Capa
Nº 2009 | 04 Outubro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Conferência
Última
A União Europeia está cada vez mais longe da ideia que os fundadores tinham para ela. Mais: só, mais retalhada e mais dividida, por estes dias é a própria ideia de democracia que parece estar em dúvida.
Conseguiu acomodar a crise anterior, mas, perante a evidência de nova contaminação por fatores externos, fica a dúvida sobre o que fará Lagarde.
Sobre o “eu sabia” em SMS enviada a deputado do PS, ex-governante reitera que nunca foi informado de encobrimento na recuperação de armas.
Recuperação do PSD deixa socialistas abaixo dos dez pontos de vantagem. Bloco de Esquerda e PAN crescem, enquanto CDU e CDS estão em queda.
Sondagem incluiu pergunta sobre o impacto da acusação ao ex-ministro Azeredo Lopes.
Pedro, Francisco, Catarina e Vasco são exceções entre a maioria de jovens que têm uma relação de desinteresse com a política. Criam ou participam em plataformas que ajudam a votar, analisam propostas e viram os debates.
Centristas Hélder Amaral e Nuno Magalhães estão entre os mais ameaçados de não voltarem a São Bento. Mas até um ministro do PS tem missão difícil.
Dos 21 candidatos às legislativas, 15 não têm assento parlamentar. Todos acreditam que podem vir a eleger deputados, mas as sondagens mostram que, à exceção do Livre e Chega, as contas estão difíceis. Mas há quem anteveja surpresas na noite eleitoral.
Bloquistas têm aumentado influência em círculos eleitorais conservadores. Após perdas nas regionais da Madeira, o BE quer capitalizar no continente
e conquistar Viseu e Viana do Castelo, onde nunca elegou deputados.
PS e PSD defendem mecanismos fiscais para corrigir disparidades de vencimentos, o que afetaria empresas cotadas. Combate à precariedade é transversal, mas medidas da ‘troika’ são para manter.
Duração dos contratos a prazo, aumento do período experimental e alargamento dos contratos a curto prazo entre principais alterações.
Taxas de aprovação das propostas de alteração à Lei Orçamental apresentadas pelos parceiros do Governo chegaram ao mínimo na última sessão legislativa.
Teresa Leal Coelho abandona a presidência da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernanização Administrativa (COFMA), mas no balanço da legislatura defende um reforço dos poderes do Conselho de Finanças Públicas (CFP).
Comissão Europeia divulga na próxima semana as conclusões da 10ª visita pós-programa, soube o JE. Eurogrupo também debate situação portuguesa.
Responsável pela pasta realça aumento de peso da suinicultura, que está a conhecer um “período bastante interessante sobretudo após a abertura do mercado da China à carne de porco nacional”
Apesar de dizer que o seu compromisso com António Costa está a chegar ao fim, Capoulas Santos antecipa desafios do futuro.
Fundou o CDS e incompatibilizou-se com o partido que criou. Foi primeiro-ministro por um mês em 1980, não chegou a Presidente da República e, com surpresa, integrou um Governo de José Sócrates.
A DBRS tem marcada uma avaliação à dívida soberana portuguesa para esta sexta-feira. A dois dias das eleições legislativas e com os ventos de abrandamento económico a soprar na Europa, analistas estão divididos sobre a decisão da agência.
A Corticeira Amorim apresentou o City Cortex, o seu terceiro grande programa de investigação na produção de peças de cortiça que serão expostas em Manhattan. Daí, vão partir para o mundo.
Na estratégia da empresa não se operaram mudanças: o foco é acrescentar valor à cortiça. Só a ambição cresceu, garante António Rios Amorim.
Numa altura em que os bancos lançam App de Open Banking, o tema da cibersegurança ganha um novo protagonismo. Jorge Alcobia, CEO da Multicert, fala do papel dos mecanimos de segurança das operações bancárias digitais.
O evento, a decorrer de 9 a 20 de outubro, arranca em Pequim e tem paragens em Xangai, Shenzhen, Hong Kong e Macau.
Sob a marca Red, o grupo estreia-se em Portugal, numa parceria estratégica e franchisada com a Value One Hotel Operations, nas zonas de Olaias e Vila Nova de Gaia.
Empresa de financiamento especializado aproveita crescimento do ‘factoring’ em Portugal para expandir o serviço a todo o território nacional.
A VIC Properties venceu o concurso para ficar com a Herdade dos Pinheirinhos, mas o negócio tem de ser autorizado pelo Fundo de Resolução.
A carga fiscal é um obstáculo ao crescimento, mas reduzir impostos prejudicaria o esforço de reduzir o peso da dívida pública e a imagem de credibilidade obtida junto dos credores, diz economista.
‘Private bank’ suiço quer atrair clientes detentores de Vistos Gold. Responsável diz que medida ajuda a cortar dependência de Bruxelas.
O Banco de Portugal questionou o Crédito Agrícola sobre a proposta para Chairman.Em causa está o facto de António Varela ser acionista da Netinvoice que tem o concorrente Banco CTT como parceiro.
A Cash Converters quer comprar e vender os nossos produtos nos canais físicos e ‘online’, diz José Luís Marcos.
É sempre controverso falar das relações entre o calendário e o que se passa nas bolsas.
Ana Luísa Lourenço, António Jaime Martins, Guilherme Figueiredo, Isabel da Silva Mendes, Luís Menezes Leitão e Marcelino José Varela de Matos oficializaram as suas candidaturas a bastonário(a).
Nos concursos internacionais, uma licenciatura pré-Bolonha tem o mesmo peso que uma posterior. Equiparação afeta 45 mil profissionais.
Responsável da JLL admite que os valores dos volumes de transações de 2018 poderão ser batidos, e frisa que os Golden Visa “foram absolutamente necessários” para poder criar condições para a reabilitação das cidades.
Nos concursos internacionais, uma licenciatura pré-Bolonha tem o mesmo peso que uma posterior. Equiparação afeta 45 mil profissionais.
Contas do clube da Luz foram aprovadas mas discursos na Assembleia-Geral mostraram mal-estar com a liderança de Luís Filipe Vieira. Entre agressões
e insultos, como se explicam as dúvidas em torno do presidente?
Os problemas estão identificados, as queixas repetem-se de noroeste a sudoeste e até a forma de os ultrapassar são conhecidos. Mas não acontece nada. A fratura entre interior e litoral permanece incólume.
O reforço da ligação entre o mundo académico e o empresarial continua a estar no topo da agenda, com as autarquias a darem uma ajuda.
Notícias, projeções, resultados, reações e comentários. Do site às redes sociais, passando por uma emissão especial em direto na JE TV.
A decisão do Parlamento Europeu sobre a comissária europeia foi unânime.