Skip to main content
Autor
Paulo Cardoso do Amaral
Professor da Católica-Lisbon
Notícias
A tokenização de activos e a criação de valor económico
Apesar de ser um simples piloto com algumas limitações, o regulamento Pilot DLT representa o início da tokenização de direitos na economia regulada da UE.
O cripto-inverno do nosso descontentamento
A aplicação para breve do regulamento Pilot DLT em toda a UE, será o primeiro passo da revolução que se vai estender a todos os activos financeiros, abrindo caminho à livre tokenização dos direitos pelo resto dos sectores da economia regulada, incluindo todos os seus activos.
As ‘stablecoin’ e a massa monetária
As criptomoedas voláteis poderiam ser transformadas em ‘stablecoin’ se a sua emissão fosse controlada com a estabilidade como objectivo, acompanhando a oferta e a procura.
A volatilidade das criptomoedas terá um fim à vista?
A comunicação social e as redes sociais têm tido muita responsabilidade no crescimento dos investimentos em criptomoedas e outros criptoactivos, ajudando a construir a crença no Eldorado relâmpago dos criptobilionários.
A importância estratégica dos contratos (legais) auto-executáveis
Como a tentação de controlo pode ser enorme, é bom que a discussão pública seja suficientemente lúcida para que as decisões de bom senso sejam tomadas a tempo. Infelizmente, não é isso que está a acontecer, pois o tema da identificação jurídica, por exemplo, tem continuado a ser largamente ignorado, e discutir na ignorância é no mínimo perigoso.
Vamos tokenizar a economia à francesa?
Mais do que aumentar a eficiência do sistema financeiro, será a tokenização de outros activos que não apenas os financeiros, a beneficiar toda a economia. E França já está a pensar a testar esse caminho quando nós ainda nem começámos a discuti-lo.
Ver mais
Aguarde