Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2197 | 12 Maio 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Universidades & Emprego
Conferência
Empresas & Mercados
Última
Presidente da Somoil, maior petrolífera privada angolana, Edson dos Santos, revela que, embora a aposta das atividades da empresa seja no país, estão a avaliar oportunidades de investimento, que se alinhem com a estratégia da administração, noutras geografias.
Alípio Dias e Luís Patrão recebem 130.000 euros por ano - 10.800 euros por mês - para serem administradores não-executivos da Mutualista. Valor é quase o triplo do que auferem os não-executivos da CGD.
Da alta velocidade ferroviária ao novo aeroporto, passando pela falta de pessoal no regulador e ao fecho de várias zonas de Lisboa ou Porto à circulação automóvel. A presidente da AMTnão sente saudades dos tempos de ministra, mas continua com uma opinião forte sobre os temas.
Apesar de, quando foi secretária de Estados dos Transportes, ter proposto o gasóleo profissional, Ana Paula Vitorino acha que os tempos mudaram. Face às metas de descarbonização, não é aceitável subsidiar os combustíveis fósseis das transportadoras.
Portugal subiu uma posição e é agora o nono país da OCDE onde o peso dos impostos, quotizações e contribuições sociais no total gasto pelos patrões com salários é maior. Está à frente, por exemplo, de Espanha, Dinamarca e Grécia.
A inflação pressiona mais salários do público do que do privado. Sector dos organismos internacionais assegura maior aumento real.
Fundos europeus ajudaram a transformar país nos últimos 36 anos, nomeadamente nas infraestruturas. Empresários avisam, porém, que há áreas em que o impacto ficou aquém do desejado, como a ferrovia e dimensão das empresas.
O governador do Banco de Portugal prevê que o aperto monetário vai manter-se “durante algum tempo” e só antecipa descidas dos juros em 2024, se a inflação ceder. Por cá, em abril, o Índice dos Preços no Consumidor diminuiu para 5,7%, mas abrandamento é explicado por efeito de base.
O antigo administrador visto como o estratega que ajudou o Estadoa reaver parte da TAP diz que não se vai excluir da privatização se poder “ser útil” e confirma que foi abordado por “várias entidades”.
Não é fácil na Europa encontrar um quadro de tal forma estabilizado sobre as intenções de voto. A acreditar nas sondagens, nada vai mudar: a maioria da Nova Democracia vai manter-se, assim como a liderança da oposição por parte do Syriza.
A Turquia volta a ter um papel fundamental na extensão do acordo dos cereais. Que pode ser uma plataforma para mais qualquer coisa.
A Declaração deValência, saída do V Encontro de Reitores Universia, é um compromisso no sentido de uma formação multidisciplinar, competências transversais e valores que preparem para os desafios societais. Ana Botín anunciou 400 milhões para a educação até 2026.
A antiga ministra da Saúde dirigiu fortes críticas ao Ministério das Finanças por ser um “garrote” em relação à Saúde em Portugal, uma área que, no seu entender, exige uma maior autonomia orçamental.
A perda de competitividade de Portugal na investigação clínica e a hipervisibilidade da saúde mental (que não se reflete no orçamento), foram temas em destaque na conferência “O Futuro das Neurociências”.
Ricardo Mestre fala em necessidade de se recuperar tempo na Saúde e mencionou novo ciclo de investimento.
Neurologista coloca Alzheimer e Parkinson como as doenças que deviam ser investigadas com mais rapidez. Diretora da Biogen Portugal deixa alerta para a demora na aprovação dos ensaios clínicos no país.
Doença degenerativa é a segunda com maior crescimento a nível mundial mas não se conhecem os motivos dessa evolução. Investigador norte-americano defende necessidade de inovar a estimulação do cérebro.
A Oferta Pública de Aquisição obrigatória sobre 39,22% das ações da SAD do Boavista vai finalmente ser registada. Gérard Lopez tem como advisors o Banco Bison e o membro da família Peugeot que é responsável pela empresa de private equity EIM Capital.
Depois de várias tentativas de venda do banco, a Fundação Oriente chegou a acordo com o grupo cotado na bolsa de Hong Kong, a Vcredit Holdings Limited. O BPG teve prejuízos de 4,9 milhões em 2022.
Com o desenrolar da “Earning Season”, o foco do mercado volta-se agora para os resultados das empresas europeias. Em Portugal, o PSI perdeu terreno desde o início de maio.
Além de recorrer à Justiça portuguesa, o banco liderado por Mark Bourke prepara-se para levar a Autoridade Tributária ao Tribunal de Justiça da União Europeia devido ao diferendo sobre o agravamento dos impostos relacionados com ativos imobiliários.
A junta de freguesia avança com processo contra o ministério do Ambiente para tentar travar ampliação da mina transmontana. Objetivo é reverter alteração de contrato que teve lugar em 2016 e que abriu as portas ao lítio.
A inovação da linha férrea está em curso e é uma oportunidade para melhorar os serviços em todo o país. As vantagens estendem-se ao Metro de Lisboa, para o qual está planeada uma nova linha.
O rácio de malparado degradou-se ligeiramente, mas Paulo Macedo diz que esta evolução “não reflete uma tendência de aumento não controlado do malparado”.
No próximo dia 19 de maio não perca a transmissão do segundo episódio do podcast “Descomplicar as Finanças Sustentáveis”