Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2012 | 25 Outubro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Universidades & Emprego
Desporto
Conferência
Última
Relatório da CPI refere que o governador do Banco de Portugal, então gestor da CGD, esteve na reunião de 2006 que aprovou Vale do Lobo. Confrontado pelo JE, nega e diz que pedirá alteração de documento aprovado há três meses.
Portugal precisa de mais inovação e medidas para estimular competividade das empresas, defende o membro da Associação Missão Crescimento.
Alterações na regulação e aposta em tecnologia e educação são outras recomendações do estudo “Crescimento da Economia Portuguesa”.
Escalada protecionista pode trazer tarifas ao comércio de automóveis. Por outro lado, a relocalização de investimentos terria o condão de pôr Portugal no mapa.
Setor automóvel alemão está em dificuldades com a travagem na China. Portugal segue em contraciclo e quase 15% das exportações são carros, o que não acontecia desde os anos 90. Resta saber se resiste.
Vice-presidente de Cascais tem conquistado apoiantes fora dos círculos de Lisboa e Setúbal. Autarca quer contrariar críticas de que a sua candidatura não tem uma implantação nacional relevante.
Partido tem rescindido contrato com vários funcionários e está a ponderar encerrar sedes arrendadas ao longo do país. Cortes na subvenção estatal e comparticipações financeiras podem levar dívida dos centristas a aproximar-se dos dois milhões de euros.
Boris Johnson insiste em eleições antecipadas, ainda longe de estarem decididas, numa altura em que todos os partidos fazem contas à vida. Líder da oposição trabalhista Jeremy Corbin também arrisca o final da sua conturbada carreira política.
O líder da Portugal Fresh, que representa um setor agrícola com uma faturação de 2,8 mil milhões de euros, 55% para exportações, considera que houve “um esvaziamento” do ministério da área.
Regulador defende não ser “solução adequada” revogar “uma licença legal”. “Disponibilidade efetiva” do espectro garantida e “açambarcamento” das faixas evitado. NOS e Vodafone mantém processo contra Anacom.
Aveiro e Lisboa têm antenas 5G, mas é Matosinhos que tem total cobertura da nova rede, ainda que seja para testes. Aveiro é o alvo nacional.
Passou em janeiro para o universo da britânica DS Smith, que assim detém a quarta maior produtora de cartão da Europa. A unidade produz toda a eletricidade que usa. E ainda exporta Chanel nº 5!
O grupo britânico, que está pouco exposto às consequências do Brexit, está prestes a inaugurar uma unidade industrial em Indiana.
Índia, China, Indonésia e México são potenciais novos mercados de exportação para as frutas e legumes nacionais representados pela Portugal Fresh.
Mario Draghi manteve as principais taxas inalteradas, e não tem mais encanto na hora da despedida.
Já os processos de análise formal da venda do Banco Primus aos australianos (Pepper Group) e do Efisa e BPG ao grupo do Bahrein (IIBG), ainda nem começaram. BCE espera dados para iniciar as avaliações.
A digitalização está a alterar o paradigma da função financeira, que tem hoje de dar respostas mais céleres aos desafios das organizações.
A compra do Deutsche Bank em Portugal colocou o Abanca na liderança da distribuição de fundos internacionais. Agora, o objetivo é aproveitar o crescimento potencial do segmento. A literacia financeira é chave, diz o responsável do banco por fundos.
O histórico presidente da Associação Mutualista Montepio Geral pediu “escusa” do cargo: “terminei a minha missão”, disse. Sai a 15 de dezembro.
O Governance Lab, coordenado pelo advogado Paulo Câmara, vai apresentar a obra “Acionistas e Governação das Sociedades”.
A escola de negócios realiza de 11 a 13 de novembro um programa com forte componente prática, que inclui a simulação de um processo de construção de cenários. As inscrições já estão abertas.
Organizações de adeptos funcionam como empresas informais e o fim dos apoios do Sporting põe em causa dezenas de milhares de euros.
Na conferência do Grupo BEL, Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade revelou os desenvolvimentos que o "Pacto de Conciliação" tem tido nas empresas, promovendo uma participação mais relevante das mulheres no mundo laboral.
Nesta conversa, vão estar em cima da mesa os principais desafios que se colocam no futuro da União Europeia.
Presidente cessante do BCE elencou os efeitos benéficos na economia das atuais taxas de juro e garantiu que as divergências “fazem parte do debate”.