Skip to main content

CGD quase duplica lucros para 285 milhões no primeiro trimestre

O rácio de malparado degradou-se ligeiramente, mas Paulo Macedo diz que esta evolução “não reflete uma tendência de aumento não controlado do malparado”.

A Caixa Geral de Depósitos registou um resultado líquido de 285 milhões de euros, mais 96% do que em2021. A rentabilidade medida pelo ROE fixou-se em 13,1%. A margem financeira justifica a subida dos lucros ao atingir os 611,2 milhões de euros (+129,4%). O banco diz que a receita da margem financeira é devida essencialmente ao contributo da atividade em Portugal, que aumentou 319 milhões de euros, “reflexo da subida das taxas de juro nas operações de retalho e do impacto positivo relativo às operações de tesouraria e da carteira de títulos”.
As comissões subiram 2% para 149 milhões de euros. Quanto aos resultados de operações financeiras, o banco registou um “crescimento atípico” de 76,5 milhões de euros face aos primeiros três meses de 2022 à boleia da operação não recorrente de liquidação do Fundo de Pensões. Excluindo este efeito, os resultados de operações financeiras registam uma variação negativa de 3,6 milhões de euros.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico