Skip to main content
Autor
Paulo Cardoso do Amaral
Professor da Católica-Lisbon
Notícias
As ‘stablecoin’ e a massa monetária
As criptomoedas voláteis poderiam ser transformadas em ‘stablecoin’ se a sua emissão fosse controlada com a estabilidade como objectivo, acompanhando a oferta e a procura.
A volatilidade das criptomoedas terá um fim à vista?
A comunicação social e as redes sociais têm tido muita responsabilidade no crescimento dos investimentos em criptomoedas e outros criptoactivos, ajudando a construir a crença no Eldorado relâmpago dos criptobilionários.
A importância estratégica dos contratos (legais) auto-executáveis
Como a tentação de controlo pode ser enorme, é bom que a discussão pública seja suficientemente lúcida para que as decisões de bom senso sejam tomadas a tempo. Infelizmente, não é isso que está a acontecer, pois o tema da identificação jurídica, por exemplo, tem continuado a ser largamente ignorado, e discutir na ignorância é no mínimo perigoso.
Vamos tokenizar a economia à francesa?
Mais do que aumentar a eficiência do sistema financeiro, será a tokenização de outros activos que não apenas os financeiros, a beneficiar toda a economia. E França já está a pensar a testar esse caminho quando nós ainda nem começámos a discuti-lo.
Haverá lugar para os NFT na economia tradicional?
Os NFT ganharam uma importância significativa a partir do momento em que começaram a ter impacto directo em actividades económicas, e é esse o ponto de partida para esta reflexão. Isto porque os criptoactivos são muito mais do que reserva de valor.
Vem aí o MiCA, mas não chega
“A solução não passa pela custódia de informação nenhuma, nem pela responsabilização à antiga por parte da regulação, mas sim na garantia de execução dos direitos, de acordo com as regras e a lei, pelos próprios reguladores.”
Ver mais
Aguarde