Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2062 | 09 Outubro 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Última
CGD, BCP, Santander e BPI estão disponíveis para emprestar ao Fundo de Resolução entre 250 e 400 milhões de euros para injetar no Novo Banco.
Serão abrangidas entre 150 a 200 mil pessoas. Na reta final das negociações do OE2021, BE quer acautelar peso dos filhos no cálculo do montante.
Pressão nas negociações aumenta e bloquistas dão quatro dias ao Governo para ceder em quatro dossiês. PCP, PEV e PAN podem ser alternativa.
Viabilização da proposta do Governo esteve a ser negociada desde junho com a direção do PSD. Social-democratas admitem “alterações pontuais”.
Primeiras eleições indiretas para as comissões de coordenação e desenvolvimento regional são na terça-feira. PS e PSD dividem lugares entre si.
Provável candidato único a secretário-geral da Juventude Socialista, o economista Miguel Costa Matos, mais novo deputado da legislatura, advoga valorização do trabalho e admite que carga fiscal é pesada.
PCP e BE defendem que o 5G não deve avançar nos moldes atuais. PSD e CDS-PP defendem a importância do investimento privado no setor.
Novo instrumento vai permitir acompanhar em tempo real a execução de fundos comunitários, tal como pediam PAN e Iniciativa Liberal. Abrangência e implementação serão fixados no Plano de Resiliência.
Como era de esperar, o presidente tentou usar politicamente a infeção de que foi alvo e o seu regresso à Casa Branca. Mas os resultados são muito duvidosos. Biden tenta, entretanto, um novo tipo de campanha.
Em entrevista ao JE, Bernat Solé i Barril, ‘conseller’ para a Ação Externa, Relações Institucionais e Transparência do governo da Catalunha, explica que as leis têm de refletir as necessidades daqueles para quem são escritas.
Especialistas alertam: o país não tem ferrovias que permitam tirar partido dos novos comboios que o primeiro ministro diz que a CP vai comprar.
Em entrevista, o presidente da ALF defende, no leasing, a simplificação das moratórias através do envio à Conservatória de uma declaração com o pedido.
A APREN exige saber as condições em que foram fechados os acordos diretos que vão permitir a construção de várias megacentrais solares, fora dos leilões, com mais de um terço da nova potência.
Um estudo realizado pela gestora de ativos mobiliários Sixty Degrees, a que o Jornal Económico teve acesso, prevê que as companhias aéreas registem perdas duradouras de receitas superiores a 20% devido à pandemia.
Imparidades de 19,2 milhões justificam queda de 35 milhões para 410 mil euros nos lucros. Administração sai até ao fim do mês.
Comportamento errático de Donald Trump sobre o pacote de novos estímulos orçamentais leva mercados americanos a máximos do último mês.
Nesta edição do programa de aceleração, seis startups recebem apoio e mentoria de especialistas.
Antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais considera que não existe margem para um aumento da carga fiscal sobre as famílias, no OE2021. Mas admite que Governo lance novas “taxas e taxinhas”.
A promotora de que é sócio Claude Berda tem em curso 18 projetos em Portugal, 880 mil metros quadrados de construção acima do solo. Em entrevista, o CEO José Cardoso Botelho diz que não tem problemas financeiros se estiver 12 anos sem vender nada.
‘Big caps’ do turismo, petróleo e banca estão a acelerar os despedimentos para atenuar o impacto da pandemia nos resultados.
Maior investimento de sempre e a contratação mais cara do futebol português. Em época de dúvidas em torno das receitas operacionais, os três grandes apostaram forte para garantir a Champions.
Oriunda de um país com enormes escritores – alguns deles injustamente esquecidos pela academia sueca (Philip Roth ou David Foster Wallace, que já não andam por aí para receberem prémios, e Don Delillo) – a poetiza Louise Glück é a mais recente Prémio Nobel da Literatura.
No relatório “Evolução orçamental das Administrações Públicas até junho de 2020”, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) diz que o défice em contas nacionais apurado em setembro pelo INE foi de 5,4% do PIB (5.240 milhões de euros), no primeiro semestre, já refletindo o impacto das medidas relacionadas com a pandemia da Covid-19.
António Ramalho vendeu os 25% da GNB Seguros ao grupo Crédit Agrícole com uma mais-valiade seis milhões de euros face ao valor contabilístico. O banco mantém que vai dar lucro em 2021.