Capa
Nº 2310 | 11 Julho 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Última

Companhia tem potencial para aumentar receita anual em 7% com privatização, segundo previsão feita com base em fusões anteriores.

Governo avança com a primeira fase de venda de até 49,9% da transportadora, mas focado na futura venda da maioria do capital. O Bank of America não fica como assessor.

Governo já recebeu manifestações de interesse na privatização da TAP, incluindo de fundos de investimento, ainda antes de serem conhecidos os destalhes do processo de venda.

O setor segurador está em transformação e tem de responder a grandes desafios. No segmento de Vida, a evolução demográfica e a instabilidade dos últimos anos, que se mantém, são temas à procura de resposta. Serão debatidos no encontro que o Jornal Económico vai promover, com o apoio da GamaLife, a 16 de julho, em Lisboa.

Lisnave tinha um plano ambicioso de 400 milhões para aumentar negócio para as eólicas offshore e desmantelamento de navios e mostrou vontade de renovar concessão, mas Governo avança para concurso internacional.

Num Portugal envelhecido, a economia grisalha ou ‘silver economy’ atrai cada vez mais investidores. CEO da marca SER revela ao JE estratégia de expansão para os próximos anos.

A companhia aérea, que transportou mais de 10 milhões de passageiros no ano fiscal de 2024, aguarda mais slots para reforçar crescimento. E critica a lentidão dos novos sistemas de controlo de fronteiras.

“Precisamos de trazer uma tropa de elite para a gestão das empresas públicas”, defende Gonçalo Reis, que participou no grupo de trabalho do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) que criou um guia com 23 recomendações para melhorar a governance no setor empresarial do Estado. “Nós precisamos de talento”, sublinhou.

Observatório do JE juntou especialistas e abordou soluções para o problema da habitação em Portugal. Simplex e investimento estrangeiro foram temas em debate.

A próxima geração pode ter grande sucesso a liderar o Grupo se a prepararmos bem e se incutirmos os valores da família
e um sentimento de orgulho coletivo na missão do negócio”

Danny Almagor foi o convidado do Innov.Club, promovido pela VdA e pelaBeta-i, que visa promover e partilhar conhecimento entre as organizações em Portugal.

Algumas das principais praças europeias continuam a renovar máximos históricos, apesar das inseguranças.

Os quatro biliões de dólares de capitalização da da fabricante de semicondutores ditam máximos do índice tecnológico Nasdaq.

Moeda única aproximou-se dos 1,20 dólares esta semana, dando mais poder de compra aos europeus, mas encarecendo exportações – incluindo o turismo português.

Presidente da EMRP alerta para a necessidade de olhar para a execução baseada nos marcos e metas, não pelo lado financeiro, até porque os pagamentos se prolongarão para 2027. A convicção mantém-se na execução plena, apesar dos alertas da Comissão de Acompanhamento.

A poucos meses do fim do prazo, o Governo tem uma solução para usar o que não for executado. OBF gere, o que permite mudar agulha dos investimentos, e dar mais apoio aos privados.

No livro “The Tesla Files”, um dos títulos mais aguardados e que será publicado este mês, são reveladas as histórias de centenas de acidentes, alguns deles fatais, com modelos Tesla. Condutores e passageiros ficaram presos em veículos em chamas ou envolvidos em travagens repentinas a alta velocidade.

Olga Roriz tem um ritual. A cada década que passa, parte à descoberta daquilo que o tempo lhe trouxe, a vida lhe deu e tirou. Olha para dentro de si e não condescende. Expurga a dor, o riso, as memórias, o corpo.

Mário Cruz, fotojornalista e mentor da Narrativa, diz ao JE que esta galeria-biblioteca aconteceu na sua vida porque “se chateou” com o jornalismo. Três anos depois, o projeto tem público fiel, workshops esgotados e um rol de fotógrafos premiados a sair das suas fileiras.

A força do jazz moderno reside na sua capacidade de evolução, adaptação e inovação. E na fragilidade humana que lhe traz densidade e que, ao vivo, faz vibrar as cordas da emoção. Não é metáfora, é mesmo assim. Venha daí a catarse e a redenção do Jazz em Agosto 2025.

A 3 de julho de 1905, o jornal britânico “The Times” publicou uma carta de indignação de George Bernard Shaw, dirigida à Royal Opera House.

O Hamas admite libertar dez reféns como parte das negociações de cessar-fogo em Gaza, após quatro dias de negociações indiretas mediadas pelo Qatar.

Depois de uma vitória robusta, Starmer não consegue reverter os maus indicadores que herdou de 14 anos de conservadores no poder.

A Comissária Europeia sobreviveu à moção de censura lançada pela extrema-direita. Mas, ao contrário do que chegou a temer, os moderados permaneceram firmes ao seu lado. Ou então não, depende da matemática.

A Europa “esqueceu-se” de que a energia e a alimentação são categorias geopolíticas primárias e, no entender do antigo ministro da Defesa, o “Velho Continente” está a aprender essa lição. Em entrevista ao JE, Paulo Portas critica duramente a política económica de Donald Trump e alerta que o protecionismo dispensa as empresas de serem competitivas.

Portugal tem uma Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional desde o final de 2021, que pretende garantir a convergência, a coerência e a participação social na adoção dos instrumentos para a definição de uma visão integrada das matérias da segurança alimentar e nutricional.

Mais um prazo definido por Trump expirou sem se verificarem as suas ameaças, dando lugar a uma extensão até dia 1 de agosto, apesar de a Casa Branca rejeitar a expressão. Europeus procuram acordo com EUA com isenções abaixo de 10% para setores chave, mas terão de fazer concessões.

O futuro do abastecimento alimentar para uma população mundial em crescendo depende de diversos fatores, especialmente das alterações climáticas. Mas outro destaca-se: a geopolítica, cada vez mais determinante.

No Algarve, a comissão do mestrado de Medicina demitiu-se por “falta de corpo docente consolidado”. Bastonário quer que médicos que ensinam sejam valorizados e está a reunir consensos para proposta.

Regime que dá bónus fiscal à inovação custou, no ano passado, ao Estado 876 milhões em 2024, representando 40,1% dos 2.182 milhões de euros da despesa fiscal em IRC. Em cinco anos mais do que duplicou este incentivo fiscal.

Vivemos tempos turbulentos. Quando parece que atingimos o fundo do poço, os acontecimentos tomam um rumo ainda mais sombrio.

Bernardo Marques dos Santos acaba de ser nomeado Partner na Qualitas Funds, gestora espanhola de fundos de private equity. É um dos poucos portugueses a trabalhar no mercado de Private Equity internacional e é o responsável pelo crescimento da Qualitas no mercado português. Veio da Bain & Company e em 2020 juntou-se à Qualitas para liderar os investimentos em algumas das principais regiões (Benelux, França, Itália e EUA) e reforçar a plataforma de coinvestimento da empresa.