Quem diria que uma união entre empresas vindas de uma feroz república e uma austera monarquia daria bons resultados? A companhia low cost do grupo franco-neerlandês Air France-KLM tem em Portugal um dos seus maiores mercados. Overão deste ano trouxe bons sinais: as taxas de ocupação regressaram a níveis pré-pandemia, acima dos 90%. Na operação entre Portugal/França, o número de passageiros disparou 19%; na operação Portugal/Países Baixos, subiu 16%. Com estes dados na mão, a transportadora acredita num crescimento de 10% nas rotas portuguesas para a totalidade do ano.
Transavia descola da pandemia, mas há nuvens sobre Amesterdão
A companhia ‘low cost’ do grupo Air France - KLM está focada no mercado nacional. Afinal, Portugal é o maior mercado para a operação francesa da empresa, sendo o segundo maior para o negócio a partir dos Países Baixos. A Transavia está a enfrentar o Governo neerlandês em tribunal e em Bruxelas, depois de ter decidido cortar 10?s ‘slots’ no aeroporto de Amesterdão, afetando voos para Portugal. Empresa pede também uma decisão sobre novo aeroporto de Lisboa.
![](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/transavia-descola-da-pandemia.png)