoiantes de Nuno Melo falam em “golpada final” da liderança centrista.
Maior ligação económica entre Portugal e Espanha será uma vantagem na recuperação destes países face aos obstáculos no comércio internacional, defende o bastonário espanhol.
Economistas destacam que um aumento de custos castigará sobretudo sectores com mão-de-obra mais intensiva. E alertam que empresas podem transferir este aumento para os consumidores.
Um estudo do CeBER aponta para uma perda de produtividade das empresas depois dos aumentos do salário mínimo desde 2014.
Advogado alerta para o “fortíssimo” peso do IRS sobre os rendimentos da classe média e diz que o desdobramento dos escalões deste imposto, contrariamente ao anunciado pelo Governo, não trará uma redução transversal da carga fiscal.
Líderes das 20 maiores economias reúnem no fim-de-semana para anteciparem a Convenção da ONU sobre o clima, logo no dia seguinte. Mas as agendas oficiosas escondem debates de importância geopolítica e estratégica menos óbvia, como sempre acontece nestes encontros.
Ex-ministro da Justiça pode ser uma solução para o “divórcio” entre Jair Bolsonaro e a direita,
que se foi afastando progressivamente do atual presidente devido à sua governação.
Apesar do grupo Santander estar a reorganizar a cúpula de decisão a nível internacional, em Portugal a administração do banco vai ser praticamente reconduzida. Pedro Castro e Almeida mantém-se CEO e José Carlos Sítima mantém-se Chairman para um novo mandato.
O BCP e o Santander Totta viram os lucros caírem nos primeiros nove meses. Mas o novobanco está numa trajetória de subida
O BCE manteve política inalterada, com Lagarde a refutar as apostas de subida de taxas do mercado. Bolsas em máximos.
António Paulo, managing director’ da filial da multinacional alemã para o sector da logística, defende a revisão da carga fiscal que incide sobre os combustíveis e sobrecarrega as empresas.
No espaço de um ano, este Fundo angariou 1.727 investidores com uma rentabilidade de 36,03%. Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos, considera que o valor sob gestão deve crescer.
Solução em cima da mesa pode levar o grupo belga de handling a comprar a posição de Alfredo Casimiro ao Montepio por 2 milhões de euros. Mas há condições:TAPtem de dar “ok” ao acordo e a litigância deve ser reduzida a zero.
Maior exposição ao digital gera maior preocupação com a cibersegurança e leva as organizações a adotarem regras mais apertadas. Literacia digital continua a ser considerada fundamental.
Ana Luísa Guimarães é a nova sócia de capital da Sérvulo, sendo a quarta mulher a ascender ao conselho de administração da firma. Em entrevista, fala dos desafios da mobilidade elétrica em Portugal.
“Todos os advogados devem saber os básicos de informática, o que significa olhar para uma situação pelas lentes de um engenheiro. Não significa ser um programador”, diz Roland Vogl, diretor do CodeX.
Dois dos maiores operadores mundiais de renting automóvel anunciam início de negociações para criar líder na mobilidade.
Especialistas dizem que Governo tem mecanismos para acomodar os fundos do PRR na gestão em duodécimos. Economistas não afastam receios do impacto do chumbo do Orçamento na recuperação.
Conselho de ministros aprovou alterações ao contrato de concessão atribuído à Liscont. Estão previstas obras de 120 milhões.