Capa
Nº 2290 | 21 Fevereiro 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Barómetro
Universidades & Emprego
Ensaio
Última

Contas nacionais : Último trimestre forte e superavit em contabilidade pública até setembro próximo de máximos históricos deixam antever
um saldo acima de 0,4% no final de 2024. Para este ano a incerteza não permite grandes previsões, mas nova surpresa positiva é possível.

PIB : Apesar da incerteza e tensões globais crescentes, o Executivo mostra-se “moderadamente otimista” quanto ao crescimento este ano, que até pode ficar acima dos 2% esperados.

Segurança : As opções de financiamento dos gastos em defesa vão desde flexibilizar as regras orçamentais e mais apoios do BEI, passando pelo mecanismo de auxílio aos países da zona euro, até à criação de um veículo SPV para captar empréstimos em alternativa à emissão de dívida comum.

Proposta a Solução para reforçar despesa com a defesa da Europa pode passar pela criação de um banco com participação voluntária dos Estados-membros e aberto a países aliados e parceiros, como a Noruega, o Reino Unido e o Japão.

Parlamento : Primeiro-ministro geriu a polémica em torno do negócio familiar optando por não falar no assunto, o que precipitou a censura do Chega, e vai dar “as explicações devidas” durante o debate no hemiciclo.

Parlamento a Ex-dirigente do PS defende que Aguiar Branco tem tido uma “ati-tude de prudência” e alerta para riscos de criar regras que possam vir a limitar
a liberdade de expressão.

Poder : A intervenção de Donald Trump confronta a União Europeia com as suas limitações políticas
e competitivas. Elisa Ferreira e Carlos Moedas contrariam as vozes que dão a Europa como moribunda.

Entrevista Francisco Lampreia : O futebol português vive um momento decisivo e a centralização dos direitos televisivos obriga a repensar o produto para definir os próximos 50 anos. Esta é a convicção que um dos profissionais de maior destaque na indústria de desporto e entretenimento partilha com o JE.

Cruzeiros : Em 2024 ultrapassou-se a barreira dos 700 mil passageiros. Infraestruturas, geografia, segurança e crescimento no setor do luxo justificam estes resultados, diz APRAM.

Viagens : A MSC tem 64% da quota de mercado e espera que em 2025 se mantenha a tendência de crescimento. Diretor-geral confirma que empresa está a ter um melhor desempenho nas vendas em comparação com o período homólogo.

Banca a O Banco Carregosa está novamente em processo de venda na fase das propostas não vinculativas. O Grupo Amorim é acionista e quer vender.

Turismo a O acordo de venda dos ativos de Tróia da SC Investments à Arrow Global já está nos últimos detalhes jurídicos.

Media : Com a aquisição da última participação minoritária nas mãos de privados, a agência de notícias portuguesa passará integralmente para as mãos do Estado.

MAR : O Registo Internacional de Navios da Madeira tem 43% dos navios registados com origem no mercado alemão. Segue-se a Suíça, Holanda, Grécia e Espanha.

Automóvel : Vários fatores pesam. Concorrência avança e modelos envelhecem. Posições políticas de Musk não ajudam, apontam analistas.

Cortiça : As vendas caíram 4,7%, penalizadas por contexto global desfavorável, ao mesmo tempo que a dívida líquida contraiu quase 20%, para os 196 milhões de euros.

Automóvel : Marca alemã apresentou o esboço do novo ID.1 (custa 20 mil euros) com modelo a ser revelado em março. Wolfsburgo está em processo de escolha de local de produção. Fábrica lusa está na corrida e tem argumentos de peso.

Lugrade : Incêndio destruiu uma das três fábricas e 1.300 toneladas de bacalhau. Administrador desdramatiza: “Fizemos o maior churrasco de bacalhau do mundo, mas só com a presença dos bombeiros.” Empresa está a crescer.

Imobiliário a Investidores dos Estados Unidos e Brasil querem residências de dois mil m2, que não existem no país. Branded residences podem ser alternativa, diz o líder da APPII, Hugo Santos Ferreira.

a A gestora Sandra Santos assumiu o cargo de CEO da Logoplaste, empresa portuguesa líder global no design e fabrico de soluções de embalagens plásticas rígidas. Substituiu Gerardo Chiaia, que esteve seis anos na empresa.

Mercados: O grupo vai juntar serviços num portal único, cujas funções vão ser simplificadas pelas novas tecnologias. Uma das prioridades para 2025 passa por “diversificar” a oferta. E continua a admitir aquisições.

Franquias : São mais de 22 mil milhões de euros de faturação de um setor que representou 8,3%do PIB em 2023. E continua a crescer.

Conferência : No dia 24 de fevereiro, O Jornal Económico e a Forbes Portugal, em parceria com o Turismo de Portugal, a TSF e o JN, vão promover um evento sobre sustentabilidade e economia na restauração

Criptomoedas : O presidente norte-americano criou um ativo digital, que desvalorizou. O presidente argentino promoveu outro, que colapsou, e motivou uma queixa. E depois temos Elon Musk, adepto fervoroso.

Fecho da bolsa : Principais índices acionistas dos EUA e da Europa em máximos na semana. Walmart, Ucrânia e eleições alemãs penalizam e ditam recuo no final da semana.

Infraestruturas : O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai anunciar em breve um megapacote de infraestruturas para o país, que inclui o túnel rodoviário imerso Trafaria-Algés há muito pedido pelos autarcas da margem sul. O plano inclui a terceira travessia sobre o Tejo.

Infraestruturas : A semana foi pródiga em anúncios do Ministério das Infraestruturas.

Bebida : Com um crescimento anual de 20%, a empresa faturou 11 milhões de euros e vendeu 30 milhões de garrafas na Europa. Para este ano, a ambição da The GUTsy Captain Company passa pelo lançamento de novos produtos e por aumentar a quota de mercado em Portugal e Espanha.

Zaho de Sagazan : Epifenómeno ou ‘the next big thing’ da cena musical francesa? Estaremos cá para responder. Por ora, é vibrar com a sua sinfonia catártica e destemida, mesmo que não perceba uma palavra de francês.

Entrevista : Quatro décadas de uma carreira feita a várias vozes, em torno daquela que é uma voz única, irreverente e criativa. O álbum “Abundância”
é lançado a 28 de fevereiro e nele Maria João celebra a mestiçagem, o calor da língua que brota de dentro de si, orgânica, e que abraça o mundo.

Coleção de Fotografia novobanco : Sabia que pode visitar, em Lisboa, uma das mais importantes coleções corporativas do mundo? São mais de 1.000 obras de 300 artistas de várias nacionalidades, uma espécie de ‘crème de la crème’ da 8ª arte.

Mudança : Há um antes e um depois na União Europeia, marcado pelo dia em que Donald Trump assumiu pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos. A Alemanha, o motor da Europa entretanto gripado, pode ser a alavanca para uma Europa que há muito deixou de ser ativa para ser meramente reativa. Mas a ‘ventania’ interna poderá não ajudar.

Eleições a Travão constitucional será dos principais temas económicos depois de domingo, embora a energia seja o principal problema no modelo atual alemão já expirado.

Vaticano : Vaticano atualizou estado de saúde do Papa. O pontífice de 88 anos está internado há uma semana para tratar uma pneumonia bilateral que inicialmente parecia ser apenas uma bronquite.

Ucrânia : A geografia mantém-se, com a mesma vizinhança hostil, a corrida global às armas vai prosseguir e o país continuará a necessitar de ajuda internacional massiva, agora para a reconstrução.

Fronteiras : A questão das fronteiras entre a Ucrânia e a Rússia é das que mais atormenta os europeus, dado que ajudará a perspetivar as relações futuras Rússia-Europa.

A principal economia da Europa tem mostrado sinais de enfraquecimento desde a pandemia, tendo registado uma contração económica dois anos seguidos.

Lusofonia : Governantes discutiram e fortaleceram cooperação bilateral em diversas áreas na XIV Cimeira Luso-Brasileira, que decorreu em Brasília, no dia 19 de fevereiro.

Os temas relacionados com a saúde surjem diariamente nos vários meios de comunicação social, desde aberturas de noticiários, passando pelas redes sociais, revistas da especialidade e forums de diversos tipos.

Educação : Os benefícios à educação dos filhos dos colaboradores estão em crescimento em Portugal, mas ainda longe de virar moda. Santander Portugal, InnoTech, Jerónimo Martins e Grupo Casais afirmam-se pela positiva. As iniciativas incluem bolsas de estudo, vales de material escolar, pagamento de propinas e até acompanhamento dos estudos.

Mérito : Guilherme e Ivo têm muito em comum. Partilham o gosto pelo conhecimento, a entrega ao estudo, os bons resultados académicos e o facto das mães trabalharem na mesma empresa.

A União Europeia (UE) enfrenta, atualmente, um dos momentos mais críticos da sua história económica. Após ultrapassar a crise da dívida soberana, que expôs as fragilidades da união monetária, e de superar o choque sistémico das medidas pandémicas, a UE encontra-se numa encruzilhada macroeconómica. A capacidade de reinvenção do seu modelo produtivo e do seu potencial de inovação determinará se a União será protagonista ou mera espectadora no desenvolvimento económico das próximas décadas.

Gonçalo Regalado, que “ajudou a fazer do BCP o banco líder de empresas”, é o novo presidente executivo do Banco Português de Fomento (BPF) e apresentou esta semana o Plano de Ação para fazer o melhor banco de empresas do sistema. Este foi o pretexto para o Jornal Económico falar com Gonçalo Regalado.