Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2072 | 18 Dezembro 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Media & Comunicação
Ensaio
Conferência
Última
Banco lança consulta ao mercado para escolher auditor para novo mandato. O contrato, que hoje pertence à EY, vale cerca de três milhões por ano.
Siza Vieira prevê início da retoma à medida que a pandemia ficar sob controlo, do segundo trimestre em diante. “A diferença é que agora já temos previsibilidade quanto ao processo de vacinação”, frisa.
Executivo prepara “solução sistémica” para empresas com dificuldade em pagar créditos após o fim das moratórias. Dívida poderá ser convertida em capital e entregue a fundos que passarão a ser acionistas, diz Siza Vieira.
Programa vai ser alargado a empresários em nome individual sem contabilidade organizada. Apoio às rendas será lançado em janeiro.
Presidente do Chega admite que o chefe de Estado deverá ser reeleito a 24 de janeiro e diz que o mais importante é se a sua “direita antissistema” fica à frente da “esquerda revolucionária” de Ana Gomes.
Executivo não alterou medidas anunciadas para a quadra natalícia, mas agravou restrições para o Ano Novo, para “evitar a multiplicação dos riscos”. Partidos apelam ao “bom senso” e Governo anuncia que plano de vacinação arrancará no dia 27.
Empresa da Câmara de Lisboa mais do que duplicou compensações pelo serviço público e investimentos, o que assegura lucros em 2019, 2020 e 2021.
Presidente conta com mais debates em sinal aberto. Tiago Mayan é o mais prejudicado. Adversários de Marcelo falam em “critérios vagos” e “injustos”.
Questão da insurgência jiadista em Cabo Delgado está longe de ser apenas moçambicana e resposta tem de ser enquadrada de forma global. Além dos contactos bilaterais, Portugal acompanha-a no âmbito da União Europeia.
O Parlamento aprovou uma proposta que prevê menos incentivos à compra destes automóveis.
Vendas este ano já superam em 29% as do ano passado, mas algumas marcas estão com expectativas negativas para a reação do mercado em 2021.
Fed manteve o programa de compras inalterado. Estímulos orçamentais nos EUA tardam e Brexit ainda sem acordo comercial.
É um dos elefantes brancos que o Novo Banco herdou do BES. Parte do Greenwoods Ecoresorts foi vendido a um fundo imobiliário, mas as perdas não estão cobertas pelo Fundo de Resolução.
Desenvovlimento do 5G em Portugal desencadeou conflito sem precedentes entre Altice, NOS e Vodafone e Anacom. Operadores colocam em tribunal, pelo menos, cinco providências cautelares.
Solução é comum em países anglo-saxónicos e permite obter financiamento para pagar processos judiciais, em troca de percentagem dos ganhos.
Responsável acredita que, nos próximos seis meses, a atividade do mercado “deverá voltar ao normal”. Pandemia alterou o ‘business plan’ da empresa, mas o volume de negócios de 600 milhões continua no horizonte até 2022.
Plano é coordenado pela Reitoria e envolve as 18 escolas da universidade
Unidade móvel desloca-se a todo o país com equipas mistas a bordo. Rastreia casos e faz avaliação de ambientes de trabalho.
Negócio dos meios deverá cair entre 15% e 18% este ano. Diretor-geral da Nova Expressão diz que agência cai menos que o mercado. Mais atividade compensa quebras. Prevê-se crescimento do ‘share’.
O Euro Digital tem vantagens potenciais enormes para os bancos centrais, não estando isentos de risco para a banca e os outros actores do sistema financeiro em geral. Participar na consulta pública e contribuir para a discussão é, pois, importante.
António Bernardo, presidente da consultora Roland Berger, alerta para o facto da restruturação da TAP estar a ser “demasiado politizada” e prevê que o seu futuro passe por uma fusão num grupo grande.
ANA preparada para avançar com ‘caterpillars’ em abril de 2021. Ryanair tem mais “20 ou 30 aviões” para voar para o aeroporto do Montijo.
Para começar, em dezembro serão vacinados 9.750 profissionais de saúde. Até ao final de abril, um total de 950 mil portugueses terão sido vacinados.