A Caixa Geral de Depósitos registou um resultado líquido de 285 milhões de euros, mais 96% do que em2021. A rentabilidade medida pelo ROE fixou-se em 13,1%. A margem financeira justifica a subida dos lucros ao atingir os 611,2 milhões de euros (+129,4%). O banco diz que a receita da margem financeira é devida essencialmente ao contributo da atividade em Portugal, que aumentou 319 milhões de euros, “reflexo da subida das taxas de juro nas operações de retalho e do impacto positivo relativo às operações de tesouraria e da carteira de títulos”.
As comissões subiram 2% para 149 milhões de euros. Quanto aos resultados de operações financeiras, o banco registou um “crescimento atípico” de 76,5 milhões de euros face aos primeiros três meses de 2022 à boleia da operação não recorrente de liquidação do Fundo de Pensões. Excluindo este efeito, os resultados de operações financeiras registam uma variação negativa de 3,6 milhões de euros.
CGD quase duplica lucros para 285 milhões no primeiro trimestre
O rácio de malparado degradou-se ligeiramente, mas Paulo Macedo diz que esta evolução “não reflete uma tendência de aumento não controlado do malparado”.
