Capa
Nº 2009 | 04 Outubro 2019
![Edição nº 2009](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/04out__JornalEconomico.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Conferência
Última
![Europa na encruzilhada: a irrelevância como modo de vida](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ue.png)
A União Europeia está cada vez mais longe da ideia que os fundadores tinham para ela. Mais: só, mais retalhada e mais dividida, por estes dias é a própria ideia de democracia que parece estar em dúvida.
![Banco Central Europeu tem a União ligada ao desfibrilhador](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/bce_banco_central_europeu_1_2.jpg)
Conseguiu acomodar a crise anterior, mas, perante a evidência de nova contaminação por fatores externos, fica a dúvida sobre o que fará Lagarde.
![“Não poderia ter referido uma situação que desconhecia”, diz Azeredo Lopes](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/azeredo_lopes_ministro_defesa__1_.jpg)
Sobre o “eu sabia” em SMS enviada a deputado do PS, ex-governante reitera que nunca foi informado de encobrimento na recuperação de armas.
![Sondagem final: Costa e Rio separados por dez pontos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/costa.png)
Recuperação do PSD deixa socialistas abaixo dos dez pontos de vantagem. Bloco de Esquerda e PAN crescem, enquanto CDU e CDS estão em queda.
![Caso Tancos tem influência “grande” ou “muito grande” para 26% dos inquiridos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/tancos.png)
Sondagem incluiu pergunta sobre o impacto da acusação ao ex-ministro Azeredo Lopes.
![Jovens que contrariam estatísticas da geração abstencionista](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/eleicoes.png)
Pedro, Francisco, Catarina e Vasco são exceções entre a maioria de jovens que têm uma relação de desinteresse com a política. Criam ou participam em plataformas que ajudam a votar, analisam propostas e viram os debates.
![Deputados históricos arriscam ficar à porta da Assembleia](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/amaral.png)
Centristas Hélder Amaral e Nuno Magalhães estão entre os mais ameaçados de não voltarem a São Bento. Mas até um ministro do PS tem missão difícil.
![Pequenos partidos lutam por uma cadeira no Parlamento](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/parlamento_2.png)
Dos 21 candidatos às legislativas, 15 não têm assento parlamentar. Todos acreditam que podem vir a eleger deputados, mas as sondagens mostram que, à exceção do Livre e Chega, as contas estão difíceis. Mas há quem anteveja surpresas na noite eleitoral.
![BE quer ‘roubar’ votos à direita nas eleições](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/catarina-martins.png)
Bloquistas têm aumentado influência em círculos eleitorais conservadores. Após perdas nas regionais da Madeira, o BE quer capitalizar no continente
e conquistar Viseu e Viana do Castelo, onde nunca elegou deputados.
![Imposto sobre desigualdade salarial reúne consenso](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/dinheiro.png)
PS e PSD defendem mecanismos fiscais para corrigir disparidades de vencimentos, o que afetaria empresas cotadas. Combate à precariedade é transversal, mas medidas da ‘troika’ são para manter.
![O que mudou na nova lei laboral](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/tribunal-1024x681.jpg)
Duração dos contratos a prazo, aumento do período experimental e alargamento dos contratos a curto prazo entre principais alterações.
![PS aprovou cada vez menos propstas do Bloco e PCP ao longo da legislatura](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/catarina_martins_bloco_esquerda_2_2.jpg)
Taxas de aprovação das propostas de alteração à Lei Orçamental apresentadas pelos parceiros do Governo chegaram ao mínimo na última sessão legislativa.
![“Devem reforçar poderes do Conselho de Finanças Públicas”, defende Teresa Leal Coelho](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/teresa_leal_coelho_2.jpg)
Teresa Leal Coelho abandona a presidência da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernanização Administrativa (COFMA), mas no balanço da legislatura defende um reforço dos poderes do Conselho de Finanças Públicas (CFP).
![Bruxelas avalia Portugal após eleições, com abrandamento a preocupar](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/uniao_europeia_ue_europa_comissao.jpg)
Comissão Europeia divulga na próxima semana as conclusões da 10ª visita pós-programa, soube o JE. Eurogrupo também debate situação portuguesa.
![“Os agricultores estão a assumir significativa importância económica” diz ministro](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/agricultores.png)
Responsável pela pasta realça aumento de peso da suinicultura, que está a conhecer um “período bastante interessante sobretudo após a abertura do mercado da China à carne de porco nacional”
![“Eliminação da proposta de corte no II Pilar da PAC é uma negociação difícil mas alcançável”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/capoulas-santos.png)
Apesar de dizer que o seu compromisso com António Costa está a chegar ao fim, Capoulas Santos antecipa desafios do futuro.
![Freitas do Amaral, ‘pai’ da direita em democracia](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/freitas-do-amaral.png)
Fundou o CDS e incompatibilizou-se com o partido que criou. Foi primeiro-ministro por um mês em 1980, não chegou a Presidente da República e, com surpresa, integrou um Governo de José Sócrates.
![Eleições e travagem da economia global ensombram avaliação da DBRS ao país](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/dbrs.png)
A DBRS tem marcada uma avaliação à dívida soberana portuguesa para esta sexta-feira. A dois dias das eleições legislativas e com os ventos de abrandamento económico a soprar na Europa, analistas estão divididos sobre a decisão da agência.
![“Vamos produzir projetos específicos para Nova Iorque”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/cortica.png)
A Corticeira Amorim apresentou o City Cortex, o seu terceiro grande programa de investigação na produção de peças de cortiça que serão expostas em Manhattan. Daí, vão partir para o mundo.
![“A Corticeira não pensa só Portugal, pensa o mundo”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/cortica.png)
Na estratégia da empresa não se operaram mudanças: o foco é acrescentar valor à cortiça. Só a ambição cresceu, garante António Rios Amorim.
![Bancos devem ter especialistas em segurança cibernética nas administrações](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/bancos.png)
Numa altura em que os bancos lançam App de Open Banking, o tema da cibersegurança ganha um novo protagonismo. Jorge Alcobia, CEO da Multicert, fala do papel dos mecanimos de segurança das operações bancárias digitais.
![Empresários têm lugar marcado no ‘Business Rail’ e rumam à China](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/china_3.jpg)
O evento, a decorrer de 9 a 20 de outubro, arranca em Pequim e tem paragens em Xangai, Shenzhen, Hong Kong e Macau.
![Radisson Hotel Group investe 85 milhões de euros em Lisboa e Porto](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/radisson-hotel.png)
Sob a marca Red, o grupo estreia-se em Portugal, numa parceria estratégica e franchisada com a Value One Hotel Operations, nas zonas de Olaias e Vila Nova de Gaia.
![Grenke alarga aposta nas PME fora de Lisboa](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/grenke.jpg)
Empresa de financiamento especializado aproveita crescimento do ‘factoring’ em Portugal para expandir o serviço a todo o território nacional.
![Novo Banco escolhe VIC Properties para comprar ‘Pinheirinhos’](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/novo-banco-925x578.jpg)
A VIC Properties venceu o concurso para ficar com a Herdade dos Pinheirinhos, mas o negócio tem de ser autorizado pelo Fundo de Resolução.
![“Não seria boa ideia Portugal cortar os impostos agora”, diz economista EFG](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/banco.png)
A carga fiscal é um obstáculo ao crescimento, mas reduzir impostos prejudicaria o esforço de reduzir o peso da dívida pública e a imagem de credibilidade obtida junto dos credores, diz economista.
![“Portugal deve ser firme na defesa dos Vistos Gold”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/vistos_gold.jpg)
‘Private bank’ suiço quer atrair clientes detentores de Vistos Gold. Responsável diz que medida ajuda a cortar dependência de Bruxelas.
![António Varela arrisca chumbo do BdP para 'chairman' do Crédito Agrícola](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/CA.png)
O Banco de Portugal questionou o Crédito Agrícola sobre a proposta para Chairman.Em causa está o facto de António Varela ser acionista da Netinvoice que tem o concorrente Banco CTT como parceiro.
![“Temos três mil euros em coisas que não usamos em casa”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/cash.png)
A Cash Converters quer comprar e vender os nossos produtos nos canais físicos e ‘online’, diz José Luís Marcos.
![E outubro chegou…](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/mercados_2.png)
É sempre controverso falar das relações entre o calendário e o que se passa nas bolsas.
![Seis candidatos à liderança da Ordem dos Advogados](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/estatistica.png)
Ana Luísa Lourenço, António Jaime Martins, Guilherme Figueiredo, Isabel da Silva Mendes, Luís Menezes Leitão e Marcelino José Varela de Matos oficializaram as suas candidaturas a bastonário(a).
![Ordem dos Engenheiros contra desqualificação das licenciaturas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/engenheiros.png)
Nos concursos internacionais, uma licenciatura pré-Bolonha tem o mesmo peso que uma posterior. Equiparação afeta 45 mil profissionais.
![Arrendamento será tendência nos próximos anos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/predio.png)
Responsável da JLL admite que os valores dos volumes de transações de 2018 poderão ser batidos, e frisa que os Golden Visa “foram absolutamente necessários” para poder criar condições para a reabilitação das cidades.
![Ordem dos Engenheiros contra desqualificação das licenciaturas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/engenheiros.png)
Nos concursos internacionais, uma licenciatura pré-Bolonha tem o mesmo peso que uma posterior. Equiparação afeta 45 mil profissionais.
![Vieira contestado em momento de estabilidade](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/luis-vieira-da-silva.png)
Contas do clube da Luz foram aprovadas mas discursos na Assembleia-Geral mostraram mal-estar com a liderança de Luís Filipe Vieira. Entre agressões
e insultos, como se explicam as dúvidas em torno do presidente?
![“É urgente acabar com os desequilíbrios em favor do litoral”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/conferencia_2.png)
Os problemas estão identificados, as queixas repetem-se de noroeste a sudoeste e até a forma de os ultrapassar são conhecidos. Mas não acontece nada. A fratura entre interior e litoral permanece incólume.
![Tecnologia é a via para acabar com a interioridade, mas um aeroporto ajudava](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/mundo-digital-tecnologia.jpg)
O reforço da ligação entre o mundo académico e o empresarial continua a estar no topo da agenda, com as autarquias a darem uma ajuda.
![Siga as eleições em direto em jornaleconomico.pt](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/je.png)
Notícias, projeções, resultados, reações e comentários. Do site às redes sociais, passando por uma emissão especial em direto na JE TV.
![Parlamento Europeu aprova Elisa Ferreira](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Parlamento_europeu.jpg)
A decisão do Parlamento Europeu sobre a comissária europeia foi unânime.