Skip to main content
Capa
Nº 2218 | 06 Outubro 2023
Edição nº 2218
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Política
Ex-líderes e autarca entre  os desejados para suceder  a Sérgio Gonçalves no PS Madeira
Ex-líderes e autarca entre os desejados para suceder a Sérgio Gonçalves no PS Madeira
Política : Existe convergência, nos militantes ouvidos pelo JE, em Miguel Gouveia, Paulo Cafôfo e Carlos Pereira. Cafôfo quer avançar e Carlos Pereira não exclui essa possibilidade.
Mercados
Taxas de juro reais pressionam mercados
Taxas de juro reais pressionam mercados
Fecho da semana: Os rendimentos do tesouro dos EUA seguem em alta, impulsionados pelo aumento dos rendimentos reais e não pelas expectativas de inflação.
Empresas & Finanças
Transavia descola da pandemia, mas há nuvens sobre Amesterdão
Transavia descola da pandemia, mas há nuvens sobre Amesterdão
A companhia ‘low cost’ do grupo Air France - KLM está focada no mercado nacional. Afinal, Portugal é o maior mercado para a operação francesa da empresa, sendo o segundo maior para o negócio a partir dos Países Baixos. A Transavia está a enfrentar o Governo neerlandês em tribunal e em Bruxelas, depois de ter decidido cortar 10?s ‘slots’ no aeroporto de Amesterdão, afetando voos para Portugal. Empresa pede também uma decisão sobre novo aeroporto de Lisboa.
Investimentos a alta velocidade em ‘supercarros’, ‘hipercarros’ e carros de luxo
Investimentos a alta velocidade em ‘supercarros’, ‘hipercarros’ e carros de luxo
Fundos de investimento : Quem tem uma paixão por carros de luxo ou de alta performance já pode investir o seu dinheiro num fundo dedicado a este tipo de ativos. O CEO do Azimut Automobile Heritage explicou ao JE o racional do fundo.
Escolha do Consumidor  entra em Angola e Moçambique
Escolha do Consumidor entra em Angola e Moçambique
Marcas : Portuguesa Consumer Choice, que em março vendeu 50% do capital ao grupo alemão CGG, expandiu esta quinta-feira para Angola. O seu sistema de avaliação mais conhecido e vai entrar em Moçambique na segunda-feira.
Novobanco recebe três propostas vinculativas para terreno das Amoreiras
Novobanco recebe três propostas vinculativas para terreno das Amoreiras
Imobiliário : Dos quatro candidatos à compra do “Projeto Eleanor” que inclui o terreno das Amoreiras que era do BES, três avançaram com propostas vinculativas: a Bain com a Kronos, a Quest Capital e a Sixth Street com a Norfin. A Vanguard desistiu.
Locky quer cumprir o plano  de instalar 1.000 cacifos  até ao final deste ano
Locky quer cumprir o plano de instalar 1.000 cacifos até ao final deste ano
Encomendas : A empresa portuguesa, detida pelos CTT, já tinha como objetivo disponibilizar 1.000 cacifos até ao fim de 2022. Atualmente está nos 700 e quer cumprir o plano até ao final deste ano.
Fundos convidados a avaliarem Altice Portugal
Fundos convidados a avaliarem Altice Portugal
Telecomunicações : Os bancos de investimento mandatados pela Altice International para estudarem soluções para reduzir a dívida enviaram um ‘teaser’ a fundos de ‘private equity’. Objetivo?Avaliar a operação da Altice Portugal e outros ativos do grupo liderado por Patrick Drahi.
Conferência Outlook 2024
Um mundo  em tensão dominado  pelas policrises,  sem fim à vista
Um mundo em tensão dominado pelas policrises, sem fim à vista
7º aniversário JE: Uma economia mundial sob pressão, com juros em alta, tensões geopolíticas em várias regiões, com nós muito dificeis de desatar, a crise da habitação que coloca pressão sobre as famílias portuguesas, e o espaço da lusofonia que precisa de maior união, foram os temas em destaque na conferência do Jornal Económico Outlook 2024.
Ana Figueiredo defende consolidação nas ‘telecom’
Ana Figueiredo defende consolidação nas ‘telecom’
Previsões: Álvaro Santos Pereira, Ana Figueiredo, Miguel Farinha e Bruno Ferreira debateram como será o mundo em 2024, num painel onde se falou de previsões macroeconómicas e de uma estratégia para a Europa.
“As empresas inovam porque odeiam risco e querem mitigá-lo”
“As empresas inovam porque odeiam risco e querem mitigá-lo”
Digital: Para o diretor do Ecossistema de Inovação da Nova SBE, não faz sentido dizer que inovar e testar novas soluções tecnológicas é arriscar. Pelo contrário, é lutar contra o risco. A SIBS está a fazê-lo nos pagamentos - até com pulseiras e relógios.
Lusofonia:CPLP precisa  de uma liderança efetiva e não  de “almoços uma vez por ano”
Lusofonia:CPLP precisa de uma liderança efetiva e não de “almoços uma vez por ano”
Lusofonia: Jaime Nogueira Pinto e Carlos Feijó de um lado, Catarina Castro e Cunha Njinga do outro. Duas visões distintas mas não necessariamente divergentes sobre um tema a que falta debate.
“Não há nenhuma razão para acabar com os golden visa”
“Não há nenhuma razão para acabar com os golden visa”
Imobiliário: Nuno Durão, partner da Fine & Country defende que Portugal foi promovido para o mundo inteiro através do programa dos vistos gold. “Não conheço nenhum país em crescimento económico onde o imobiliário ande para trás”, diz.
Concorrência, diversidade e rentabilidade na rota  do futuro da banca
Concorrência, diversidade e rentabilidade na rota do futuro da banca
Banca: Nuno Amado defende que deve haver concorrência na banca. Mas uma concorrência “com diversidade”. Nogueira Leite defende um regime fiscal que permita a existência de Fundos de Crédito.
Reformas precisam-se numa “economia de medina”
Reformas precisam-se numa “economia de medina”
Reformas: Os participantes do painel “Portugal em 2024” defendem que o país precisa de mais reformas para desenvolver-se. Reforma fiscal é necessária para simplificar o sistema e aumentar a competitividade do país. Eduardo Catroga criticou a falta de reformas por parte do Governo e Álvaro Beleza considera que o país tem uma “economia de medina”.
Perspetiva
CIP rejeita assinar novo acordo de rendimentos
CIP rejeita assinar novo acordo de rendimentos
Concertação : Decisão tem por base não acolhimento de medidas para reforço da competitividade e dos rendimentos. Acordo deverá ser assinado neste fim de semana entre o Governo e os parceiros sociais.
Economia & Política
“Não entendo como é que não se considera o Montijo, uma solução imediata, barata e já negociada!”
“Não entendo como é que não se considera o Montijo, uma solução imediata, barata e já negociada!”
Infraestruturas: Francisco Calheiros, da Confederação do Turismo de Portugal, parece estar a perder a paciência com as indefinições do novo aeroporto. Com o país a “recusar” turistas por falta de capacidade da Portela, o apelo é claro:“Montijo, já”
TdC : Estado só executou um em cada cinco euros do PRR
TdC : Estado só executou um em cada cinco euros do PRR
Contas públicas : Fundos europeus atrasados, reporte incompleto e contas não fidedignas na Segurança Social e receita fiscal são as maiores preocupações do TdC, algumas delas começando a tornar-se crónicas.
Logística arrasa proposta  de desviar carga aérea  de Lisboa para Beja
Logística arrasa proposta de desviar carga aérea de Lisboa para Beja
Novo Aeroporto: Logística contra carga no aeroporto de Beja, sem estruturas para a receber. As empresas e a própria fiscalização do Estado teriam de duplicar meios a 135 km do aeroporto de Lisboa.
Países da zona euro resistem a retirar apoios e arriscam défice global  acima de 3%
Países da zona euro resistem a retirar apoios e arriscam défice global acima de 3%
UE: Previsões da Comissão apontam para 3,2% de défice na zona euro no final de 2023, o que violaria as regras orçamentais. Política expansionista do lado orçamental piora situação da inflação e arriscam aperto mais gravoso.
OE2024: AEP aposta tudo na redução da carga fiscal do IRS e IRC
OE2024: AEP aposta tudo na redução da carga fiscal do IRS e IRC
Em entrevista ao JE, Luís Miguel Ribeiro diz que a carga fiscal asfixia o desenvolvimento económico e impede o crescimento salutar do país em geral e das famílias em particular. E está alinhado com as propostas da CIP.
BdP revê crescimento este ano em baixa para 2,1% e inflação em ligeira alta
BdP revê crescimento este ano em baixa para 2,1% e inflação em ligeira alta
PIB Obanco central mantém como cenário base o crescimento este ano, apesar dos problemas na segunda metade do ano, tal como o Fórum para a Competitividade, que deixa vários alertas.
EUA: republicanos prestes a fazerem explodir o seu próprio partido
EUA: republicanos prestes a fazerem explodir o seu próprio partido
Destituição : Com a votação para a nova liderança a ocorrer a 11 de outubro próximo, a guerrilha interna entre os republicanos vai também voltar a colocar pressão sobre os gastos do governo, que só tem mandato para despesas até 18 de novembro.
Novo Governo, velhos conhecidos,  em versão XS
Novo Governo, velhos conhecidos, em versão XS
Política : O novo Governo reconduz seis secretários regionais, deixa de fora quatro elementos do anterior executivo, tem duas caras novas, e passa de 10 para oito secretarias regionais.
Investidores retraem-se com fim do IRS especial  para residentes não habituais
Investidores retraem-se com fim do IRS especial para residentes não habituais
Fiscalidade: Dois projetos, um que visava chegar aos mil milhões em cinco anos e outro com 1.500 empregos diretos, estão em risco com o fim do regime para novos Residentes Não Habituais.
Advisory
Abreu Advogados mantém-se  “fiel às raízes” 30 anos depois
Abreu Advogados mantém-se “fiel às raízes” 30 anos depois
Direito : A sociedade portuguesa comemorou esta semana três décadas de existência. No discursode celebração, a ‘managing partner’ disse que os clientes têm sido o “combustível” do trabalho e paixão.
Ensaio
E se o passado tiver sido mais interessante do que pensamos?
E se o passado tiver sido mais interessante do que pensamos?
Em textos anteriores, usei este espaço para escrever sobre a importância de tentarmos compreender os outros, mesmo os que têm visões do mundo radicalmente diferentes da nossa (como os povos indígenas), e para nos tentarmos compreender a nós mesmos através da visão que eles nos devolvem. Permita-se-me, no que se segue, que revisite de forma oblíqua estes temas, desta vez a propósito da obra “The Dawn of Everything”, escrita por David Graeber e David Wengrow e publicada em Portugal com o título “O Princípio de tudo – Uma Nova História da Humanidade”.
Desporto
“Leões” valorizaram o dobro de “águias” e “dragões” juntos
“Leões” valorizaram o dobro de “águias” e “dragões” juntos
Futebol : Dois dos três futebolistas contratados pelo Sporting CP esta época estão entre os quatro jogadores que mais valorizaram na Liga. Duo nórdico entusiasma adeptos e a SAD leonina.
Última
Portugal pede reembolso  de mais duas tranches do PRR
Portugal pede reembolso de mais duas tranches do PRR
União Europeia: A submissão do terceiro e quarto pedidos de pagamento, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, ocorreu quarta-feira e fez com que se recuperasse a cadência semestral.