Capa
Nº 2280 | 13 Dezembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Almoço Com...
Lusofonia e Mundo
Educação & Emprego
Ensaio
Conferência
Última
Competitividade : A sugestão de dívida comum para financiar investimento trouxe ao de cima divisões no seio europeu, que enfrenta situação política incerta e ameaças vindas dos EUA e da China.
Zona euro : Descida já era esperada, tal como a mudança de linguagem no comunicado do banco, que começa a admitir uma postura neutra em breve.
Projeções : BCE parece excessivamente otimista do lado do crescimento, o que pode refletir-se numa expectativa desfasada do lado dos juros. Mercado antecipa para cortes sucessivos até ao verão.
Conjuntura : A mais aguardada reunião económica das autoridades chinesas terminou com a garantia de que haverá estímulos ao crescimento no próximo ano, para alcançar um ritmo pelo menos idêntico ao deste ano.
Turismo : Atividade pesa 46% das dormidas na cidade e mais de 40 mil postos de trabalho. Referendo já está no Tribunal Constitucional.
Política : A Assembleia Legislativa da Madeira vota na terça-feira uma moção de censura do Chega. JPP e PS já mostraram disponibilidade em a viabilizar o que a se confirmar derrubaria Governo.
Aviação : Airbus e Embraer são dois gigantes mundiais do sector aeronáutico instalados em Portugal. Chegada da Lufthansa Technik vai dar mais poder de fogo ao país nesta área.
Patentes : Empresas portuguesas destacam-se na aplicação e na gestão eficiente das redes elétricas. Portugal não figura no estudo de patentes, a sua vocação é a operação.
Indústria : A fábrica da Lufthansa Technik vai abrir em 2027 e empregar mais de 700 trabalhadores. A companhia conta com 800 clientes e 30 fábricas. O mercado mundial de manutenção e reparação de aviões vai continuar a crescer em Portugal e é um negócio com futuro assegurado.
Aviação : Governo espera relatório da ANA sobre o desenvolvimento da capacidade aeroportuária de Lisboa para iniciar formalmente negociações sobre a extensão do contrato de concessão, para viabilizar Alcochete.
Banca : O banco esperava que o regulador em Cabo Verde se pronunciasse sobre a venda da sua participação no BCA até ao final do ano, mas a decisão vai derrapar para o primeiro trimestre de 2025.
Bolsa : Três ofertas públicas iniciais dinamizaram o mercado de capitais angolano este ano, incluindo a Bodiva, que ganhou 1.869 novos acionistas. A venda de títulos em moeda estrangeira também foi um sucesso.
Banca : A empresa portuguesa de gestão e recuperação de ativos assinou esta quarta-feira a compra da carteira de NPL do Abanca designada “Projeto Gaia". Ao mesmo tempo que tem no mercado o “Projecto Solaris”.
Mobilidade : Governo prepara alterações, mas o presidente da entidade gestora defende o modelo tipo ‘Multibanco’, que conta com mais de 100 empresas, argumentando que os carros elétricos continuam a crescer muito no país à boleia da Mobi.e, incluindo a Tesla que não está integrada na rede.
Competitividade : Consultora McKinsey defende que a falta de competitividade europeia face aos Estados Unidos e à China deve ser combatida com investimento pública, mas também com a concretização dos mercados europeus. E menos regras.
Giulia Rossi : A responsável da Amazon Web Services pela Inovação para a Europa do Sul explica como a tecnológica quer ser a empresa mundial mais focada no cliente. A tecnologia permite que se dispense tarefas repetitivas e o esforço deve ser na humanização na relação com os clientes.
Banca : Banco Central Europe reconhece a melhoria da qualidade dos ativos do banco.
Tecnologia : Uma pausa saudável para crescer e inovar. Assim podemos descrever o regresso da Motorola a Portugal, onde chega com novidades e ambição, 14 anos depois.
Fecho da bolsa : O Nasdaq e o DAX atingiram máximos históricos, num contexto marcado pelo agravamento da inflação nos EUA e pelo aumento do défice orçamental.
Contribuintes : De Janeiro a Agosto de 2024, as contribuições dos imigrantes para a Segurança Social somaram 2198 milhões de euros.
Fundos : Centenas de empresas foram obrigadas a devolver fundos por falta de Certificado de PME. Solução para regularização passa por declaração certificada por ROC. Sessão explicativa marcada para 16 de dezembro.
Sociedade : Há 3.342 advogados candidatos a prestar serviços ao Estado para o tratamento de casos pendentes de imigrantes.
Cidade : Há um plano para reabilitar a avenida a partir de 2026, nascem projetos imobiliários e crescem novos negócios. Os empresários acreditam que esta será a próxima zona cool de Lisboa.
Distinção : O compositor português, que é também docente e um divulgador da música erudita foi distinguido pela sua obra e por uma intervenção particularmente relevante no domínio artístico.
Restaurante: O Sála, na Rua dos Bacalhoeiros, celebra a “Lisboa Mulata”. Tem dois menús degustação ao jantar. Mas também serve almoços à sexta e sábado.
Concertos : A palavra-chave na vida de Montez está envolvida em notas musicais. Rádios, concertos e festivais pelo país fora e em Angola também. Todos os estilos de música, todas as ambições. O empresários acaba de atravessar águas agitadas. Foi dado como ferido mortalmente – não se confirma. Vendeu parte do Meo Arena e tem planos e mais planos.
Ideologias : As respostas aos problemas políticos mudam em função do auditório e na economia não tem pensamento estruturado que se conheça. André Pereira Matos e João Duque explicam porquê.
Crise política : O problema é que os dois extremos, à direita e à esquerda, não estão alinhados com essa prioridade. Resultado: eleições antecipados em junho de 2025 são mais que previsíveis.
Prisão : A contabilidade da prisão mais icónica e mais temida do regime de Bashar al-Assad é apenas uma parte da contabilidade geral de mortos, desaparecidos e deslocados em 13 anos de guerra num país devastado.
Alexandra do Nascimento Gonçalves : Partner da MG Advogados tem sido uma evangelizadora da arbitragem como via para a resolução de conflitos e acredita que há condições para que seja mais usada, especialmente num quadro em que o investimento internacional está a crescer.
Café : Indústria deverá concretizar reajuste nos preços após grão atingir cotações recordes por adversidades climáticas. Apesar de impressionante, disparo nos preços não é inesperado, de acordo com os analistas.
Liderança : Ricardo Sunderland, partner da Egon Zehnder, desafia os CEO a descobrirem o poder da sua própria energia e tornarem-se mais humanos. Com o respaldo do grupo de ‘headhunting’, lidera um movimento para levar mais longe este propósito nas empresas e fazer do mundo um lugar melhor.
Egon Zehnder trabalhou com 80% das empresas cotadas no Euronext Lisboa, ao longo de três décadas e meia. Em Portugal, a firma é liderada por Paulo Simões.
Caiu, com estrondo, o regime de Bashar al-Assad, presidente da Síria desde 2000. São múltiplas, e com razão, as manifestações de satisfação com esta queda, tendo em conta a natureza autoritária deste regime.
Forbes Annual Summit 2024 : A conferência anual organizada
pela Forbes Portugal teve lugar em Lisboa e debateu temas da atualidade com projeção para os próximos tempos.
É considerado a cara do Fundo de Resolução (FdR) que foi essencial para vender o Novobanco que em 2017 ninguém acreditava que sobrevivesse. Esta semana fechou-se uma página desse longo caminho das pedras que foi feito para “salvar” o Novobanco, porque foi fechado antecipadamente o Acordo de Capitalização Contingente (CCA) que vigorava desde 2017 e tinha maturidade até ao fim de 2025 e que expunha as contas públicas às perdas de alguns ativos do Novobanco. Este foi o pretexto para falar com Luís Máximo dos Santos que recusa louros desta conquista.