Capa
Nº 2008 | 27 Setembro 2019
![Edição nº 2008](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/27SET_JornalEconomico.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Última
![Reforma da Administração Pública está por fazer, criticam especialistas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/edificio.png)
Reforma da Administração Pública é apontada pelos especialistas como necessária e consideram que tema deveria ter sido mais discutido pelos partidos. O Estado é o tema da terceira edição especial que assinala o aniversário do JE.
![BdP admite reavaliar idoneidade dos gestores de bancos multados pela AdC](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/banco_portugal_bdp-1_3.jpg)
Supervisor admite extrair consequências da condenação da AdC a 14 bancos, por alegada concertação. Gestores podem perder idoneidade bancária.
![“Temos de ter menos Estado onde este é um obstáculo à economia”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/IL.png)
Líder do IL quer taxa única de 15% para IRS e fim gradual do IRC para novas empresas. Diz que o país tem sido governado por “obsessões ideológicas contra o privado” e defende privatização total da TAP.
![PSD recupera cinco pontos e deixa PS mais longe da maioria absoluta](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Rui_Rio_Capa_Congresso_PSD.jpg)
Sociais-democratas sobem quase cinco pontos em duas semanas, enquanto socialistas sofrem uma ligeira quebra, sendo os únicos a cair além do PAN.
![Prestação de Rui Rio nos debates esteve ao nível de António Costa](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/rui_2.png)
Sondagem da Aximage revela que 71,5% dizem que os debates têm grande ou média importância na decisão do seu voto a 6 de outubro.
![Partidos sem estratégia de crescimento nem medidas para recessão](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Sedes.png)
Num exclusivo para o JE, SEDES faz uma análise macroeconómica dos programas eleitorais. Veredito: nenhum tem uma visão ambiciosa de crescimento, nenhum tem plano anticíclico caso haja uma crise.
![Aeroporto no Montijo será um "cenário de perigo"](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/aeroporto_4.png)
O novo aeroporto internacional de Lisboa deveria ser em Alcochete, que é a melhor localização estudada, defende Mineiro Aires, considerando que o Montijo comporta um “cenário de perigo”.
![Dois modelos diferentes na base dos programas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Vitor-Bento-sedes.jpg)
A saúde foi um dos campos específicos escolhidos pela SEDES para analisar as propostas para as próximas eleições legislativas.
![Sinais encorajadores na reforma eleitoral](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Vitor-Bento-sedesss.jpg)
A SEDES classifica como “especialmente encorajadora” a posição assumida por novos partidos – Aliança e Iniciativa Liberal – quanto à necessidade de uma reforma eleitoral, em direção a um sistema misto que articule círculos plurinominais e uninominais e um círculo nacional.
![Programa de Governo vem antes da divisão de poder entre PSD e CDS-PP](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/PSD_2.png)
Entendimento entre os partidos, necessário após perda de maioria absoluta pelos sociais-democratas, deve ser fechado na próxima semana. Alberto João Jardim dá aval a vice-presidência para centristas.
![Governo ganha folga para cumprir défice](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/banque_tickets_50_money_banknote_finance_business_euro-635026.jpg)
Revisão do valor do PIB e período de Verão com mais receitas fiscais ajudam a atingir meta de 0,2%.
![Presidente israelita Reuven Rivlin no centro do furacão](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/israel.png)
Entre a contagem dos apoios, as teorias conspirativas e a hipótese de novas eleições, Israel só tem uma certeza: a crise política é para continuar.
![“Impeachment” de Trump segue dentro de momentos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/trump_2.png)
Face ao que Robert Mueller diz sobre o presidente americano e a Rússia, o telefonema a Volodymyr Zelenski parece uma história para meninos.
![Trabalhadores qualificados e valorizados precisam-se](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Untitled-25.png)
Em Portugal, os números da Segurança Social dizem que trabalham atualmente no setor do turismo, nas diversas atividades, 431 mil pessoas.
![JE e Altice debatem a inovação como forma de desenvolver a Região Centro](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/guarda.png)
A terceira conferência do Ciclo Portugal Inteiro terá lugar esta terça-feira, 1 de outubro, no Instituto Politécnico da Guarda.
![Consolidar, palavra de ordem no futuro do Turismo](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Turismo-Lisboa.jpg)
O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, foi o convidado da conversa “30’ a 3”.
![Prejuízo nos hóteis do Algarve pode chegar aos 20 milhões de euros](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Thomas-Cook.png)
Os hotéis do Algarve estão em risco de não ser ressarcidos das vendas realizadas no verão ao operador britânico. Empresas de aluguer de carros e ‘transfers’ são outros serviços afetados.
![Santander é o mais rentável e eficiente. Novo Banco está no extremo oposto](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Novo-Banco.png)
O Novo Banco e o BCP foram os que constituíram mais imparidades para crédito. Já em termos de stock de malparado o Novo Banco é o campeão. No que toca ao ativo, o Crédito Agrícola superou pela primeira vez o Banco Montepio.
![Incerteza penaliza bolsas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/trump_4.png)
Indefinição em torno do Brexit, ‘impeachment’ a Donald Trump e guerra comercial marcaram uma semana de quedas nos mercados bolsistas.
![Rotação dos auditores é insuficiente para desconcentrar o mercado](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Baker-Tilly.png)
Baker Tilly está há dez anos no mercado nacional que está menos concentrado nas ‘Big Four’ devido à crise e à ‘guerra de preços’. Regulação ajudou, mas “não tanto quanto se esperaria”, disse Paulo André, ‘managing partner’ da auditora.
![Impacting Group debate panorama digital nas empresas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/anatomy-1751201_1280.png)
Evento, que vai decorrer no dia 10 de outubro no Palácio do Governador em Lisboa, vai debater a inteligência artificial, entre outras temáticas.
![Clima de incerteza esconde oportunidades de investimento](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/schroders.jpg)
Estudo da Schroders defende que é cada vez mais importante adequar o investimento aos riscos geopolíticos e sugere um portefólio que se adapte ao nível da incerteza inerente.
![“Os preços que hoje se praticam são impensáveis”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Krest.png)
Promotor belga refere que o setor em Portugal passou do “8 ao 80” após a crise. Lisboa está mais voltada para o investidor estrangeiro e obriga os “portugueses a uma mudança para fora da cidade”.
![ISEG revoluciona formação executiva de curta duração](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ISEG.png)
Luís Cardoso, o presidente do IDEFE-ISEG, revela ao Jornal Económico o lançamento de 15 programas de curta duração de inscrição aberta.
![Preços do arrendamento põem em causa vinda de alunos Erasmus .](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/casas_3.jpg)
Escassa oferta de alojamento força estudantes a anular as matrículas e a regressar aos seus países de origem.
![Pinto da Costa corre para novo mandato no FC Porto. Como será em 2023?](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Pinto-da-Costa.png)
Presidente vai recandidatar-se para mais quatro anos mas já há quem se antecipe como sucessor do líder atual. O comentador e empresário Pedro Marques Lopes deixa o repto para aqueles que queiram o lugar do presidente mais titulado do mundo.
![Mexia nomeado para melhor CEO no setor energético](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/EDP.png)
O CEO da EDP foi o primeiro português na lista de candidatos e o único nomeado. Em causa está o trabalho feito no âmbito da transição energética.