Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2112 | 24 Setembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Nacional
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Última
Paulo Cunha, o presidente da Câmara de Famalicão que decidiu não se candidatar a um novo mandato, regozija-se por ter batido a concorrência no projeto do maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica.
Portugal entra na última fase de desconfinamento na próxima semana, com algumas limitações a caírem,
mas com novas regras a entrar em vigor, no que toca ao uso da máscara e apresentação do certificado digital.
Depois de José Abraão, é agora a vez de Mário Mourão se apresentar à corrida para substituir Carlos Silva à frente da central sindical.É a primeira vez que a UGT quebra unanimismo que lhe é tradicional.
A venda da empresa de confeções Dielmar com os 250 trabalhadores é reconhecida pelo administrador de insolvência e pelo Banco de Fomento como a melhor solução para viabilização da companhia têxtil.
Vitória dos socialistas, que governam mais câmaras do que os outros partidos juntos, está assegurada. Maiores problemas terão os líderes do PSD, CDS-PP e PCP caso o PS mantenha ou acentue a hegemonia.
Lei eleitoral distingue Lisboa e Porto, ignora ‘boom’ demográfico noutros concelhos e leva a que um vereador doCorvo ‘valha’ 70 votos.
PCP insiste no englobamento obrigatório de todos os rendimentos
Há mais de dez anos que a RAVE equacionou uma solução faseada para ligar as redes ferroviárias do Algarve e da Andaluzia implicando um investimento mínimo para Portugal e a utilização do Alfa Pendular.
Para a coordenadora do Movimento Mais Ferrovia, Cristina Grilo, “os transportes são um dos principais problemas do Algarve”.
Aliança entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália é o tema internacional que o presidente norte-americano encontrou para fazer esquecer as críticas por causa da saída do Afeganistão. Mas não é certo que a frente militar criada para tentar travar a China seja um caminho seguro.
Dificuldade do governo será fazer chegar dinheiro aos bolsos dos russos: alicerces da economia parecem robustos, mas a população abaixo do limite da pobreza já ultrapassou os 12%.
Há vários potenciais interessados: os belgas da Aviapartner, a Swissport, o Grupo NAS do Kuwait e uma quarta solução que corre por fora, de um grupo ligado ao ex-CEO Paulo Leite.
“Há uma grande apetência do mercado e interesse dos investidores por quem trabalhe algo tão relevante como a saúde mental”, garante Tiago Reis Marques, CEO e cofundador da Pasithea Therapeutics.
Com o fim das moratórias os bancos preparam-se para reestruturar os créditos de empresas viáveis sem contar com a Linha Retomar por a considerarem inútil, dadas as restritivas condições impostas.
A 30 de agosto a CMVM determinou a Gerárd Lopez a divulgação imediata de anúncio preliminar de lançamento de OPA obrigatória à Boavista SAD. O que não aconteceu.
Os especialistas contactados pelo JE dizem que autoridades chinesas impedirão o impacto sistémico de elevadas proporções. Os acionistas da promotora imobiliária serão os mais afectados pela derrocada.
Setor imobiliário chinês poderá “implodir” com eventual colapso da Evergrande, admite Filipe Garcia. Mas a situação pode ser controlada.
Mercados penalizados pela Evergrande no início da semana, recuperam com adiamento do ‘tapering’ pela Reserva Federal dos EUA.
Atual vice-presidente foi eleito pelos sócios para suceder a Sikander Sattar na liderança da KPMG. Anúncio formal deverá ser feito numa reunião geral na próxima semana. Nova comissão executiva poderá ser anunciada na ocasião.
Pandemia acelerou digitalização e expectativa é que movimento se aprofunde. Pequenos escritórios e prática individual têm de se juntar para responder ao desafio do investimento.
Palavras do secretário de Estado da Internacionalização sobre o efeito positivo para a ‘marca Portugal’ levaram António Costa a comentar que a resposta nacional à pandemia “não é um cartaz turístico”.
Jerome Powell, presidente da Reserva Federal norte-americana, tem evitado o assunto, mas a sua previsível disponibilidade para se manter por mais um mandato no lugar que ocupa pode vir a abrir mais um confronto entre democratas e republicanos.