Skip to main content

Vereadores de Sintra representam quase o dobro de eleitores do que os do Porto

Lei eleitoral distingue Lisboa e Porto, ignora ‘boom’ demográfico noutros concelhos e leva a que um vereador doCorvo ‘valha’ 70 votos.

Cerca de metade dos 308 concelhos portugueses têm menos de oito mil eleitores, ao mesmo tempo que um candidato autárquico não conseguiu ser eleito vereador após ter merecido mais de oito mil votos em 2017. Essa discrepância, que poderá repetir-se nas eleições deste domingo e preocupa partidos como o Bloco de Esquerda e o PAN, mas também a Iniciativa Liberal e o Chega, decorre de critérios definidos pela legislação eleitoral que levam a que a média de eleitores por vereador seja 419 vezes superior em Sintra do que no Corvo, justamente os municípios que estão nos dois extremos.
Mas essa discrepância não existe só entre os municípios mais populosos e os que têm pouco habitantes, pois a média de eleitores por vereador em Sintra (29.329) não anda longe de ser o dobro do Porto (15.911) e ultrapassa essa fasquia nos ‘vizinhos’ Oeiras (13.373) e Amadora (13.215).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico