Autor
Notícias
Apesar de ter mantido o crescimento homólogo de 1,9% no terceiro trimestre, Portugal não ficou imune à deterioração da economia europeia. Menos procura externa levou a desaceleração do PIB em cadeia.
Bruxelas ficou surpreendida com o desempenho português no primeiro semestre de 2019. No entanto, o abrandamento na Europa leva Pierre Moscovici a pedir mais investimento público à Alemanha.
Exportações portuguesas para o Reino Unido podem sofrer um rombo entre 15% e 26% se a saída britânica da União Europeia ocorrer sem acordo mútuo.
Horários de trabalho prolongados não fazem apenas mal à saúde. São também prejudiciais para a economia, pois inibem a inovação e a melhoria da gestão nas empresas. O economista José Tavares, da Universidade Nova,
põe o dedo na ferida: “Estamos viciados em horas extraordinárias. Se as horas extraordinárias fossem uma droga leve, Portugal estaria em ‘overdose’ há décadas.”
Segurança Social já contabiliza 194 mil estrangeiros a descontar no país. Novos imigrantes são jovens, qualificados e trazem dinâmica ao mercado.
PCP e Bloco de Esquerda querem maior subida nos salários. Direita critica dimensão do Governo.
Ver mais