Capa
Nº 2272 | 18 Outubro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Mundo
Advisory
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
Brasil : Governo de Lula da Silva prevê um impulso inicial de 3% do PIB até 2026 e de 2% até 2050 com políticas para o mercado de carbono e agricultura de baixo impacto.
Vítor Ramalho : Foi por 12 anos secretário-geral da UCCLA, que hoje representa 65 cidades e 24 empresas. Defende o mercado lusófono e que se olhe para a fronteira comum que é o mar. Segue-se continuar a apoiar estas ideias. “Em Portugal não é comum aproveitar-se o conhecimento dos mais velhos que têm como forma de vida na política servir. É pena que assim seja”, diz.
Ex-secretário de Estado de Passos Coelho assume a secretaria-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa por proposta de Carlos Moedas, que deixa a comissão executiva. Segue-se o Rio de Janeiro.
Saúde : Em 2023 a ADSE teve um saldo positivo de 148 milhões de euros, em 2022 atingiu os mil milhões de euros estacionados no Tesouro. Para e o próximo ano lucro estimado atingirá os 117 milhões
Juro : Lagarde rejeitou comprometer-se com cortes em dezembro, mas dentro do BCE há quem já espere novo corte consecutivo. Nos mercados, há quem acredite num corte mais ambicioso.
Orçamento : Pedro Nuno Santos anunciou que vai propor à comissão política que o PS se abstenha na votação do OE2025, viabilizando a proposta do Governo, para evitar as “terceiras legislativas em menos de três anos”.
A Mercadona é um dos supermercados que está a vender hambúrguers processados com IVA a 6% com o argumento de que estão isentos de glúten e destinam-se a doentes celíacos. Retalhista espanhola aponta lacuna na norma fiscal e escuda-se em regulamento europeu. Produtos semelhantes são vendidos à taxa de 23% no Continente e Pingo Doce.
Justiça a Em causa estão as posições de Maria João Vaz Tomé, juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, sobre o aborto.
Política : Para vários partidos a proposta do PSD prejudicaria a representatividade na Assembleia da Madeira. Para além do PSD entregaram propostas de revisão o PS, JPP, e Iniciativa Liberal.
Tecnologia : “Temos dinheiro para investir”. A frase é do ministro da IA do Dubai, com quem a Fábrica de Unicórnios e startups nacionais estiveram reunidos numa das maiores conferências mundiais.
Banca : O banco cedeu às exigências do Fundo de Resolução para chegar a um acordo para o fim antecipado do CCA, nomeadamente um desconto de quase 60% ao valor que tinha a receber em resultado do processo sobre a aplicação da IFRS9 e mais de 200 milhões da injeção de capital de 2021.
Inês Rocha, diretora regional do IFC, falou com o JE sobre os projetos de investimento com empresas nacionais em África e na América Latina, passando, pelo papel na reconstrução da Ucrânia.
Banca : O banco liderado por Mark Bourke tem estado em roadshow pela Europa,
EUA e Arábia Saudita para apresentar o Novobanco aos investidores, com vista a avançar com uma oferta pública inicial (IPO) no início do próximo ano.
Justiça : As primeiras sessões do julgamento do caso BES demonstraram ao público um ex-banqueiro debilitado, algumas falhas técnicas na reprodução das gravações e uma ministra contra megaprocessos.
Transporte aéreo : Companhia brasileira não abdica de receber 90 milhões de euros do capital inicial que a TAP deve. Negociação está a acelerar e deve ter novos episódios na próxima semana.
Banca : Timur Turlov é fundador e dono de 71% da Freedom Holding Corp, um grupo financeiro do Cazaquistão que há cinco anos foi admitido à cotação no Nasdaq e viu a capitalização bolsista disparar.
Agora, com a subsidiária Freedom24 quer conquistar a Europa. Um caminho que não se revela fácil.
Energia : Cinco novos bancos juntaram-se à lista de financiadores da energética, com o nome do novo dono a abrir as portas no mundo do capital.
Impostos : O alerta é deixado pelo presidente da ACIF-CCIM. O dirigente da organização chama a atenção que um cenário de incerteza afugentaria possíveis investidores no Centro Internacional de Negócios.
Fundo : O objetivo da IBBS é captar fundos internacionalmente para emprestar a entidades em Portugal. O futebol é um dos setores com que querem operar, mas também vão emprestar para cuidados de saúde e crédito à habitação. “Portugal inspira confiança”, diz o CEO.
Marcas : Acusação do caso dos e-mails aponta à suspensão das competições desportivas mas despromoção é improvável. O que não significa que não haja impactos na marca.
Desporto : Modalidade contribuiu de forma direta com 120 milhões de euros para o Produto Interno Bruto nacional em 2023, com a maioria do valor gerado a pertencer à região algarvia.
Automóvel : O Cybercab da Tesla falhou em impressionar os investidores. Criar um táxi autónomo só com dois lugares deixou os analistas perplexos, com os rivais a terem quatro lugares. E será que Trump vai cancelar a tecnologia se eleito?
Fecho da bolsa : Os mercados atingiram novos máximos históricos devido aos resultados da banca dos EUA e à crescente procura de equipamentos para IA.
Construção : Promotores e construtores defendem que esta era uma medida há muito pedida e que pode ajudar a dinamizar o segmento de built to rent, bem como catapultar quem tenha mais aversão ao risco na fase de investir e construir. “Esta redução deve refletir-se também no preço final da habitação”, afirma responsável da mediadora imobiliária Quintela e Penalva.
Habitação : Miguel Lacerda, diretor comercial da Vanguard Properties, diz que a proposta do Governo vai no caminho certo, mas que o principal problema está na falta de oferta
Saude mental : Esta é a segunda parte sobre a utilização de ketamina para curar depresssões prolongadas, burnout e outros problemas de saúde mental. Explicaos efeitos concretos num paciente: um alto quadro de uma multinacional que estava a um passo de descarrilar. A 6 de novembro decorre em Lisboa uma conferência com o maior especialista global desta área que tem provocado a abertura de clínicas em várias capitais europeias.
Vinhos : O título é ambicioso, o público alvo imenso e a expectativa dos leitores elevada. Falamos de quê? Da Bíblia do Vinho, um best-seller mundial agora em versão portuguesa.
Vista Alegre : Honrando o caráter visionário do seu fundador, a marca Vista Alegre projeta o saber fazer português no mundo e no futuro, dando um novo significado ao “thought and made in Portugal”.
Lisboa é o palco da primeira edição europeia do Tribeca Festival e não poderiam faltar opiniões divergentes quanto ao impacto que este evento pode ter no setor do cinema e audiovisual, e, claro, na cidade que o acolhe.
Sondagens : Os resultados nos sete Estados decisivos para o desfecho das eleições são favoráveis ao candidato republicano. Mas em nenhum deles a diferença vai além de um ponto.
Médio Oriente : A administração Biden enviou uma espécie de ultimato a Telavive. Mas Netanyahu prefere esperar pelas eleições nos EUA. Entretanto, Recep Erdogan lidera a reação contra o regime do Estado hebraico.
Mudança nos estatutos : Fora dos planos está integrar escritórios de contabilidade. Interesse é a consultoria: ”Estamos a pensar em ir contratar à linha quem faça sentido nessa complementaridade”.
Residências universitárias : Investimentos em curso pelas duas maiores universidades do país vão trazer perto de duas mil camas, mas demora. Reitores defendem “alternativas acessíveis” do Estado e autarquias para constrangimentos do mercado.
Um dia, conta Tony Blair, antes da sua primeira reeleição como primeiro-ministro, Bill Clinton telefonou para lhe perguntar como estavam as coisas. “Muito bem”, respondeu o governante, no tom triunfante de quem já dava a vitória por certa. “Estamos concentrados em explicar às pessoas o que fizemos no primeiro mandato. E a enumerar todas as conquistas!” Mmm... terá respondido um Clinton desanimado. “Então as pessoas podem dizer-vos muito obrigado. E adeus.”
A Indumape, empresa detida em 56,71% pela Patris Investments e presidida por Gonçalo Pereira Coutinho, recebeu na semana passada ‘luz verde’, por parte da Autoridade da Concorrência, para comprar a Frutíssima - Concentrados de Frutos da Cova da Beira, o maior transformador de fruta portuguesa, que exporta cerca de 80% da sua produção.